terça-feira, maio 30, 2006

Psicoterapia Psicanalítica

Tenho estado a ler um livro sobre psicoterapia psicanalítica que me tem agradado particularmente. Foi escrito por uma psicanalista americana, Nancy Mcwilliams e está publicado em português na Climepsi.

A exposição de Nancy sobre a Psicoterapia Psicanalítica é muito clara e o livro está recheado de conselhos práticos que são de grande ajuda para os psicoterapeutas principiantes e permite aos psicoterapeutas mais batidos ficarem “mais descansados” por nem sempre cumprirem as regras clássicas das boas práticas psicoterapeuticas.

A ilustração clínica com a apresentação, mais ou menos minuciosa, de dois casos; um de uma paciente com uma estrutura de personalidade mais neurótica e um outro de uma paciente com estrutura borderline é agradável e refrescante. Nancy mostra-nos com uma abertura incomum, os seus pontos fracos e os seus “erros” clínicos, reconhecendo sempre que cada caso é um caso e que cada psicoterapeuta é único na relação clínica com os seus pacientes.

Uma nota curiosa é que Nancy se refere muita vez aos pacientes como clientes. Em Portugal a Psicoterapia e a Psicologia Clínica, talvez por ter uma estreita associação com a medicina, sempre denominou os seus ‘utentes’ por pacientes; se por um lado a palavra paciente, remete para ‘pathos’ que significa dor e por aí mesmo revela um sentido fundamental para descrever a “perturbação psíquica”, por outro a palavra cliente descreve muito mais uma relação entre duas pessoas, uma delas que presta um serviço (o psicoterapeuta) e uma outra que solicita e recebe esse serviço (o cliente). A palavra cliente é, na minha opinião, melhor, porque “despsicopatologiza”, isto é, coloca a psicoterapia muito mais ao nível da atribuição e descoberta de sentido do que ao nível da cura.

A Psicoterapia Psicanalítica que Nancy Mcwilliams nos dá a conhecer é profundamente respeitadora da individualidade dos clientes que a procuram e simultaneamente respeitadora das dificuldades e limitações dos psicoterapeutas, que ao fim e ao cabo, são pessoas como as outras.

Os outros livros da Nancy Mcwilliams igualmente editados em português pela Climepsi são também trabalhos a não perder, principalmente o Diagnóstico Psicanalítico. Um destes dias, falarei sobre ele; oferece uma forma bastante original de olhar a psicopatologia, cruzando as estruturas de personalidade com a constelação sintomatológica.

Sem comentários: