sábado, abril 14, 2012

Mulheres Inteligentes, relações saudáveis - Um livro com bom-senso

Na minha prática clínica as relações amorosas e as suas vicissitudes estão sempre na ordem do dia. Ontem, na reunião clínica habitual das segundas sextas de cada mês, o grupo de trabalho da Psicronos debruçou-se sobre a terapia de casal.

A traição amorosa e os ciúmes são temas constantes nas sessões com os pacientes e nas conversas com os colegas sobre os “casos” (já para não falar nas nossas próprias vidas, é que apesar de psicólogos também somos homens e mulheres em relações amorosas).

Acho que um livro cheio de bom-senso pode ser um excelente auxiliar psicoterapêutico e este livro do psiquiatra Augusto Cury entra, na minha opinião, nessa categoria. Não é um livro técnico (apesar de elencar categorias e estabelecer tipologias). É um livro que ajuda a estruturar o pensamento e que dá bons conselhos. Lê-se numa tarde de fim-de-semana (foi o que aconteceu comigo hoje à tarde), fica alguma coisa e transmite alento e o sentimento de que podemos ser autores do nosso próprio destino (pelo menos de uma parte).

Ele diz que os ERROS CAPITAIS DE UMA RELAÇÃO DOENTE são:

. A ditadura do ciúme e a perda de admiração
. A ditadura do excesso de trabalho e da insensibilidade
. A ditadura da crítica excessiva e do medo da perda

E depois, enuncia as LEIS FUNDAMENTAIS DE UMA RELAÇÃO SAUDAVEL:

. O poder do elogio e os investimentos em sonho
. A arte de surpreender e a arte de agradecer
. A arte de dialogar e de autodialogar

É, num certo sentido, um livro simplista para um problema híper-complexo, mas não deixa de ser interessante e útil. Uma leitura a ter em conta, principalmente quando não se é psicólogo e se anda às voltas com estas questões.

Sem comentários: