quarta-feira, novembro 21, 2012

RELAÇÕES



O post do meu colega João sobre perspetivas fez-me recordar esta analogia da psicanalista Mariela sobre as relações amorosas:

“Uma mulher entregue a um amor como esse deve ter a mesma sensação que uma mulher que calça uns sapatos emprestados, apertados, pontiagudos e de saltos muito altos. Enquanto todos os que a rodeiam a vêem fazer malabarismos e a cambalear, ela julga-se elegantíssima e maravilhosa, incapaz de reparar que não é senão uma mulher que sofre e que se sente profundamente infeliz.”

Ora, se nos pusermos um pouco a pensar, através desta analogia podemos explicar muitas outras coisas que não só as relações amorosas. Quem no seu dia-a-dia  não se deparou com pessoas que fazem verdadeiros malabarismos para evitar deprimir, sofrer, mas todos os outros comentam "esta pessoa não anda nada bem", "algo se passa". 
Porque evita o próprio olhar verdadeiramente para o que se está a passar consigo e à sua volta?

Evita sofrer? 

Não será esta a forma de sofrer mais dilacerante e corrosiva?

A sociedade precisa de pessoas saudáveis emocionalmente( ainda para mais no atual momento em que vivemos), pessoas que sejam capazes de ver o que se passa à sua volta e agir. Pessoas que sejam capazes de ir em frente, de se redescobrirem, de se reinventarem, só assim estarão aptas a viver livremente e a evitar que interiorizem a tal profunda infelicidade.

O maior desafio não está no evitar sofrer, mas sim no ser capaz de enfrentar o sofrimento e aprender a ser feliz!

1 comentário:

João Ferreira disse...

Gostei muito. Obrigado Tânia pelos teus pensamentos. Bj