domingo, fevereiro 21, 2010

O poder da comida - obsidade infantil

O chefe Jamie Oliver's apresenta uma comunicação nos Ted Talks chamando a atenção do público para o perigo de estarmos na terceira geração (em Portugal penso que devemos estar na segunda ou até mesmo ainda na primeira) em que as crianças não aprendem a cozinhar em casa com a sua família. As crianças não desenvolvam as competências mínimas de cozinha e tornam-se adultos incapazes de cozinhar os pratos mais simples e transmitem essa ignorância aos seus próprios filhos.

Incapazes de cozinhar as famílias viram-se cada vez mais para a comida de plástico, gerando um problema de saúde publica de enorme gravidade (obesidade, doenças coronárias, etc.) e com custos sociais (financeiros e não só) de proporções gigantescas e que tende a aumentar a cada ano que passa.

Jamie apela a que se ensine a cozinhar na escolaridade obrigatória. Diz ele: "Nenhuma criança deveria de sair da escola sem saber cozinhar pelo menos 10 pratos elementares".

Um apelo e um ponto de vista que vale a pena ouvir e ver.


2 comentários:

redeazul disse...

tenho uma filha de 16 anos que, não sabendo verdadeiramente cozinhar, sabe preparar uma refeição, para si e para mais duas ou três pessoas;
fá-lo frequentemente para amigas da sua idade, o que sempre resulta em grandes exclamações de espanto da parte das meninas, que referem não saber fazer nada, que em casa só a mãe sabe, ou a empregada.
esta competência deu-lhe autonomia e auto-estima e trouxe benefícios óbvios à mãe e à empregada, que ficam dispensadas para outras coisas.
a experiência tornou claro que os miúdos não sabem cozinhar porque não lhes pedem, ensinam ou dão oportunidade.
o resultado está à vista no exemplo do filho de uma amiga: com 18 anos desistiu de um Erasmos porque "passava muita fome".

Villa Oliveira disse...

Concordo plenamente. Vamos fazer uma petição e enviar para a Assembleia da República.