sábado, junho 23, 2012

SEXUALIDADE FEMININA

Os problemas da sexualidade, neste caso da feminina, parecem estar a passar para o cinema ultimamente. Tivemos há tempo oportunidade de ver "Um Método Perigoso", de D. Cronenberg, sobre a relação extra-conjugal entre o psicanalista suiço Jung e Sabina Spielrein, que acabou também por envolver, a contragosto, Freud.
O filme cuja fotograma publico nese post ainda nao estreou, mas debruça-se sobre um dos velhos tabus da sexualidade: a masturbação.
De acordo com o link que se segue, os médicos do Sec XIX aplicavam-se na obtenção da cura das mulheres "histéricas". Tanta aplicação resultou na mecanização do método curativo, com a invençao do vibrador, como poderão ler no artigo. O Sec XIX tinha contradições espantosas. Muitas delas foram justamente objecto de estudo por parte de Freud, tanto psicologicamente como sociologicamente.
Os anos sessenta do Sec XX, na sequência da invenção da pílula, foram supostamente o momento da libertação. Com exageros, é certo, e que terão banalizado de tal forma o assunto que se corre o risco da des-erotizaçao das relações. Mas no que respeita à masturbação, tenho dúvidas de que os tabus tenham desaparecido. Veremos pelas reacções ao tema.

http://www.youbeauty.com/relationships/vibrators?utm_source=Sailthru&utm_medium=email&utm_term=Newsletter%20Full%20List&utm_campaign=Sex%20Box%20Contest%20-%206%2F21%2F12%20-%20NEW%20TEMPLATE&utm_content=Final

sexta-feira, junho 22, 2012

Bo(c)as intenções há muitas!


Moral da história: muitas vezes é mais fácil pôr uma pedra em cima de um assunto complicado do que se empenhar realmente em resolvê-lo - e às vezes é mesmo preciso ir chamar alguém especializado!

segunda-feira, junho 18, 2012

QUANDO É O CORPO QUE FALA OU ALGUMAS LINHAS SOBRE PSICOSSOMÁTICA


Muito se tem falado sobre psicossomática nos últimos anos. A velha distinção entre mente e corpo está finalmente ultrapassada e hoje já não se dúvida das estreitíssimas relações entre um e outro. E felizmente já é com alguma frequência que os médicos encaminham os pacientes para tratamento psicológico. Por vezes perante a perplexidade dos próprios, que pensam ou comentam - mas isto dói ou, mas isto vê-se e os exames/análises mostram que está lá, como pode ser psicológico?!


Primeiro é importante distinguir entre aquilo que é uma manifestação física de uma ansiedade ou problemática psicológica, mas onde não existe lesão física, como por exemplo certas paralisias de membros, a dita cegueira psicológica, algumas dores de costas, os ataques de pânico, entre outras, daquilo que são doenças em que existe lesão física mas a influência psicológica é evidente observando-se alterações de melhoria ou agravamento do quadro em função da vivência emocional do paciente, e aqui falamos da diabetes, da asma, de certas doenças de pele como a psoriase ou as dermatites, das gastrites, das úlceras, das colites, entre muitas outras.

Portanto, ter uma doença psicossomática não quer dizer que a dor não exista, quer apenas dizer que esta dor para além da parte física traduz também um outro sofrimento, mais silencioso, o qual passou despercebido ao próprio e precisamente por ter passado despercebido passou para o corpo e é o corpo que é portador da mensagem. É como se fosse o corpo que falasse em vez do paciente, pois por algum motivo aquele problema não pôde ser mentalizado, ou seja, trazido à consciência.

O tratamento passa por tentar identificar o mal estar original, trazê-lo para “cima da mesa”, olhá-lo, analisá-lo, enfim, permitir que o paciente o descubra e o possa expressar, pois só assim o corpo se poderá silenciar, ou por outras palavras, com a expressão genuína da emoção de base o corpo deixa de precisar de descarregar esse afeto pela via da expressão física. 

sexta-feira, junho 15, 2012

SER E EXISTIR... NA RELAÇÃO


O re-conhecimento e o co-conhecimento são 2 modos de nos realizarmos pessoalmente. Realização sempre insaciável e cada vez mais sedenta de mais e melhores realizações. É o fundamento do prazer de viver: sentir-se existir no movimento criativamente oscilante entre o encontro e o desencontro com o outro, entre o ponto e o contra-ponto de 2 subjetividades unidas pela empatia e contrastadas pela complementaridade; é o vai-e-vem relacional fundador da co-existência distinta de dois seres.

Da relação nasce a relatividade criadora da minha subjetividade e morre a minha omnipresença absoluta, que nada é porque tudo abarca.

É a existência pela negativa, pelo contraste com o outro, pela idiossincrasia única e particular que me caracteriza e o prazer de existir que daí advém – pelo sentimento de conexão estreita comigo mesmo, com o meu “verdadeiro self” (os meus desejos, necessidades, sentimentos…). 

É ainda a existência pela positiva, pelo que de semelhante existe entre dois seres; é a existência através do reconhecimento empático que o outro faz de mim e que me permite, por seu turno, re-conhecer também o outro. 

O prazer de funcionar ou de existir encontra-se ainda na procura constante e criativa do meu lugar no mundo: desde o mundo socio-político (mais abstracto), ao mundo concreto do aqui e agora; desde a minha postura face à sociedade como um todo, à minha atitude face a um outro ser em particular. 

É a redescoberta e reinvenção contínua do meu ser na expressão, a cada momento única, do encontro singular entre um eu e um mundo.

quarta-feira, junho 13, 2012

Liberdade! e Futuro!




Enquanto sociedade “Não podemos prescindir nem da liberdade, nem do futuro” disse há poucos dias o Professor António Sampaio da Nóvoa num arguto discurso no âmbito das comemorações do 10 de Junho dobre educação, ciência, sociedade e solidariedade.
Se o direito à liberdade e a um futuro são direitos inalianáveis das pessoas, na sua vida em sociedade --numa sociedade democrática que precisamente se funda na ideia da liberdade dos cidadãos--, este direito implica o uso da sua liberdade individual de pensamento, e a afirmação da liberdade interior dos membros da sociedade. 
Podemo-nos perguntar se o seu uso é democrático, e como se desenvolve e faz uso desta liberdade interior e da vontade individual ? A resposta passa seguramente pela educação formal e informal que a sociedade oferece aos seus membros, e a qualidade desta favorecerá e fortalecerá certamente a emergência de indivíduos com mais conhecimento, maior liberdade de pensamento e maior vontade de intervenção na sociedade. Por outro lado se, como sustentava Espinoza. a vontade da sociedade é igual à vontade dos seus membros, podemos perguntarmo-nos também se a falta de clareza dessa vontade da sociedade não nos remete para a falta de clareza da vontade individual.
E outras questões emergem, entre as quais se todas as pessoas se sentem real e igualmente possuidoras, hoje, desse bem, desse direito, como se diz inalianável, de liberdade. Se as pessoas se sentem donas das suas escolhas, seguras de uma capacidade de pensar autónoma e livre, e se lidam realisticamente com os seus medos e ansiedades. Aqui, creio eu, as diferenças abundam, e uma sociedade cuja direcção, cujos valores, cuja vontade vacila, cuja economia vacila, cria muitas e inesperadas tensões e desigualdades que afectam a capacidade de pensar, a capacidade de exercer a liberdade individual, e aumentam as desigualdades e os conflitos manifestos e latentes. E a qualidade da sua saúde mental.
Future, Agim Sulaj, 2009

O futuro, somos nós, é uma frase ouvida, é uma frase sentida. E a confiança no futuro depende em primeira mão na confiança que sentimos, individualmente, em nós próprios. Na vontade que temos. Na capacidade de sugerir ideias novas. Na capacidade de intervir, e de não ficar à espera que os ventos mudem a nosso favor ou, como ecoa na célebre frase do discurso de Kennedy, creio que da sua tomada de posse, “Não te perguntes o que é que o teu país pode fazer por ti, pergunta-te antes o que é que podes fazer por ele”.
Proactividade e iniciativa, auto-confiança, resiliência, estão implícitas neste movimento, e são igualmente características de pessoas com uma evidente robustez psicológica.
Tendo em conta que o contexto social, económico e político em que vivemos nos afecta enquanto seres humanos, na nossa vida familiar, comunitária, profissional, entende-se que se multipliquem vulnerabilidades, aumentem conflitos internos, aconteçam desequilíbrios. E que estas características pessoais tão desejadas, e associadas ao fazer acontecer a liberdade e o futuro esmoreçam. E a acção livre fica tantas vezes bloqueada. E neste quadro, procurar ou sugerir ajuda psicológica ou psicoterapêutica urge, para fazer acontecer a mudança individual, favorecer o fortalecimento da identidade e da liberdade individual. Aja. Por si. Por si e para os outros.
Por um presente que se vive com mais plenitude, com porta aberta para o futuro.
Isabel Botelho

terça-feira, junho 12, 2012

PENSAR? Não existe uma maneira mais fácil?





Face ao post anterior e às palavras de Coimbra de Matos e os dados estatísticos, foi o que se me ocorreu postar.
Através dos cartoons, das imagens, encontramos a vida do dia a dia retratada, não é?

ANTÓNIO COIMBRA de MATOS em entrevista (Câmara Clara, RTP2)


António Coimbra  de Matos foi recentemente reconhecido pela International Forum for Psychoanalytic Education – IFPE  (Distinguished Psychoanalytic Educator Award 2012) , que distingue anualmente uma personalidade de mérito associada à excelência do ensino da psicanálise. Esteve em entrevista no programa Câmara Clara, exibido na RTP2, no passado dia 10 de Junho.


Aborda a ansiedade e a depressão como sintomas clássicos e transversais, bem como a passividade do analisando e a sua diminuição da capacidade de luta, de transformar a realidade.

Considera que existe um exagero no diagnóstico, associado à necessidade de normalização da sociedade, e que pode levar a tratamentos desnecessários. Salienta ainda que Portugal é o país da Europa com maior consumo de psicotrópicos.

Para o psicanalista, a história não se inventa, nem se transforma, mas a existência pode encontrar novos sentidos, e a psicanálise tem como finalidade mudar o estilo de relação, através de uma maior capacidade de adaptação às circunstâncias, mas também de transformação do meio.

Fala-nos de Freud, Balint, Ferenczi, Fairbairn e Winnicott e da evolução da Psicanálise, desmistificando algumas ideias e defendendo o questionamento constante, em detrimento do seguimento da Psicanálise como doutrina. Defende que a psicanálise deve promover a auto-análise e a análise dos outros, no sentido do indivíduo se compreender a si próprio e aos outros.

Salienta a importância de um afeto genuíno e incondicional na relação com o outro, nomeadamente na relação do analista com o analisando, bem como da necessidade de se ser reconhecido.

Aborda ainda a importância do indivíduo desenvolver a resiliência, ou seja de ser capaz de ultrapassar a frustração. A este propósito refere ainda que o importante não é aumentar a frustração da criança para que esta se auto-limite, mas aumentar a capacidade de espera, para que encontre um tempo e um espaço adequados à satisfação.

A entrevista inclui ainda uma peça sobre o psicanalista e a obra de João dos Santos.

António Coimbra de Matos, psicanalista e homem na sua genuinidade e simplicidade.


sábado, junho 09, 2012

O sonho comanda a vida!


Como António Gedeão já dizia, "o sonho comanda a vida". O sonho nocturno mas sobretudo o sonho diurno, as fantasias e as perspectivas futuras de novas e melhores experiências de vida.  

A Psicoterapia é também o lugar do sonho: dos nocturnos, dos do passado, dos que são pesadelos ou dos que ainda estão para sonhar. É muitas vezes a ante-câmara da acção ou mesmo o palco de ensaio de algumas "peças da vida" que, por falta de experiências válidas e validantes, necessitam de algum treino ou, simplesmente, alguma "pre-para-ação". 

É o futuro sonhado nos momentos do presente, a par e passo da elaboração, contenção e superação dos pesadelos de um passado que teima em não o ser ("passado").


quinta-feira, junho 07, 2012

Coimbra de Matos no programa Câmara Clara



       O programa Câmara Clara, daRTP2, emitido no próximo dia 10 Junho, pelas 22h30m conta com a presença do Dr. António Coimbra de Matos.

 
       O programa visa homenagear o Dr. Coimbra  de Matos pelo prémio  com que foi galardoado – Distinguished PsychoanalyticEducator Award 2012 – prémio atribuído pela International Forum forPsychoanalytic Education – IFPE , a qual distingue anualmente uma personalidadede mérito associada à excelência do ensino da psicanálise.

terça-feira, junho 05, 2012

RAZÃO Vs EMOÇÃO


“A mente humana é como o pêndulo de um relógio, que flutua entre a razão e a emoção. A nossa capacidade de tolerar, de empatizar, de nos entregarmos, de nos divertirmos, de intuir, de sonhar é uma das maravilhas que surgem deste complexo movimento. O amor é o seu melhor fruto. Cuidado com os desvios desse pêndulo.” (Augusto Cury)


“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a experiência emocional.” (Wilfred Bion)

sexta-feira, junho 01, 2012

Memória e a arte de viver

Mais um  discurso muito interessante do Ted Talks sobre a memória, desta vez, por Joshua Foer. O autor não é um psicólogo nem trabalha na área da saúde. É "apenas" um jornalista científico com uma experiência de investigação teórica mas também prática, que o levou a um conhecimento muito apurado e particular sobre a memória e a "experiência". 

Relaciona o processo de codificação da memória com a atenção, o envolvimento emocional com que nos entregamos ao mundo e aos outros, concluindo que a vida é a soma das nossas memórias e as nossas memórias, o produto da intensidade e importância que damos às nossas experiências de vida.





Para todas as crianças e para todos nós adultos!
FELIZ DIA DA CRIANÇA!

terça-feira, maio 29, 2012

EFEITOS DO STRESS GESTACIONAL NO NEURODESENVOLVIMENTO


A exposição materna a excessivos fatores de stress psicossocial durante a gravidez pode ter efeitos negativos no neurodesenvolvimento do feto e da criança, incluindo atraso no desenvolvimento mental e motor, dificuldades no temperamento, e limitações no rendimento intelectual. Os motivos subjacentes prendem-se com alterações na estrutura do cérebro e suas conexões. Foi descoberta recentemente uma ligação direta entre o estado emocional da mãe durante a gravidez e alterações na formação da estrutura cerebral. Filhos de mães que vivenciaram elevados níveis de ansiedade no segundo trimestre de gravidez demonstravam uma diminuição do volume da substância cinzenta em regiões específicas e limitações ao nível das funções executivas.

Um longo, mas muito interessante artigo sobre este assunto em:


VICIADO NO FACEBOOK ?

A "Escala Bergen de Dependência do Facebook", construída no ano passado na Universidade de Bergen na Noruega pela psicóloga Cecilie Schou Andreassen, recorre a seis perguntas que permitem avaliar o tipo de relação que uma pessoa estabelece com a rede social, no sentido de perceber o possível risco de adição.
As perguntas são semelhantes às que se utilizam para descobrir se a pessoa é viciada em álcool ou drogas e permitem cinco modos de resposta gradual ("muito raramente", "raramente", "às vezes", "frequentemente" e "muito frequentemente"). De acordo com a psicóloga e a sua equipa responder "frequentemente" ou "muito frequentemente" mais de quatro vezes pode ser preocupante.

Publicados na revista académica "Psychological Reports", os resultados da investigação mostram como a dependência da rede social é mais comum nas mulheres, nos jovens e nas pessoas mais tímidas, ansiosas e socialmente inseguras, ao passo que regra geral as pessoas mais ambiciosas e organizadas são capazes de gerir melhor a sua relação com o Facebook.

Para aqueles que quiserem testar o seu grau de "vício do Facebook", são seis as questões a responder com a escala de avaliação acima mencionada:
1. Dispende muito tempo a pensar no Facebook e a ligar-se à Internet para usá-lo?
2. Sente a necessidade de usar o Facebook muitas vezes e por longos períodos de tempo?
3. Usa o Facebook na tentativa de esquecer problemas pessoais?
4. Já tentou reduzir a sua utilização do Facebook, mas não conseguiu?
5. Fica inquieto ou nervoso se o proibirem de usar o Facebook?
6. O uso do Facebook já teve efeitos negativos nos seus estudos ou trabalho?

domingo, maio 27, 2012

DANIEL KAHNEMAN

Uma excelente entrevista de Daniel Kahneman à Der Spiegel.
Achei especialmente interessante o que ele diz sobre a memória: é construída a partir de momentos, de picos (bons e maus) e não de tempo.

http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/interview-with-daniel-kahneman-on-the-pitfalls-of-intuition-and-memory-a-834407.html

sábado, maio 26, 2012

PRESENTE, PASSADO E FUTURO

Este artigo de Jeffrey Israel na BigThink debruça-se sobre a forma como vivemos o presente, o passado e o futuro. Todos nós conhecemos pessoas saudosistas (ou passadistas que vivem a referir-se ao passado como um paraíso perdido.
Os futuristas podem viver a utopia ou, pelo contrário, viver aterrados com o que "aí virá". E há ainda os "presentistas", que por vezes vivem imersos em rotinas. Ou não...
Podem ler em:

http://bigthink.com/ideas/are-you-a-paster-presentist-or-futurian?page=1

sexta-feira, maio 25, 2012

Ordem dos Psicólogos Portugueses acorda com AXA comparticipação de consultas


Um protocolo celebrado entre a OPP, a SABSEG e a AXA vai permitir que os cidadãos passem a ter acesso a consultas de Psicologia comparticipadas pelos pacotes de seguros de Saúde.


As consultas de Psicologia vão passar a ser comparticipadas e a estar incluídas nos pacotes de seguros de saúde. Para este efeito, a Ordem dos Psicólogos Portugueses estabeleceu um protocolo com a companhia de Seguros AXA, de resto uma empresa já com uma longa tradição de trabalho com Ordens Profissionais.

A partir de agora, os cidadãos poderão usufruir de consultas de psicologia, em pacotes de 12, 18, ou mais sessões, de acordo com as suas necessidades. Além disso, o cliente não depende de outro profissional de saúde para lhe prescrever a consulta. Pode dirigir-se e marcar a consulta directamente com um psicólogo devidamente inscrito na Ordem.

Trata-se de um avanço fundamental para a prática da Psicologia, uma vez que até agora as consultas estavam completamente excluídas dos pacotes de seguros. Numa altura em que o país vive uma época de crise financeira e instabilidade, os cidadãos passam a usufruir de uma maior cobertura e melhores condição de acessibilidade às consultas de Psicologia.

The Way Back





The Way Bach conta a história de um grupo de prisioneiros, que escapa de um campo de concentração, durante a segunda guerra mundial.
            Um filme arrebatador onde a determinação e a esperança da conquista da liberdade conseguem ultrapassar condições adversas à condição humana.

terça-feira, maio 22, 2012

Ainda a polémica DSM V

O The New York Times chamou na semana passada a atenção para o facto de a nova DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) eliminar os conceitos de dependência e abuso de álcool, até agora diferenciados, passando a juntar tudo sob o nome de Perturbação pela Utilização de Substâncias. Ainda que sejam considerados 3 níveis distintos desta perturbação, ligeiro, moderado e severo, as estatísticas do alcoolismo vão disparar. Um estudo australiano quantifica esta alteração afirmando que o aumento do número de pessoas diagnosticadas com alcoolismo pode aumentar cerca de 60 %. Só nos E.U.A estima-se que 40% dos estudantes universitários que consomem álcool em excesso possam vir a ser considerados como alcoólicos.

A IMPORTÂNCIA DO "NÃO"


Dizer “Não” aos filhos é uma das dificuldades mais frequentes que os pais apresentam nos dias de hoje. Curiosamente é uma das primeiras palavras, se não mesmo a primeira, que as crianças aprendem. Não é por acaso que por volta dos 15 meses, a criança diz “Não” enquanto explora e olha para os pais pelo canto do olho, antecipando o que vai ouvir. Também não é por acaso que ergue o dedo indicador e refila em resposta à repreensão dos pais. Desde cedo, a criança procura autonomizar-se, recorrendo a um certo negativismo que serve o seu desejo de independência, mas também a procura de proteção.

Quando testa os limites, a criança está a pedir ajuda para aprender o que pode ou não fazer. Como refere o pediatra americano Brazelton, “a disciplina é um projeto de ensino a longo prazo”. O mais importante para a criança é o amor e a aprovação dos pais, pelo que tentará sempre responder e corresponder às suas expetativas. Expetativas consistentes, razoáveis e previsíveis ajudam a criança a ganhar controlo sobre o seu comportamento.

Apesar do aumento significativo do diagnóstico de hiperatividade e da tentativa de o tornar mais rigoroso, muitas destas crianças são, na verdade, “hiper-mal-educadas”. O que não significa que não sejam crianças em sofrimento. Crianças omnipotentes, que querem (ou precisam) controlar tudo e todos, mas que procuram que alguém as controle, ou seja, que as contenha.

Com o ritmo acelerado que a maior parte das famílias vivencia atualmente, a exaustão é inimiga da tolerância. A criança passa todo o dia ansiosa por voltar a ver os seus pais e quando isso acontece, tende a extravasar as emoções. Os pais estão cansados, as crianças estão cansadas, o que por vezes dificulta a gestão do comportamento e das emoções. Por outro lado, os pais sentem-se culpabilizados pela sua ausência, não querendo estragar o pouco tempo que têm com negociações ou repreensões. Talvez em relação com as suas próprias vivências, alguns pais acham que se contrariarem a criança esta vai gostar menos deles, até porque muitas vezes lhes diz “és mau/má, não gosto de ti”. E é nesta altura que os pais devem dizer “mas eu gosto muito de ti, mesmo quando me zango contigo ou tu ficas zangado/a comigo”.

Quando a criança não ouve um “não”, isso vai gratificá-la em algumas situações, mas principalmente vai deixá-la num grande estado de insegurança. Digo muitas vezes aos pais que é como se a criança sentisse que se quiser atirar-se da janela, os pais vão deixar porque, afinal, nunca lhe dizem que não. E esta falta de limites, de contenção, de proteção, deixa a criança com um tremendo sentimento de desamparo. Daí a sua necessidade de controlar o meio, com birras, passagens ao ato, etc. A criança procura ser travada. Para a pedopsiquiatra e psicanalista Maria José Gonçalves, a satisfação imediata, seja em que área da vida da criança for, dificulta-lhes o lidar com a realidade e com os seus constrangimentos". Por este motivo é tão importante a consistência das regras; se se cede uma vez, a criança vai aprender que se insistir muito, vai conseguir o que quer. E este comportamento vai estender-se à relação com os professores e com os amigos, de quem vai sentir rejeição e incompreensão, por se ver confrontada com a frustração a que não está habituada, o que pode alimentar os comportamentos de oposição e até de agressividade. É, por isso, essencial perceber que a realidade tem limites, que existe o certo e o errado, e também desta forma a criança aprenderá a fazer escolhas e a dizer “não” ao que lhe pode fazer mal.

A maior parte das crianças não precisa de muitas regras, nem que estas sejam muito rígidas. Precisam sim de regras consistentes, razoáveis e previsíveis. Aliás, para o psicanalista António Coimbra de Matos, mais do que disciplina, “as crianças precisam de ter um ambiente disciplinado e organizado”.