terça-feira, junho 12, 2012
PENSAR? Não existe uma maneira mais fácil?
Face ao post anterior e às palavras de Coimbra de Matos e os dados estatísticos, foi o que se me ocorreu postar.
Através dos cartoons, das imagens, encontramos a vida do dia a dia retratada, não é?
ANTÓNIO COIMBRA de MATOS em entrevista (Câmara Clara, RTP2)
António Coimbra de Matos foi recentemente reconhecido pela
International Forum for Psychoanalytic Education – IFPE (Distinguished Psychoanalytic Educator Award
2012) , que distingue anualmente uma personalidade de mérito associada à
excelência do ensino da psicanálise. Esteve em entrevista no programa Câmara
Clara, exibido na RTP2, no passado dia 10 de Junho.
Aborda a ansiedade e a depressão como sintomas clássicos e
transversais, bem como a passividade do analisando e a sua diminuição da
capacidade de luta, de transformar a realidade.
Considera que existe um exagero no diagnóstico, associado à
necessidade de normalização da sociedade, e que pode levar a tratamentos
desnecessários. Salienta ainda que Portugal é o país da Europa com maior
consumo de psicotrópicos.
Para o psicanalista, a história não se inventa, nem se
transforma, mas a existência pode encontrar novos sentidos, e a psicanálise tem
como finalidade mudar o estilo de relação, através de uma maior capacidade de
adaptação às circunstâncias, mas também de transformação do meio.
Fala-nos de Freud, Balint, Ferenczi, Fairbairn e Winnicott e
da evolução da Psicanálise, desmistificando algumas ideias e defendendo o
questionamento constante, em detrimento do seguimento da Psicanálise como
doutrina. Defende que a psicanálise deve promover a auto-análise e a análise
dos outros, no sentido do indivíduo se compreender a si próprio e aos outros.
Salienta a importância de um afeto genuíno e incondicional
na relação com o outro, nomeadamente na relação do analista com o analisando,
bem como da necessidade de se ser reconhecido.
Aborda ainda a importância do indivíduo desenvolver a resiliência,
ou seja de ser capaz de ultrapassar a frustração. A este propósito refere ainda
que o importante não é aumentar a frustração da criança para que esta se
auto-limite, mas aumentar a capacidade de espera, para que encontre um tempo e
um espaço adequados à satisfação.
A entrevista inclui ainda uma peça sobre o psicanalista e a
obra de João dos Santos.
António Coimbra de Matos, psicanalista e homem na sua
genuinidade e simplicidade.
sábado, junho 09, 2012
O sonho comanda a vida!
Como António Gedeão já dizia, "o sonho comanda a vida". O sonho nocturno mas sobretudo o sonho diurno, as fantasias e as perspectivas futuras de novas e melhores experiências de vida.
A Psicoterapia é também o lugar do sonho: dos nocturnos, dos do passado, dos que são pesadelos ou dos que ainda estão para sonhar. É muitas vezes a ante-câmara da acção ou mesmo o palco de ensaio de algumas "peças da vida" que, por falta de experiências válidas e validantes, necessitam de algum treino ou, simplesmente, alguma "pre-para-ação".
É o futuro sonhado nos momentos do presente, a par e passo da elaboração, contenção e superação dos pesadelos de um passado que teima em não o ser ("passado").
quinta-feira, junho 07, 2012
Coimbra de Matos no programa Câmara Clara
O programa Câmara Clara, daRTP2, emitido no próximo dia 10 Junho, pelas 22h30m conta com a presença do Dr. António Coimbra de Matos.
O programa visa homenagear o Dr. Coimbra de Matos pelo prémio com que foi galardoado – Distinguished PsychoanalyticEducator Award 2012 – prémio atribuído pela International Forum forPsychoanalytic Education – IFPE , a qual distingue anualmente uma personalidadede mérito associada à excelência do ensino da psicanálise.
terça-feira, junho 05, 2012
RAZÃO Vs EMOÇÃO
“A mente humana é como o pêndulo de um relógio, que flutua
entre a razão e a emoção. A nossa capacidade de tolerar, de empatizar, de nos
entregarmos, de nos divertirmos, de intuir, de sonhar é uma das maravilhas que
surgem deste complexo movimento. O amor é o seu melhor fruto. Cuidado com os
desvios desse pêndulo.” (Augusto Cury)
“A razão é escrava da emoção e existe para racionalizar a
experiência emocional.” (Wilfred Bion)
sexta-feira, junho 01, 2012
Memória e a arte de viver
Mais um discurso muito interessante do Ted Talks sobre a memória, desta vez, por Joshua Foer. O autor não é um psicólogo nem trabalha na área da saúde. É "apenas" um jornalista científico com uma experiência de investigação teórica mas também prática, que o levou a um conhecimento muito apurado e particular sobre a memória e a "experiência".
Relaciona o processo de codificação da memória com a atenção, o envolvimento emocional com que nos entregamos ao mundo e aos outros, concluindo que a vida é a soma das nossas memórias e as nossas memórias, o produto da intensidade e importância que damos às nossas experiências de vida.
terça-feira, maio 29, 2012
EFEITOS DO STRESS GESTACIONAL NO NEURODESENVOLVIMENTO
A exposição materna a excessivos fatores de stress
psicossocial durante a gravidez pode ter efeitos negativos no neurodesenvolvimento
do feto e da criança, incluindo atraso no desenvolvimento mental e motor,
dificuldades no temperamento, e limitações no rendimento intelectual. Os
motivos subjacentes prendem-se com alterações na estrutura do cérebro e suas
conexões. Foi descoberta recentemente uma ligação direta entre o estado
emocional da mãe durante a gravidez e alterações na formação da estrutura
cerebral. Filhos de mães que vivenciaram elevados níveis de ansiedade no
segundo trimestre de gravidez demonstravam uma diminuição do volume da
substância cinzenta em regiões específicas e limitações ao nível das funções
executivas.
Um longo, mas muito interessante artigo sobre este assunto
em:
VICIADO NO FACEBOOK ?
A "Escala Bergen de Dependência do Facebook", construída no ano passado na Universidade de Bergen na Noruega pela psicóloga Cecilie Schou Andreassen, recorre a seis perguntas que permitem avaliar o tipo de relação que uma pessoa estabelece com a rede social, no sentido de perceber o possível risco de adição.
As perguntas são semelhantes às que se utilizam para descobrir se a pessoa é viciada em álcool ou drogas e permitem cinco modos de resposta gradual ("muito raramente", "raramente", "às vezes", "frequentemente" e "muito frequentemente"). De acordo com a psicóloga e a sua equipa responder "frequentemente" ou "muito frequentemente" mais de quatro vezes pode ser preocupante.
Publicados na revista académica "Psychological Reports", os resultados da investigação mostram como a dependência da rede social é mais comum nas mulheres, nos jovens e nas pessoas mais tímidas, ansiosas e socialmente inseguras, ao passo que regra geral as pessoas mais ambiciosas e organizadas são capazes de gerir melhor a sua relação com o Facebook.
Para aqueles que quiserem testar o seu grau de "vício do Facebook", são seis as questões a responder com a escala de avaliação acima mencionada:
1. Dispende muito tempo a pensar no Facebook e a ligar-se à Internet para usá-lo?
2. Sente a necessidade de usar o Facebook muitas vezes e por longos períodos de tempo?
3. Usa o Facebook na tentativa de esquecer problemas pessoais?
4. Já tentou reduzir a sua utilização do Facebook, mas não conseguiu?
5. Fica inquieto ou nervoso se o proibirem de usar o Facebook?
6. O uso do Facebook já teve efeitos negativos nos seus estudos ou trabalho?
domingo, maio 27, 2012
DANIEL KAHNEMAN
Uma excelente entrevista de Daniel Kahneman à Der Spiegel.
Achei especialmente interessante o que ele diz sobre a memória: é construída a partir de momentos, de picos (bons e maus) e não de tempo.
http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/interview-with-daniel-kahneman-on-the-pitfalls-of-intuition-and-memory-a-834407.html
Achei especialmente interessante o que ele diz sobre a memória: é construída a partir de momentos, de picos (bons e maus) e não de tempo.
http://www.spiegel.de/international/zeitgeist/interview-with-daniel-kahneman-on-the-pitfalls-of-intuition-and-memory-a-834407.html
sábado, maio 26, 2012
PRESENTE, PASSADO E FUTURO
Este artigo de Jeffrey Israel na BigThink debruça-se sobre a forma como vivemos o presente, o passado e o futuro. Todos nós conhecemos pessoas saudosistas (ou passadistas que vivem a referir-se ao passado como um paraíso perdido.
Os futuristas podem viver a utopia ou, pelo contrário, viver aterrados com o que "aí virá". E há ainda os "presentistas", que por vezes vivem imersos em rotinas. Ou não...
Podem ler em:
http://bigthink.com/ideas/are-you-a-paster-presentist-or-futurian?page=1
Os futuristas podem viver a utopia ou, pelo contrário, viver aterrados com o que "aí virá". E há ainda os "presentistas", que por vezes vivem imersos em rotinas. Ou não...
Podem ler em:
http://bigthink.com/ideas/are-you-a-paster-presentist-or-futurian?page=1
sexta-feira, maio 25, 2012
Ordem dos Psicólogos Portugueses acorda com AXA comparticipação de consultas
Um protocolo celebrado entre a OPP, a SABSEG e a AXA vai
permitir que os cidadãos passem a ter acesso a consultas de Psicologia
comparticipadas pelos pacotes de seguros de Saúde.
As consultas
de Psicologia vão passar a ser comparticipadas e a estar incluídas nos pacotes
de seguros de saúde. Para este efeito, a Ordem dos Psicólogos Portugueses
estabeleceu um protocolo com a companhia de Seguros AXA, de resto uma empresa
já com uma longa tradição de trabalho com Ordens Profissionais.
A
partir de agora, os cidadãos poderão usufruir de consultas de psicologia, em
pacotes de 12, 18, ou mais sessões, de acordo com as suas necessidades. Além
disso, o cliente não depende de outro profissional de saúde para lhe prescrever
a consulta. Pode dirigir-se e marcar a consulta directamente com um psicólogo
devidamente inscrito na Ordem.
Trata-se
de um avanço fundamental para a prática da Psicologia, uma vez que até agora as
consultas estavam completamente excluídas dos pacotes de seguros. Numa altura
em que o país vive uma época de crise financeira e instabilidade, os cidadãos
passam a usufruir de uma maior cobertura e melhores condição de acessibilidade
às consultas de Psicologia.
The Way Back
The Way Bach conta a história de um
grupo de prisioneiros, que escapa de um campo de concentração, durante a
segunda guerra mundial.
Um filme arrebatador onde a determinação
e a esperança da conquista da liberdade conseguem ultrapassar condições
adversas à condição humana.terça-feira, maio 22, 2012
Ainda a polémica DSM V
O The New York Times chamou na semana passada a atenção para o facto de a nova DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais) eliminar os conceitos de dependência e abuso de álcool, até agora diferenciados, passando a juntar tudo sob o nome de Perturbação pela Utilização de Substâncias. Ainda que sejam considerados 3 níveis distintos desta perturbação, ligeiro, moderado e severo, as estatísticas do alcoolismo vão disparar. Um estudo australiano quantifica esta alteração afirmando que o aumento do número de pessoas diagnosticadas com alcoolismo pode aumentar cerca de 60 %. Só nos E.U.A estima-se que 40% dos estudantes universitários que consomem álcool em excesso possam vir a ser considerados como alcoólicos.
A IMPORTÂNCIA DO "NÃO"
Dizer “Não” aos filhos é uma das dificuldades mais
frequentes que os pais apresentam nos dias de hoje. Curiosamente é uma das
primeiras palavras, se não mesmo a primeira, que as crianças aprendem. Não é
por acaso que por volta dos 15 meses, a criança diz “Não” enquanto explora e
olha para os pais pelo canto do olho, antecipando o que vai ouvir. Também não é
por acaso que ergue o dedo indicador e refila em resposta à repreensão dos
pais. Desde cedo, a criança procura autonomizar-se, recorrendo a um certo negativismo
que serve o seu desejo de independência, mas também a procura de proteção.
Quando testa os limites, a criança está a pedir ajuda para
aprender o que pode ou não fazer. Como refere o pediatra americano Brazelton,
“a disciplina é um projeto de ensino a longo prazo”. O mais importante para a
criança é o amor e a aprovação dos pais, pelo que tentará sempre responder e
corresponder às suas expetativas. Expetativas consistentes, razoáveis e
previsíveis ajudam a criança a ganhar controlo sobre o seu comportamento.
Apesar do aumento significativo do diagnóstico de
hiperatividade e da tentativa de o tornar mais rigoroso, muitas destas crianças
são, na verdade, “hiper-mal-educadas”. O que não significa que não sejam
crianças em sofrimento. Crianças omnipotentes, que querem (ou precisam)
controlar tudo e todos, mas que procuram que alguém as controle, ou seja, que
as contenha.
Com o ritmo acelerado que a maior parte das famílias
vivencia atualmente, a exaustão é inimiga da tolerância. A criança passa todo o
dia ansiosa por voltar a ver os seus pais e quando isso acontece, tende a
extravasar as emoções. Os pais estão cansados, as crianças estão cansadas, o
que por vezes dificulta a gestão do comportamento e das emoções. Por outro
lado, os pais sentem-se culpabilizados pela sua ausência, não querendo estragar
o pouco tempo que têm com negociações ou repreensões. Talvez em relação com as
suas próprias vivências, alguns pais acham que se contrariarem a criança esta
vai gostar menos deles, até porque muitas vezes lhes diz “és mau/má, não gosto
de ti”. E é nesta altura que os pais devem dizer “mas eu gosto muito de ti,
mesmo quando me zango contigo ou tu ficas zangado/a comigo”.
Quando a criança não ouve um “não”, isso vai gratificá-la em
algumas situações, mas principalmente vai deixá-la num grande estado de
insegurança. Digo muitas vezes aos pais que é como se a criança sentisse que se
quiser atirar-se da janela, os pais vão deixar porque, afinal, nunca lhe dizem
que não. E esta falta de limites, de contenção, de proteção, deixa a criança
com um tremendo sentimento de desamparo. Daí a sua necessidade de controlar o
meio, com birras, passagens ao ato, etc. A criança procura ser travada. Para a
pedopsiquiatra e psicanalista Maria José Gonçalves, a satisfação imediata, seja
em que área da vida da criança for, dificulta-lhes o lidar com a realidade e
com os seus constrangimentos". Por este motivo é tão importante a
consistência das regras; se se cede uma vez, a criança vai aprender que se
insistir muito, vai conseguir o que quer. E este comportamento vai estender-se
à relação com os professores e com os amigos, de quem vai sentir rejeição e
incompreensão, por se ver confrontada com a frustração a que não está
habituada, o que pode alimentar os comportamentos de oposição e até de
agressividade. É, por isso, essencial perceber que a realidade tem limites, que
existe o certo e o errado, e também desta forma a criança aprenderá a fazer
escolhas e a dizer “não” ao que lhe pode fazer mal.
A maior parte das crianças não precisa de muitas regras, nem
que estas sejam muito rígidas. Precisam sim de regras consistentes, razoáveis e
previsíveis. Aliás, para o psicanalista António Coimbra de Matos, mais do que
disciplina, “as crianças precisam de ter um ambiente disciplinado e organizado”.
segunda-feira, maio 21, 2012
PARABÉNS
Pois é, mais um aninho passou e o nosso blog já fez 6 anos.
Estamos todos de parabéns, colaboradores e leitores!
Um dia feliz!
Estamos todos de parabéns, colaboradores e leitores!
Um dia feliz!
domingo, maio 20, 2012
BURACOS NEGROS
Esta fotografia da NASA mostra estrelas a serem "sugadas" por um buraco negro.
Tudo isto se passa muito longe, num universo indiferente às nossas dores e ansiedades.
Entretanto, na outra ponta do mediterrâneo, joga-se o futuro do sonho europeu. Os bancos rebentam, as pessoas sofrem, as potências realinham-se. A velha história da humanidade, num cenário que já viu mutas convulsões. Há buracos negros perto de nós.
http://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/news/H-12-144.html
Tudo isto se passa muito longe, num universo indiferente às nossas dores e ansiedades.
Entretanto, na outra ponta do mediterrâneo, joga-se o futuro do sonho europeu. Os bancos rebentam, as pessoas sofrem, as potências realinham-se. A velha história da humanidade, num cenário que já viu mutas convulsões. Há buracos negros perto de nós.
http://www.nasa.gov/mission_pages/chandra/news/H-12-144.html
sábado, maio 19, 2012
Distinguished Psychoanalytic Educator Award 2012
António
Coimbra de Matos foi
galardoado com o prémio - Distinguished
Psychoanalytic Educator Award 2012 -
prémio com que o IFPE - The
International Forum for Psychoanalytic Education, distingue anualmente uma
"Personalidade de Mérito" associada à excelência do ensino da
Psicanálise.
sexta-feira, maio 18, 2012
DSM-V: CONTROVÉRSIAS
Dois terços dos peritos que trabalham para a revisão do manual de referência americano de diagnósticos psiquiátricos, o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), referem ligações financeiras com a indústria farmacêutica, segundo um estudo publicado na revista Public Library of Science, representando a mesma proporção da revisão precedente.
A publicação da próxima edição, o DSM-5, pela American Psychiatirc Association, está prevista para Maio de 2013. Para além dos conflitos de interesse com a indústria farmacêutica, o DSM é objeto de inúmeras críticas, nomeadamente, da parte de algumas secções da American Psychological Association e da British Psychological Society, protestando contra a expansão desmedida de diagnósticos psiquiátricos, bem como, contra a tendência para reduzir os critérios para o diagnóstico de variadas perturbações. O risco associa-se à estigmatização e medicação facilitadas, resultando em limitações sociais (ligadas à estigmatização) e compromissos ao nível de saúde decorrentes dos efeitos secundários dos medicamentos abusivamente prescritos.
quinta-feira, maio 17, 2012
Is there such a thing as gender leadership?" 24 Maio às 18h30
Clara Pracana "Is there such a
thing as gender leadership?"
Invitation to Chair’s Ladies Event, 24th May,
18:30h, Católica Lisbon
Worldwide the proportion of women in top
management posts is only 15%. What explains these results obtained by women in
top posts, including in politics? Is there a kind of "female"
leadership?Several studies suggest that women get better results in several items of leadership. The stereotype of women leaders is confirmed: they are attentive, good listeners, have the capacity to communicate and inspire, facilitate the participation, know how to motivate, have the capacity to work and resilience.
They classify higher than men in all dimensions, except one: the "envisioning" (ability of vision combined with strategy). Why is it so?
Another question: why is it that so few girls want to study engineering or mathematics? Are these two issues connected? How can we encourage more women into The Lisbon MBA?
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