terça-feira, julho 10, 2007




O Caminho!


Uma das coisas que mais me intriga no ser humano é a sua vontade de caminhar até um determinado destino como promessa ou desafio pessoal.
Actualmente, os caminhos de Santiago de Compostela, e os Caminhos de Fátima têm cada vez mais adeptos. Creio que o fenómeno não se deva ao aumento de praticantes católicos, mas sim à satisfação de várias necessidades que o conforto da vida actual não preenche.
A necessidade de liberdade, espaço de reflexão, convívio, crescimento pessoal e actividade física é satisfeita num só acto! O caminhar!
As horas que se passam a caminhar com uma mochila ás costas, transformam as bolhas nos pés, as dores nos ombros e as queimaduras solares numa descoberta de coisas simples e belas que o mundo tem. Levado ao limite, o simples facto de conseguir andar é motivo de uma enorme alegria!
Mas será que não deveria ser sempre assim?... enquanto podemos caminhar!

3 comentários:

As Minhas Pedaladas disse...

Creio que essas caminhadas e no geral, a procura de um desafio físico é na verdade a busca de um desafio que se possa realmente atingir por nós próprios, sem intervenção de outras pessoas ou condições(imposições) de ordem monetária, profissionais, sociais. Nestas caminhadas apesar do esforço físico e psicologico o caminhante sabe aonde está, por onde vai, e aonde quer ir.
Se conseguisemos ter esta orientação em muitas das situações que a vida nos impõe, seria tão bom não era...

Eliana Vilaça disse...

Olá pedro,
mais difícil de perceber para mim, são os que caminham sem destino, na estrada nacional nº 10 existem caminheiros habituais, homens de meia idade que caminham para trás e para a frente, todos os dias, sem qualque rumo ou objectivo aparente, caminham ora num sentido ora noutro, vestem roupas velhas e cada vez mais gastas, estão visivelmente em mau estado fisico e psicológico, mas caminham sem parar, sem sequer aparentarem cansaço....

Parece que caminham até morrer, como todos nós, mas penso que nas suas caminhadas não há esperança de alcançar uma meta ou de simplesmente chegar a algum lugar.

Pedro Correia Santos disse...

Como alguém DISSE, ter a orientação é o mais importante. Por isso é que os caminhos de Santiago são muito procurados... o caminho tem setas que nos indicam sempre o caminho.
Coisa que a vida não tem!

Claro que o caminhar sem destino é o que muita gente faz sem se quer se aperceber... porque afinal para onde vamos??