domingo, outubro 01, 2006

Bruxismo - O que é isso?

Hoje decidi falar acerca do Bruxismo e sua definição etimológica, isto porque, outro dia, no meu local de trabalho, fui abordada por uma professora que me queria colocar uma questão acerca do ranger dos dentes durante o sono e se este acto se poderia associar a causas psicológicas.
Após ouvi-la, referi que se tratava de um distúrbio do sono e que se designava por Bruxismo, ao que me respondeu, "O que é isso?" provocando até, um gargalhar entre nós, causado pela sua designação ciêntífica, que, à primeira impressão, nos conduz para uma associação com fenómenos da ordem do profano.
Bruxismo provém da palavra grega Brychein que significa constrição/apertar - que se reflecte na actividade de ranger os dentes. Esta actividade está presente em muitas crianças, assumindo carácter patológico quando se desenvolve diáriamente.
Este distúrbio do sono insere-se nas Parassónias, que são perturbações caracterizadas por comportamentos anormais ou acontecimentos fisiológicos que ocorrem em associação com o sono e implicam a activação do sistema nervoso autonómico (DSM-IV).
Daí que, por vezes, uma das causas referidas para este acontecimento tenha que ver com alterações neurológicas, mas na maioria dos casos, são situações stressantes e ansiogénicas que estão na origem deste distúrbio.
No que concerne a tratamento, estas situações são, muitas vezes, apenas observadas em Odontologia, com a aplicação de uma placa que promove a estabilidade mandibular e reduz a actividade tensional, mas e o estado emocional stressante e ansioso que está na origem destes espasmos? É preciso não esquecer que o Bruxismo comporta, na sua etiologia, factores como a agressão contida, a tensão emocional e a frustração, o que se associa, indelévelmente, com a perturbação da ansiedade e com a gestão do impulso agressivo.
Para além de todos os tipos de tratamento que se possam efectuar, é necessário não descurar a componente psicológica devendo-se trabalhá-la em psicoterapia, por forma a actuar ao nível da redução da tensão emocional, da agressão reprimida, da ansiedade, da raiva e do medo.

5 comentários:

thorazine disse...

Bruxismo pode também ser o efeito secundário de algumas drogas sintéticas , se não estou em erro, MDMA.

Ana Almeida disse...

Acho que o MDMA é ecstasy. Thorazine, tem alguma ideia sobre o porquê do ecstasy provocar bruxismo? Tenho ideia que todos os “speeds” podem provocar bruxismo como efeito secundário, mas não estou certa.

thorazine disse...

Ecstasy é o calão para uma mistura de substâncias que incluí o MDMA. É comum actualmente confundir estas drogas, o que leva a tirar conclusões erradas sobre o MDMA pois o espectro de efeitos o ecstasy é maior.

Sobre as possíveis causas do bruxismo sob efeito de MDMA encontrei isto:

"Department of Pharmacology and Stomatology, University of the Basque Country, Leioa, Spain.

Bruxism, principally jaw clenching, is frequently observed in users of the recreational drug 3,4-methylenedioxymethamphetamine (MDMA). It has been suggested that during bruxism a reduction of the activity of oral protective reflexes occurs. In this study we investigated the effects of intravenously administered MDMA on the digastric electromyographic responses elicited by orofacial electrical stimulation in the rat. We also assessed the effects of either the administration of a single dose (20 mg kg(-1), s.c.) or repeated doses of MDMA (same dose, twice a day, for 4 d) on the jaw-opening reflex (JOR) and on the sensitivity of the alpha(2)-adrenoceptors which, in an inhibitory way, regulate it. Increasing doses of MDMA (1-29440 micro g kg(-1)) induced an incomplete inhibition of JOR and 50% inhibition (ED(50)) at 2550 micro g kg(-1); maximal inhibition was 88%. The repeated treatment with MDMA led to an enhancement of the inhibition of JOR induced by the alpha(2)-agonist, clonidine (ED(50) was reduced by 77%), indicating an increased sensitivity of the alpha(2)-adrenoceptors. This study shows that the intravenous administration of MDMA reduces the JOR while repeated doses of the drug enhance the inhibitory noradrenergic mechanisms which regulate the reflex. The results also allow speculation that a reduction of JOR may underlie the occurrence of episodes of bruxism in MDMA users."


Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?cmd=Retrieve&db=PubMed&list_uids=15056109&dopt=Abstract

Penso que só o MDMA e algumas anfetaminas é que são causadores directos de bruxismo, mas outras substâncias, devido à natureza da experiência, poderão criar alguma tensão e assim provocar bruxismo.

Claricinha disse...

Sou aluna de Psicologia do 5º ano e ao estudar as perturbações do sono, o sonambulismo foi sempre a que mais me intrigou, talvez por ter encontrado poucas explicações concretas e objectivas. Será também uma manifestação de tensão emocional e/ou agressividade reprimida?

Anónimo disse...

O bruximo nada mais é do que uma reunião entre bruxos. hoashdfolahslkdhfklhasldf