sábado, abril 07, 2012
terça-feira, abril 03, 2012
Antecipar a entrada na escola?
Nesta altura do ano são frequentes os pedidos de avaliação para a antecipação de entrada no 1º ano. Esta é uma situação bastante delicada que requer uma apreciação aprofundada do funcionamento da criança. Para iniciar a escolaridade, não basta que a criança seja inteligente. Muitos pais preocupam-se com uma entrada “tardia” na escola, com receio que tal represente um atraso na aprendizagem e no futuro dos filhos. Na verdade, o que é muitas vezes difícil de explicar é que as crianças adquirem os principais requisitos à aprendizagem na brincadeira e que uma entrada precoce na escola pode pôr em causa todo o percurso académico de uma criança que teria competências para ser bem sucedida.
Muitas destas crianças que avaliamos têm, de facto, adequados recursos cognitivos e algumas até já lêem e escrevem algumas palavras. Mas serão estes aspetos suficientes para um bom desempenho escolar?
Também na maioria dos casos, observamos crianças que apresentam uma grande discrepância entre o potencial intelectual e a o funcionamento emocional, e é aqui que reside o principal risco de uma entrada antecipada na escola.
Alguns estudos reportam o elevado número de diagnósticos de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção em crianças mais novas, que são tratadas e medicadas como tal, quando na verdade a agitação e a desatenção que revelam não são mais do que sinais de imaturidade.
Na verdade, podemos refletir também sobre o termo “imaturidade”. Será a criança imatura ou estará simplesmente a agir de acordo com o esperado para a sua idade? Estes sinais de imaturidade, não serão mais do que a incapacidade para sossegar o corpo e a mente numa altura em que deviam estar a explorar mais livremente o meio. Serão o sinal de uma indisponibilidade para a aprendizagem académica que requer períodos longos de concentração e quietude.
Às vezes os pais dizem “Se ele tivesse nascido 10 dias antes, era tudo mais fácil”. Eu respondo-lhes “Sorte a dele!”. Não significa que todas as crianças que entram mais cedo na escola têm insucesso, mas implicará um esforço intelectual e emocional muito maior.
Muitas destas crianças não têm ainda um “equipamento” emocional para lidar com a frustração e com o insucesso, o que pode levar a problemas de auto-estima e ao desinvestimento da escolaridade e, consequentemente, a dificuldades escolares que se acentuam e prolongam.
Para uma aprendizagem bem sucedida, a criança precisa de adequados recursos intelectuais e de um bom ajustamento emocional, de forma a sentir-se motivado para o sucesso e conseguir ultrapassar a frustração do insucesso. Quando nos referimos aqui ao conceito de motivação, incluímos o reconhecimento dos objetivos da aprendizagem. O que é que eu ganho em estar aqui sentado, a prestar atenção e a trabalhar? Até aproximadamente aos 7 anos, a criança aprende com o único objetivo de imitar o adulto, e só depois dessa altura reconhece o que passa a ser capaz de fazer com aquilo que aprende. É esta a idade ótima para a aprendizagem.
domingo, abril 01, 2012
O INCONSCIENTE ASSINALADO
http://bigthink.com/think-tank/the-importance-of-magical-thinking
CAMAS, QUARTOS E SONHOS
http://www.apartmenttherapy.com/literary-style-15-writers-bedrooms-168023
domingo, março 25, 2012
AS ESTRELAS E NÓS
Dizem que a maior parte do universo é feita de matéria negra. Assim sendo, as estrelas e com elas a luz são uma pequena parte. Que interessa, é delas que se fazem os sonhos...
(foto:NASA
http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2204.html)
A ARTE DO EFÉMERO
sexta-feira, março 23, 2012
Reduzir custos na saúde:as intervenções psicológicas
https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/imprensa/opp_09_03_2012_intervena_aao_psicolaogica_pode_reduzir_custos_no_setor_da_saaode_vida_econaomica.pdf
domingo, março 18, 2012
SONHAR ACORDADO E CRIATIVIDADE
sábado, março 17, 2012
O JOGO E A CRIATIVIDADE
A deliciosa animação que se segue, e em que podemos participar, é incrivelmente lúdica e divertida. Experimentem!
quinta-feira, março 15, 2012
LIDAR COM A AGRESSIVIDADE
De facto, é difícil sabermos quando devemos reagir zangando-nos, ou fingir que não é nada connosco. Neste caso, aconteceu algo provável nas grandes cidades: duas pessoas com pressa chocam, empurram-se. Chegam a bater-se. Ela diz, e bem, que tomou como um ataque pessoal algo que não era realmente pessoal. Quantas vezes não engolimos algo que é mesmo pessoal e acabamos por descarregar a raiva sobre estranhos, no transito ou numa rua apinhada?
A agrevissidade é uma coisa que faz parte de todos nós e sem ela naturalmente não sobreviveríamos. Saber dirigi-la é que é mais difícil.
quarta-feira, março 14, 2012
Sobre a Adolescência
A adolescência uma etapa organizadora da personalidade, onde se instauram novas modalidades relacionais e novos equilíbrios.
É uma fase de transição na qual ocorrem transformações de carácter físico e psíquicas, as quais obrigam à integração das mudanças internas e externas nas expectativas do indivíduo;
- no corpo com o inicio do desenvolvimento pubertário;
- na vida social, nas relações com a família, com os professores, com os
colegas, com os amigos e com o sexo oposto;
- no pensamento, na medida em que surge a capacidade de raciocinar
formalmente;
- no modo em que o individuo se ver a si próprio, que se irá traduzir na
construção da identidade.
É um período de turbulência e vulnerabilidade. Nesta fase enfatiza-se a importância do corte das ligações infantis aos pais, para que seja possível o estabelecimento de relações fora da órbita familiar. Assim, a rebelião e o não conformismo facilitam o processo de separação com os pais.
Os limites de idade que definem este período não são rígidos e varia consoante as épocas históricas, as sociedades ou culturas e os indivíduos. O seu inicio embora variável, é assinalado pelo inicio da puberdade e termina com a autonomização em relação às figuras parentais e o início de uma relação amorosa.
sábado, março 10, 2012
BOLA DE PAPEL OU METEORO?
Fotografias de Thomas Brown da série "Meteoros".
SER INTROVERTIDO NUM MUNDO DE EXTROVERTIDOS
Ela fala sobre como é dificil ser introvertido numa cultura que premeia os mais comunicativos e extrovertidos. Refere também como a criatividade exige um grau significativo de introversão.
Não tem legendas mas vale a pena ouvir.
http://www.ted.com/talks/susan_cain_the_power_of_introverts.html
sexta-feira, março 09, 2012
EMDR em evidência e a evidência em EMDR
O conceituado jornal "The New York Times" dedicou uma secção do seu site à importância e eficácia do EMDR com base em toda a investigação de 25 anos que tem sido realizada em todo o mundo. Nesta notícia (em Inglês) é a própria fundadora da abordagem psicoterapeutica a esclarecer todas as dúvidas dos seus interlocutores, na maioria, psicoterapeutas de outras abordagens. Muito interessante:
http://consults.blogs.nytimes.com/2012/03/02/the-evidence-on-e-m-d-r/
quarta-feira, março 07, 2012
O EMDR Mudou a Minha Vida
Costumamos dizer que “era bom que houvesse um mecanismo que arrumasse certas coisas na nossa cabeça”, como se faz no computador ao arrumar pastas, organizar documentos ou mesmo ao desfragmentar o disco. Hoje, posso afirmar que isso é possível.
Não foi fácil aceitar ir ao psicólogo, pois desde criança que me foi incutido que “os psicólogos são para os malucos!”…Pois então, que eu seja maluco e vamos lá tratar disso!
Ao princípio nem sabia dizer o nome da técnica e tudo me parecia estranho, algo tirado de um filme. Com o tempo fui aprendendo muito sobre mim, constatando que a técnica tinha de facto resultados e a minha vida foi melhorando progressiva e rapidamente.
Em todo o processo comecei por ter consciência dos meus medos mais profundos, das coisas que me faziam parar no tempo e não me deixavam alcançar os meus objectivos e ser feliz. Aprendi que os meus medos, angústias, dores de estômago, enjoos, descontrolo total do sistema urinário, distúrbios alimentares, ansiedade, nervosismo, agressividade, etc, era tudo fruto do estado emocional em que me encontrava e não de algo físico como até então tinha comprovado por exames médicos.
Os meus problemas sempre se relacionaram com:
· Não conseguir visualizar o meu futuro;
· Não conseguir confrontar de forma assertiva as coisas menos boas da minha vida, reagindo de forma agressiva e violenta ou mesmo fugindo das situações (frustração);
· Não conseguir concentrar-me para atingir os meus objectivos (curso superior);
· Ser independente da minha família (algo que ainda é uma “pedra no sapato”).
Aprendi que todos os meus problemas tinham origem no passado e na relação que tinha até então construído com os meus pais e família. Aprendi o que são manipuladores e como esses manipuladores tinham boicotado toda a minha vida, sendo vítima de manipulação desde criança até aos dias de hoje. Agora, vejo com mais clareza tudo isto e consigo identificar as manobras de manipulação das quais ainda sou vítima.
O EMDR ajudou-me no sentido em que pude “arrumar as ideias” e não me deixar influenciar por esses estímulos negativos, que me causavam mal-estar, angústias e todos os sintomas que mencionei anteriormente. Mas, o mais impressionante foi a velocidade de resolução das situações que me causavam mal-estar, pois em cada sessão sentia verdadeiramente que ficavam resolvidas, ou seja, o processamento que fazíamos era muito eficaz de semana para semana. “Cada tiro, cada melro”, como se diz popularmente. Cada sessão que acabava era “um peso que me tiravam dos ombros”, peso esse que só voltaria por outra situação que não aquela que tínhamos processado.
Todo o processo até agora, sessão a sessão, tem sido muito enriquecedor pois consigo ver claramente os resultados dia-a-dia. Óbvio que agora tenho de pegar nas ferramentas que adquiri e aplica-las em todos os dias da minha vida, o que honestamente não é tarefa fácil, mas, hoje, sinto-me optimista e capaz de lutar por aquilo que acredito e que me faz feliz.
Actualmente, posso dizer que me encontrei, que sei o quero e que consigo visualizar-me num futuro próximo. Por outro lado, tento relativizar as coisas e viver cada dia de cada vez, com a esperança que melhores tempos virão e que em grande medida tudo depende de nós e da nossa atitude perante a vida.
B.D.
segunda-feira, março 05, 2012
Como lidar com a solidão
domingo, março 04, 2012
SATURNO VISTO POR GOYA
Aqui, representado por Goya.
TRABALHO E SAÚDE
Estas conclusões vêm perfeitamente ao encontro daquilo que é o resultado da minha prática clínica e de aconselhamento: não é trabalhar muito que é o problema. O importante é o interesse (investinento emocional e intelectual) que se põe no trabalho, o grau de autonomia que se tem e a possibilidade de controlo sobre o próprio trabalho.
Que bom seria se trabalhadores e gestores (que também são trabalhadores) percebessem isto! E actuassem em conformidade: uns investindo mais no trabalho e conquistando mais autonomia e responsabilidade, outros delegando mais e criando mais motivação.