sexta-feira, janeiro 09, 2009

A QUESTÃO DO ANONIMATO


Em diálogo com algumas pessoas, tem vindo à baila a questão do anonimato. Opção que hoje em dia é tanto mais importante quanto os novos meios de comunicação (a net, as redes, os blogs, as paginas pessoais, etc) levantam novos problemas éticos e de privacidade. Os colaboradores do Salpicos têm por princípio assumir as nossas identidades, o que decorre da nossa postura profissional na área da psicoterapia. Mas trata-se, porventura, de um caso especial. E que poderá envolver alguns riscos.
Que riscos?
O de assumir posições, por exemplo, passíveis de crítica e de censura. O da exposição. O da vulnerabilidade.
Outras pessoas, por exemplo, têm sites e blogs onde asumem posições desafrontadamente, mas com outro nome. Podem ser coerentes e consistentes, mas as suas pessoas não são afectadas, nem o seu nome. Razões profissionais, igualmente legítimas, podem levar a essa opção.
Gostava de conhecer a opinão dos leitores sobre esta questão tão do nosso tempo e que pode afectar as nossa vidas. Há até um site, muito interessante, sobre a “gestão da reputação” e as ferramentas que podemos usar para esse efeito, sendo que um dos conselhos do site é o de evitar os rumores e boatos tomando posições claras e comunicando sem tibiezas aquilo que se quer comunicar.

7 comentários:

commonsense disse...

Commonsense optou pelo anonimato, por razões profissionais, mas anda hesitante.
São blogs diferentes, os anónimos e os identificados.
Até se pode ter ambos.

Fabulosa disse...

eu escondo-me atrás da fabulosa... e gosto! porquê? precisamente por causa da questão da exposição e vulnerabilidade...

Teresa disse...

Por mero acaso, passei pelo Blogue da Revista LER que nos deixa um artigo, sobre este mesmo tema, bastante interessante, partilhemos ou não da opinião do seu autor. Convido-a à leitura em http://ler.blogs.sapo.pt/

Girassol disse...

Eu sinceramente não tenho o meu nome no meu blog, porque aquilo é tipo diário de confissões...Basta alguém saber que aquilo é meu para me causar muitos problemas.
Coisas de pita histérica estão a ver?
Porque efectivamente, a personagem que criei no blog, revela alguém que Grita, enquanto na vida não digo nem metade daquilo.
Enfim...
Falsidade.
Não, segredos, porque não os partilho a não ser com aqueles que me lêem.
Não é importante ser quem somos. Aquilo que somos não é o nosso nome, são os nossos pensamentos.

Anónimo disse...

Gostaria de acrescentar outra questão: se existem determinadas profissões que deveriam ou não ter mais cuidado com a exposição. Ou seja se há umas que tenham que se preocupar mais que outras. e se sim, quais.
cumprimentos.

Conceição disse...

http://senhor-gestor.blogspot.com/

uma opiniaão

Cleopatra disse...

Tudo o que aqui foi escrito é verdade.
Sinto-me mais protegida com um Nick, embora saiba que sabem quem sou, do que dando a cara.
E curioso é que tendo dois blogs, no que dou a cara profissionlmente tento não influenciar opiniões embora dê opinião.
É como se em mim existissem duas mulheres...
A gestão da própria imagem é complicada...
:-)