segunda-feira, janeiro 22, 2007

“As Pontes da Vida – Do Sofrimento Nasce Poesia”


Nas palavras de Vítor:

O Magnífico Computador

“À medida que a doença me foi aprisionando o corpo, a lucidez tornou-se, simultaneamente, a minha maior alegria e o meu maior sofrimento. Para quem como eu, sempre amou as palavras e o laborioso uso que delas se pode fazer, não poder escrever era abrir caminho à demência. Mais do que uma forma de comunicação, a escrita é sobretudo, uma terapia mental onde tento criar uma qualquer lógica apaziguadora. Poder juntar letras, criar palavras, construir frases, dar-lhes um sentido, desenvolver um raciocínio claro sobre o que me rodeia e mais profundamente me toca, desenvolveu ao meu ego um bem-estar roubado pela doença. É por tudo isto (e muito mais) que resolvi escrever este texto: uma humilde forma de agradecimento por me sentir vivo”.

Nas palavras de Alfredina:

Os Meus Poemas

“Os poemas que escrevi
foram só recordações
Palavras que
muita gente esconde nos corações
São sinceras e leais
com verdades escondidas
São poemas liberais
de alegrias vividas
Esperança que ainda
existe nos restos de uma ilusão
Pedaços amargurados
de uma vida com paixão
Os meus poemas o que são?
São tanta coisa guardada
entre lágrimas e sorrisos
De tristeza desprezada
a sentimentos escondidos”.

“As Pontes da Vida” é o título de um livro de Vítor Gomes e Alfredina Ribeiro (editado pela Bertrand), ambos aprisionados num corpo que, no entanto, não lhes levou a alma e onde encontraram o equilíbrio escrevendo poemas, viajando pelas palavras e lugares (des)conhecidos.
Vale a pena ler! Obrigado Vítor e Alfredina, por partilharem connosco os vossos poemas!

1 comentário:

Jo Lindim disse...

Faz-nos ver o quão vergonhosamente egoístas somos no dia-a-dia com pequenas ambições superfluas.
Uma lição...um livro que nos faz pensar naquilo que geralmente não pensamos, porque realmente não vemos, e raramente sentimos...
A importância dos pequenos pormenores