segunda-feira, novembro 30, 2009

O FIM DOS HOSPITAIS PARA CRIANÇAS?

Francisco Sarsfield Cabral analisa na sua crónica de hoje no Público a hipótese (será já decisão?) de encerrar o Hosp. de D. Estefânia e transferir todos os serviços de tratamento de crianças para um hospital geral, com adultos, em Chelas.
Escreve ele:
"Não posso qualquer qualificação profissional (...) para emitir opinião nesta matéria mas permito-me reclamar bom senso (...) O tratamento diferenciado das crianças atenua-lhes o sofrimento, como tive oportunidade de ver (...). Numa altura em que a medicina  e os hospitais, a par de enormes progressos, tendem a tornar-se frios e desumanizados, manter cuidados pediátricos autónomos num hospital especializado em crianças é um factor de humanização".
Concordo absolutamente com FSC. A desumanização nos hospitais (e não só) é crescente e repugnante, como eu própria, por infelizes circunstâncias, fui obrigada a testemunhar há poucos anos num outro grande hospital, o de Sta. Maria.  Que ao menos se protejam as nossa crianças, já que os adultos se tornaram uma espécie de carne para talhante. Dir-me-ão que o fenómeno da desumanização, se tem vindo a alastrar a outras áreas da sociedade, e não só à saúde. É verdade. Não é só entre a classe médica que encontramos indiferentes, idiotas, corruptos ou carniceiros (como também boas pessoas e bons profissionais, sem dúvida). Mas uma criança doente, é uma coisa de tal modo aflitiva, que temos de pensar se não poderemos fazer nada para  contrariar esta lamentável tendência para a desumanização. Comecemos por aí. É, como diz FSC, uma questão de cidadania. Nos Estados estão a construir-se novos hospitais pediátricos. E aqui?

1 comentário:

Renata Barillari disse...

Como bem disse a situaçao com as crianças , ja é aflitiva pela propria doença.
Nada mais humano que amenizar com programas para que sua passagem pelos hospitais seja menos penosa a elas!