domingo, novembro 27, 2011

FOTOGRAFIAS DE GARMONIQUE

Magníficas fotografias de um fotografo que julgo ser jovem, russo, e que assina Garmonique.
É tão bom encontrar coisas destas na net!

http://illusion.scene360.com/art/23918/shadow-of-a-man/#comment-15268


Clara Pracana Ph.D.
www.lisboncpc.org
http://pt.linkedin.com/in/clarapracana

SITE CULTURAL

Este site maravilhoso, chamado Open Culture, permite aceder, de graça, a lições de línguas (chinês tb), filmes clássicos, audiobooks (excelentes para treinar o inglês).<br />
<br />
http://www.openculture.com/cultural_icons

quinta-feira, novembro 24, 2011

Dependências: cocaína e açucar

Um artigo na revista "20 minutes Online" apresenta os resultados de uma investigação sobre os efeitos adictivos dos doces. Os dados são provenientes dos efeitos provocados em pessoas obesas e consumidoras compulsivas (bulímicas muitas vezes) onde se verificou haver uma reação neurobiológica semelhante à existente na dependência da cocaína. Foi ainda estudado nos ratos onde se obtiveram resultados semelhantes. (ver: http://www.20min.ch/ro/life/lifestyle/story/Le-sucre-est-aussi-addictif-que-la-coca-ne-26337043)


Estes dados poderão ser interessantes para se perceber até que ponto a dependência está associada ao poder adictivo de determinadas substâncias como a cocaína (onde não existe propriamente dependência física, mas sim psicológica), ou a um conjunto de factores mais complexos provenientes também do consumidor. A investigação neste domínio atribui a este último factor idiossincrático - características de personalidade, gestão emocional, vulnerabilidade psicológica, intolerância à frustração, etc. - cada vez mais importância, tendo vindo a mostrar que não são só as "drogas duras" que têm esse poder adictivo (que ainda assim não é absoluto e, a sua dependência, também pode ser muito influenciada pela contexto de consumo), avançando mais e mais investigações onde virtualmente qualquer objeto ou atividade podem ser alvo de dependência (ex. dos telemóveis (ver post sobre essa matéria), jogo, trabalho, televisão, coca-cola, chocolate...). 



segunda-feira, novembro 14, 2011

Ansioliticos e antidepressivos ou conversa?


A não perder no site da PSICRONOS um novo artigo da Profª Clara Pracana.

Ansioliticos e antidepressivos ou conversa?

Neste artigo Clara Pracana reflecte sobre um tema sempre actual: devemos optar por psicoterapia ou por medicamentos? Clara Pracana mostra que não há qualquer incompatibilidade entre as abordagens e que a psicoterapia é, em primeiro lugar, uma espécie de catalisador de pensamentos.


Leia este artigo no site da Psicronos!

sexta-feira, novembro 11, 2011

Realidade virtual pode ser útil a crianças com autismo


Está em curso uma investigação em parceria com técnicos de saúde mental e engenheiros para aplicar uma espécie de programa de treino de competências sociais à base de realidade virtual.


Desde já algumas questões podem ser postas:
Até que ponto a simulação da realidade pode permear melhor as crianças com autismo à realidade? Poderá  esta interação social artificial ser um meio "transitivo" para facilitar as relações sociais na realidade? 
Numa época em que os jogos de computador são cada vez mais utilizados abusivamente como refúgios de jovens pouco integrados socialmente, esperemos que não haja também uma fixação das crianças com autismo neste tipo de "jogo de computador"!


quinta-feira, novembro 10, 2011

UM EXAGERO DE PATOLOGIAS

Vale a pena ler este artigo da Forbes:

http://www.forbes.com/sites/alicegwalton/2011/11/10/the-new-mental-disorders-manual-is-crazy-making/

quarta-feira, novembro 02, 2011

Documentário "HOME"

Este é um documentário magnífico sobre a história do Homem na Terra, com ênfase na actualidade. Perspectiva-se a evolução sob a óptica da exploração exagerada de recursos e destruição da biodiversidade. A NÃO PERDER!!

Link: http://www.youtube.com/watch?v=jqxENMKaeCU

terça-feira, novembro 01, 2011

Descoberta fantástica permite matematizar pensamento do homem e da mulher


Depois de anos a fio a estudar a mente humana, e na sequência do "post" sobre o video do TED Talks a propósito da especialização dos hemisférios cerebrais, descobriu-se a fórmula que distingue a especialização cerebral de acordo com o género.

Ora veja-se: