sexta-feira, outubro 30, 2009

DE NOVO A QUESTÃO DO BULLYING



(foto: http://www.cbc.ca/)

De acordo com uma investigação (tese de doutoramento)levada a cabo em Braga, Porto e Granada, e que utilizou uma amostra de 1237 jovens entre os 11 e 16 anos, a aceitação do bullying como algo "natural " nas relações sociais entre os jovens é crescente.
Ou seja,parece ter-se tornado algo de banal. 84, 5% já presenciaram actos de violência entre colegas.
Os inquiridos descrevem as vítimas de bullying como "passivos, socialmente incompetentes, ansiosos, depressivos e inseguros".
Já os agressores são vistos como "fortes, extrovertidos, alegres, confiantes e com características de liderança".
É alarmante.
Recentemente li num jornal inglês que, em alguns bairros problemáticos de Londres, as raparigas aceitam a violação como condição para pertença a um gangue, que elas percepcionam como podendo garantir-lhes uma maior segurança no futuro (http://www.timesonline.co.uk/tol/news/uk/crime/article6889829.ece)
Tristes tempos estes. É urgente educarmos os jovens para o respeito pelos outros, que se tem vindo a perder.
Ou quereremos voltar aos temos remotos do Homem de Neardantal? Suponho que deveria ser um pouco assim.

quinta-feira, outubro 29, 2009

SORRIA!


happiness hat from Lauren McCarthy on Vimeo.

O sorriso sempre foi considerado uma das características mais misteriosas do ser humano. Por que é que sorrimos?
A ciência propõe que o sorriso era, no homem primitivo, uma forma de apaziguar um eventual inimigo, ou alguém percebido como ameaça. Como prova, alguns especialistas afirmam que os chimpazés sorriem, com esse intuito.
Eete vídeo, muito divertido, é para quem não gosta de sorrir...

quarta-feira, outubro 28, 2009

DESEMPREGO, BAIXOS SALÁRIOS

Sobre o desemprego e as condições salariais, recomendo a leitura do post de Luis Antunes. São questões sobre as quais todos deveríamos pensar e discutir. O tempo urge.  

http://www.pateira.net/journal/2009/10/27/concertaco-social.html

terça-feira, outubro 27, 2009

PAULA REGO - UMA MAGNÍFICA EXPOSIÇÃO



Fui hoje visitar a Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais. Começa por estar aberta até às 22.00. A entrada é grátis. O jardim é muito bonito e a arquitectura do museu (de Souto Moura) lindísssima. A exposição é magnífica.
Sobre a obra de Paula Rego, o link abaixo, do Prof. Paul Coldwell (Saatchi Gallery) é muito interessante.

sábado, outubro 24, 2009

EXCELENTE TEATRO


Para quem goste de literatura ou teatro, ou se interesse pela mente e sociedades humanas, é de não perder a peça que o Teatro da Cornucópia tem em cena até ao fim do mês em Lisboa: Efigénia em Táurida.
Baseada num texto de Goethe, adaptado por Frederico Lourenço, a peça abre com efigénia, finha de Agamémnon, sacerdotiza em Táuris. Efigénia tem uma excelente interpretação de Beatriz Batarda e o rei Thoas é Luis Miguel Cintra.
Efigénia, como várias mulheres na tragédia grega, debate-se entre o dever e emoção. A peça acaba "bem", com Efigénia a regressar à Grécia com o irmão Orestes, reencontrado depois de muito tempo. Sozinho, em cena e na história, fica, no final, o rei.
Os bilhetes custam 15 euros e o espectáculo começa às 2130. A ver absolutamente.

terça-feira, outubro 20, 2009

OS NÙMEROS NARCISISTAS



 (foto de www.cognition.ca)

A última vez que estudei a sério matemática foi há muitos anos. Tenho pena e de vez em quando tento relembrar algumas noções.

Hoje, ao ler o jornal i (coluna de Nicolas Wharf, uma das minhas favoritas) descobri uma coisa chamada os "números narcisistas". Tal como as pessoas, os números narcisistas decompoem-se neles próprios!
 Ora vejam:
153 é um número narcisista porque pode ser representado por 1 elevado a 3 + 5 elevado a 3 + 3 elevado a 3.
Tal como os narcisistas pessoas, estes números parecem não ter função nenhuma especial no reino da matemática!

A CONCIÊNCIA DE SI - QUANDO COMEÇA?

Death awareness is the price we pay for self awareness

Professor Gordon Gallup

Este interessante artigo da BBC News descreve experiências com animais e com bébés. Aparentemente, será entre os 18 e os 24 meses que se adquire a noção de que se é uma pessoa (ver o vídeo sobre o bébé e o reconhecimento de que algo está diferente por ter uma mancha vermelha na cara...)

segunda-feira, outubro 19, 2009

sábado, outubro 17, 2009

OS ROBOTS (OU ROBÔS)

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=391539

Sobre a má qualidade da cultura nas empresas, a situação laboral, não gostar do que se faz, etc. (assuntos que têm dominado muitos dos meus posts), recomendo este artigo de Miguel Pina e Cunha no Jornal de Negócios. Intitula-se, com muita prpriedade, "We are The Robots".
O Miguel, que é psicólogo de formação e doutorado em marketing, é um colunista a seguir por quem se interesse por questões de comportamento organizacional. A disciplina de comportamento organizacional, às vezes também designada por psicologia das organizações, não interssa apenas a pessoas ligadas à gestão. pelo contrário, interssa a todos aqueles que trabalham em empresas (grandes ou pequenas), instituições e organizações em geral.

sexta-feira, outubro 16, 2009

PS AO POST ANTERIOR SOBRE A VAGA DE SUICÍDIOS NA FRANCE TELECOM

Parece que a taxa de suicídios na nossa GNR é cinco vezes superior à da Orange/France Telecom.
As forças policiais têm sofrido uma erosão na sua imagem pública que não é de certeza alheia a esta sinistra tendência.
Será que alguém pensa nisto? Haverá certamente psicólogos na GNR. Esperemos que possam fazer o seu trabalho. E que haja condições.

OS SUICÍDIOS NA FRANCE TELECOM

Tem sido amplamente noticiada a vaga de suicídios na France Telecom, o equivalente da nossa PT. No espaço de ano e meio, suicidaram-se 25 e cinco quadros.
Algo está mal naquela empresa. Parece evidente que as mudanças na empresa eram necessárias e muito provavelmente tardias (é no que dá adiar sistematicamente). Mas há maneira e maneiras de fazer as coisas. Muitos gestores continuam a focar-se nos números, negligenciando o principal activo, as pessoas.
Mudanças radicais como foram feitas na France Telecom, tanto no conteúdo do trabalho como no seu local físico, exigiam certamente que essas mudanças fossem devidamente e repetidamente explicadas aos envolvidos. Isso é algo que exige humildade e capacidade de aceitar as críticas, por parte dos responáveis. Vi um vídeo em que o presidente da empresa, o Sr. Didier Lombard diz, exasperado, que as pessoas se habituaram a ficar sentadas na cadeira e a não trabalhar - quem queira pode ver no link abaixo:

http://www.dailymotion.com/video/xaoj0n didier-lombard-pdg-dorange-et-la-pe news

Trata-se de um espectáculo lamentável e revelador da incapacidade de saber lidar com as pessoas. A capacidade de liderança é isso mesmo, é saber comunicar às pessoas a necessidade da mudança e conseguir o seu apoio para a forma de implementação dessa mudança.
Já escrevi aqui que o burnout não se deve, na maior parte das vezes, a um excesso de trablho. Deve-se, sim - para além de situações particulares como o assédio - a não gostar do que se faz. Gostar passa pela sensação de que se faz um trabalho bem feito, que ele tem SENTIDO e que é reconhecido tanto pela hierarquia como pelos colegas. A criatividade, o espírito de iniciativa, a procura da inovação, têm de ser estimulados.
Toda a mudança traz stress. Mas não é o stress que mata, é a incapacidade que estas 25 pessoas tiveram de saber lidar com ele. Julgo que numa fase como a que a France Telecom está a atravessar o apoio psicológico aos que estão mais fragilizados tem de ser previsto. Há pessoas menos resilientes, que têm de ser apoiadas. Há pessoas cuja situação familiar, por exemplo, poderá estar mais frágil. Existe no suicídio o fenómeno do contágio, já bastante estudado.
Com um presidente destes, no entanto, a empresa está entregue ao destino. E o destino não parece estar a ser simpático.

How to write consistently boring scientific literature


Um texto muito bem humorado com imensas dicas para... deixar de lado!



Leia aqui o texto "How to write consistently boring scientific literature"

quarta-feira, outubro 14, 2009

domingo, outubro 11, 2009

BRICADEIRAS E BRINQUEDOS

http://www.id-mag.com/toystories/?catid=8295&slide=2

Quem se lembra destes brinquedos?
(também é engraçado ver os brinquedos favoritos e as profissões das pessoas)

http://www.id-mag.com/toystories/?catid=8295&slide=2
(hoje o blogger não dá para colar a foto...)

quinta-feira, outubro 08, 2009

Associação de Medicina Antroposófica

A Associação de Medicina Antroposófica - - vai realizar amanhã, dia 9 de Outubro uma palestra sobre Trabalho Biográfico.

Trabalho Biográfico
Qual o sentido da minha vida?
09 de Outubro de 2009 – Sexta-feira às 19:30h


O trabalho biográfico começou a ser desenvolvido em 1978 a partir dos estudos do Dr. Bernard Lievegoed (médico psiquiatra) e é hoje em dia levado a cabo em numerosos países da Europa e América. Marié de Una Fernandez irá durante esta palestra explicar-nos os fundamentos em que assenta este trabalho e como o mesmo pode ser uma ferramenta de auto-conhecimento e em muitas situações uma ajuda terapêutica fundamental.

Oradora: MARIÉ DE UÑA FERNÁNDEZ- Nasceu em Pontevedra en 1951. Estudou Ciências Exactas na Universidade de Santiago e foi professora de Matemática durante 25 anos. Em 1990 conhece o Trabalho Biográfico com o médico Roberto Crottogini, estuda Psicologia licenciando-se na especialidade de Psicologia Clínica e completa a formação de três anos em Trabalho Biográfico com Blanca Sánchez de Muniain. Actualmente exerce actividade como biógrafa e psicóloga de orientação antroposófica em consulta privada, trabalhando também com diferentes grupos de desenvolvimento pessoal.

Inscrição:
Rosário Simões T.217971719 ou M.917946545
consultorio.rafael@sapo.pt

quarta-feira, outubro 07, 2009

ARTIGO DO NEW YORK TIMES SOBRE OS BÈBÉS ANSIOSOS



http://www.nytimes.com/2009/10/04/magazine/04anxiety-t.html?_r=1&src=tptw


Vale a pena ler na íntegra este artigo do New York Times sobre a anxiedade e a tendência inata que alguns bébés têm para ficar mais facilmente ansiosos. A ansiedade é descrita neste estudo como não propriamente um medo de algo objectivo, mas um medo que "descarrila", uma sensação generalizada de ameaça.

As experiências do Prof. Kagan, um estudo longitudinal, tiveram início há 20 anos e foram observados centenas bébés. Alguns deles exibiam desde muito cedo uma espécie de inquietação, uma tendência para ficarem rapidamente ansiosos. Entretanto, o estudo do cérebro humano avançou muito, e hoje sabe-se que as reacções destes bébés estão ligadas à actividade da amígdala. A espessura do cortex cerebral também aparece afectada a médio prazo, embora ainda não se saiba se como causa ou consequência. O mais provável é que a ansiedade exagerada tenha, também ela causas múltiplas (internas e externas) e que a experiência vivenciada venha por sua vez reforçar a tendência de algumas crianças para estarem sempre demasiado vigilantes, preocuparem-se demasiado, ficarem a ruminar à volta dos medos, tornarem-se mais introvertidas, mais receosas, num processo de feddback que pode durar uma vida inteira. Algumas das crianças estudadas demontraram, no entanto, que era possível romper esse ciclo vicioso e transformar a ansiedade em algo de vivível com menos sofrimento. A experiência de vida, e a forma com esta é integrada, é determinante.
Mas vale a pena ler este artigo do New York Times por inteiro. São 12 paginas muito interessantes para percebermos os nossos bébés - e os adultos, claro, a começar por nós mesmos.

terça-feira, outubro 06, 2009

Uma boa notícia

Quarenta mil crianças e jovens portugueses têm síndrome de Asperger, uma perturbação do desenvolvimento que causa problemas de adaptação social e escolar que na adolescência podem levar ao abandono escolar.
Dar apoio a estes jovens é uma das prioridades da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger que hoje deu o primeiro passo para a construção do projecto “Casa Grande”, uma residência de formação e reinserção para portadores daquela síndrome.
A partir dos 16 anos, explicou a presidente da associação, Piedade Líbano Monteiro, muitos destes jovens abandonam a escola, surgindo então os primeiros problemas na inserção na vida activa. As dificuldades de inserção profissional levam estes jovens à frequência de custos de formação profissional, na expectativa de um emprego estável, mas sem êxito. A “Casa Grande” é um projecto sonhado pela Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger que pretende dar resposta a estas dificuldades e deverá abrir em 2012, com o apoio da Câmara de Lisboa.
O sonho, explicou Piedade Líbano Monteiro, começou a realizar-se com a assinatura de um primeiro protocolo em Janeiro que a obrigava a conseguir 350 mil euros até Maio. “Casa Grande” é o nome da residência de dois pisos que a APSA vai construir numa edificação em ruínas na Quinta da Granja de Baixo, em Benfica (Lisboa), destinada à formação profissional e reinserção social de 53 jovens com mais de 16 anos e portadores da síndrome de Asperger na Área Metropolitana de Lisboa.
A síndrome de Asperger é uma perturbação do desenvolvimento (espectro do autismo) que se manifesta por alterações na interacção social, na comunicação e no comportamento, mais comum nos rapazes do que nas raparigas. Os “aspies” podem ser excelentes na memorização de factos e números, mas têm normalmente dificuldade ao nível do pensamento abstracto.

aqui:http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1403940

The Tavistock Lisbon Seminars - A não perder!

Os Seminários de Lisboa da Tavistock são uma oportunidade única de aprendizagem sobre técnicas de intervenção com crianças e famílias em contexto de protecção.

Os Seminários destinam-se a trabalhar transversalmente com os diferentes profissionais e técnicos em formação na área da protecção à infância.
O Programa está organizado num referencial teórico psicodinâmico e sistémico, e tem por base a prática, extremamente relevante, que a Tavistock tem nesta área.

Será privilegiado o trabalho em pequenos grupos e o estudo de casos clínicos.

Para mais detalhes e inscrições veja:
www.labirintoscoloridos.com/lisbonseminars

sexta-feira, outubro 02, 2009

Violência Escolar & Bullying

No dia 17 de Outubro no Centro Cultural de Moscavide vai decorrer o Seminário subordinado ao tema: Violência escolar & Bullying:




Prelectores:

Carlos Neto
Paulo Sargento
Manuel Guerra
Paulo Morgado
Sónia Seixas
Graça Tavares
Tania Paias
Susana Carvalhosa

Para mais informações e inscrições:

http://www.violenciaescolar.pt.to/