segunda-feira, dezembro 31, 2007

Irvin Yalom - 3 livros a ler




Tenho aproveitado os últimos dias de férias para me dedicar à leitura de alguns livros de ficção e terminei a leitura dos 3 livros publicados pela Saída de Emergência de Irvin Yalom.
Irvin Yalom é psicoterapeuta e professor “Emeritus” de psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e escreve sobre a sua actividade profissional.

Comecei por ler Quando Nietzsche Chorou. É uma história interessante: Irvin desenrola quase todo o romance centrando-se em conversas imaginadas (mas que remetem para situações descritas nos textos de Freud e Josef Breuer) entre Breuer e Nietzsche. O romance é muito cativante, com uma escrita fácil e absorvente.

A Cura de Schopenhauer faz uso da figura do célebre filósofo e de algumas das suas ideias principais para entrelaça-las com a dinâmica do trabalho semanal da grupanalise. Neste livro o psicoterapeuta, um dos personagens do livro, expõe ao leitor os seus “dramas” pessoais, as suas dúvidas, incertezas e a forma como ele próprio tenta lidar com a consciência de que vai morrer dentro de um ano (no inicio do livro é-lhe diagnosticado um tumor) e como se prepara para esse momento.

Por último em Mentiras no Divã, Irvin vai ainda mais longe e mostra como os psicoterapeutas e os psicanalistas são acima de tudo pessoas que se defrontam, como qualquer outras, com sentimentos de ciúme, inveja e ganância. Neste, mais do que nos outros romances, observa-se a exposição do psicoterapeuta/psicanalista enquanto pessoa e a alternância de papéis entre pacientes e psicanalistas. A mensagem que se destaca com mais impacto (pelo menos para mim) é a de que o psicanalista tem que estar atento para não deixar que a sua criatividade e autenticidade seja esmagada pelo peso do trabalho solitário e pela pressão do grupo de colegas de referência.

Recomendo vivamente a leitura de todos eles!

3 comentários:

Tania Paias disse...

Olá Ana, boa noite. Não podia deixar de, neste primeiro dia do ano, apoiar aquilo que acabou de escrever, porque para além de já ter lido alguns livros do Yalom, encontro-me neste preciso momento a ler Mentiras no Divã e só posso dizer que as 351 páginas deste "thriller psiquiátrico..." mais parecem uma estrada que temos que percorre-la a toda a velocidade

maria inês disse...

Olá, aproveito a deixa, e aconselho também o "O Executor do Amor" do mesmo autor.
Um óptimo 2008 a todos os que por aqui salpicam.

Teresa disse...

Já li os dois primeiros e concordo plenamente quando diz que a escrita de Yalom é fácil mas cativante. Então para leigos (na psicologia e na psicanálise) como eu é quase como um "buraquinho" da porta por onde se pode espreitar.
Já estive com O "Mentiras no Divã" na mão, mas peguei noutro entretanto, e foi substituido...
Até à minha proxima visita a uma livraria porque agora fiquei ainda com mais vontade!