terça-feira, maio 06, 2014

Que fase é esta? - episódio I



No meu trabalho diário com jovens e suas famílias, as diferenças de mentalidades, formas de ser e de estar, imperam.

No livro "Tenho medo de ir à Escola" num capítulo exclusivamente dedicado a este tema, debruço-me sobre o que os pais dizem e querem e vice-versa:

Ora cada vez mais assistimos a meninas de 10 anos a lidarem com as questões das alterações hormonais, com o início da menarca (1ª menstruação), com a pele a alterar, e inevitavelmente com flutuações de humor, que vão desde a agressividade, tristeza, felicidade, apatia, preguiça, agitação… Estas alterações, de início mais tardio nos rapazes, “obrigam” a uma grande mudança na dinâmica familiar e a uma necessidade de reorganização para se conseguir acompanhar todas estas modificações.”

Na realidade as perspetivas dos pais e dos filhos são distintas e cada uma, à sua maneira, são válidas, mas como lá chegar? Como será possível que estas suas entidades consigam chegar a um acordo e compreenderem-se?

Nalguns casos será mesmo necessária ajuda externa, pois a comunicação já atingiu um nível tão incompreensível, que um "tradutor" terá que decifrar o discurso de cada uma das partes para que voltem a falar a mesma língua.

Se na sua família considera que já chegou a este ponto procure ajuda especializada, se ainda não aconteceu mas percebe que a relação está a mudar, então talvez seja a altura ideal para refletir e compreender o que deve mudar para que consiga manter, ainda que com dias melhores que outros, como é natural, um nível adequado de comunicação.

“Quando tinha catorze anos, o meu pai era tão ignorante que não o conseguia suportar. Mas quando fiz vinte e um, parecia-me incrível o quanto ele aprendera apenas em sete anos.”
Mark Twain
(in Tenho Medo de ir à Escola, Editora Esfera dos Livros -  fevereiro de 2014)

Sem comentários: