sexta-feira, novembro 14, 2008

Felix Culpa de Clara Pracana - a não perder



Como eu própria digo na contra-capa do livro:

Este livro é um ensaio sobre a culpa nas suas diversas manifestações, conteudos e elaboração, tanto ao nível do psiquismo individual como colectivo. A autora percorre o caminho subtil e laborioso que nos permite perceber a existência da culpa entranhada na vida psíquica saudável e patológica.
É um estudo ímpar de reflexão teórica e de análise.

Habilmente capítulo após capítulo, percorrendo a matriz original da cultura ocidental e as mais modernas obras psicanalíticas, transporta-nos para o epicentro da culpa que ora nos leva mais longe na conquista da cultura, ora nos esmaga em sentimentos de remorsos e pesar avassaladores.

A psicologia e psicopatologia da culpa são igualmente revisitadas - a culpa sem nome, a autoculpabilização, a pedagogia da culpa, a depressão melancólica, a culpa inconsciente, o masoquismo moral, a reacção terapêutica negativa, etc. -, descobrindo nesse movimento a pulsão de morte e as suas inevitáveis consequências. A culpa é um derivado da pulsão de morte, uma expressão inequívoca da sua existência; mas paradoxalmente é também propulsor da cultura e da civilização. Na culpa e com a culpa, Clara Pracana vê, num certo sentido, o lado positivo da pulsão de morte.
A culpa é, tal como a pulsão de morte, condição do ser humano.

Encomende o seu exemplar aqui - Editora OVNI

2 comentários:

João Guerreiro disse...

Muito pertinente este tema, que, ao ser apresentado desta forma tão clara, aguça ainda mais a vontade de nos debruçarmos sobre ele. Suscita-me interesse, não apenas pela estima que tenho pela autora do livro, assim como pela relevância que o conceito de culpa tem para algumas das minhas questões de investigação. Por estes dois motivos: Parabéns à Clara Pracana e muito obrigado por nos ajudar a perceber melhor a complexidade de um conceito que está na matriz da nossa civilização.

Alvaro disse...

Muito obrigado ao Salpicos pela divulgação, e em especial à Ana Almeida por todo o apoio. [ovni]