segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Sofrimento é chave para casamento feliz, diz pesquisa


Aceitar que relacionamentos incluem sempre dor e sofrimento é a chave para um casamento feliz, segundo um estudo publicado na Revista de Terapia de Casal e de Família, nos Estados Unidos.

Os professores da Universidade do Estado da Califórnia Diane Gehart e Eric McCollum dizem que os contos de fada e histórias de amor actuais criam uma ilusão de que é possível viver um "relacionamento perfeito", o que torna ainda mais difícil lidar com os problemas do dia-a-dia.
"A nossa cultura perpetua o mito de que, com esforço suficiente, podemos atingir um estado sem sofrimento", diz a pesquisa.
"Nos Estados Unidos, o valor que é dado à atitude pró-activa e ao triunfo sobre a adversidade cria um ambiente onde o sofrimento pode ser visto como um sintoma da derrota pessoal."

Que vos parece?

5 comentários:

Pelouro de Acção Social e Cultural da Junta da Graça disse...

Olá Marta,

Lembro a propósito uma expressão popular que dá conta do que disseste: "Casa que não é ralhada não é governada" . Uma provocação: Com a experiência que tens com famílias e casais, como traduzirias este ditado em discurso "psi"?

Marta Schiappa Pietra disse...

Olá João
Os ditados são realmente fascinantes! Muitas vezes recorro a eles sendo "psi". Têm a capacidade de uma forma simples resumirem aquilo que o discurso "psi" por vezes não consegue! (uma provocação!). Da experiência que tenho tido quando a "casa não é ralhada", não é lá muito bom sinal, há uma retirada silenciosa passivo-agressiva, cheia de rancor e mágoa, como se falassemos de uma "paz ilusória". Os casais que aparecem e "ralham lá em casa" são aqueles que mais continuam investidos em "governar" a relação, por paradoxal que possa parecer. Obrigada pela provocação! Bjos

Pedro Correia Santos disse...

Olá Marta!

De facto, a aceitação do sofrimento é o primeiro passo para uma vida mais equilibrada.

Se os casais evitam constantemente o sofrimento podem viver em fuga constante e não criar laços mais fortes.

Mas lá está... nem sempre luta, nem sempre fuga, o caminho do meio pode ser uma solução.

Martense disse...

Aceitar que um casamento é dor e sofrimento?????
Não...por mim não...Então para quê casar???
Acreditar que um casamento não é um conto de fadas? Sim, um casamento não é um conto de fadas.
Mas daí até aceitar a dor e sofrimento, é muito forte...
Acho que não é preciso dor e sofrimento para melhorar um casamento, se calhar com honestidade e respeito não é preciso chegar à dor e sofrimento...
Acho também que tentar melhorar um casamento não quer dizer que se quer o conto de fadas, mas que se acredita que se podia fazer mais.
Mas claro que a felicidade é sempre muito relativa e nós nunca estamos satisfeitos... A questão é quando parar...

Cleopatra disse...

Sofrimento não é chave para nada.
saber que um casamento tem altos e baixos raivas e fúrias assim como coisas óptimas e serenas é que é a chave para a felicidade. Seja no casamento seja na vida.