sexta-feira, abril 20, 2012

COACHING E PSICOTERAPIA

O coaching e as psicoterapias de varias tendências têm em comum a característica de se enquadrarem na relação de ajuda.
No entanto, existem diferenças, maiores ou menores conforme o tipo de coaching e o modelo psicoterapêutico.
O objectivo do coaching é também o desenvolvimento pessoal do cliente, mas com um foco num objectivo determinado. O coaching centra-se nas soluções e nos resultados (observáveis), as psicoterapias mais na problemática do paciente e na mudança interna.
O coach faz essencialmente perguntas com vista a aumentar a consciência (awareness) do cliente.
Embora também exista o life coaching, e e o objectivo dependa do cliente, o coaching é muito orientado para a actividade profissional, designadamente o trabalho de equipa. Por essa razão, é recomendável que o coach tenha experiência empresarial. As organizações, como os grupos, têm dinâmicas especificas que exigem uma rápida apreensão por parte do coach.
O processo de coaching é rápido e dirigido ao futuro, muitas vezes de curto prazo. Assenta numa técnica de perguntas e em processos de feedback bem definidos.
Correndo o risco de ser redutora, diria que o coaching é mais rápido e incisivo, mas vai menos fundo em termos do mecanismo psíquico.

3 comentários:

Helena disse...

Clara,
As sessoes de coaching têm um número determinado ou, tal como a psicoterapia, pelo menos a de orientação psicanalitica, não se sabe à partida?

Clara Pracana disse...

Helena,
De facto uma das caracteristicas principais do coaching é o estabelecimento, logo no inicio e por comum acordo entre o coach e o cliente, do objectivo que se pretende atingir e em quanto tempo.
Sendo o empowerment parte do treino, o cliente é responsável pela sua parte do trabalho e por dar feedback ao coach.

Isabel Botelho disse...

Estou de acordo, Clara, com o que dizes. Da minha experiência um processo de coaching pode ser mais ou menos focado, na medida em que atrás dum primeiro objectivo, pode aparecer outro, e outro. Mas a atenção é para a mudança de curto prazo e a aliança coach-coachee é nesse sentido.Por outro lado um pedido de coaching pode acabar por ser um pedido de psicoterapia e convém saber destrinçar aquilo que o cliente verdadeira, ou mais adequadamente, necessita e quer.