quinta-feira, junho 29, 2006

Para uma teoria da ética nas relações amorosas

Como facilmente compreenderão, na minha profissão deparo-me frequentemente com questões muito complexas relacionadas com as relações amorosas. As relações amorosas (ou a ausência delas) são geradoras de enorme prazer e/ou sofrimento. Cada caso é um caso, dado que cada situação particular tem as suas especificidades. Pensar e investigar as relações amorosas e compreender a sua psicopatologia é uma tarefa muitíssimo complicada porque é difícil encontrar um padrão ou estabelecer um conjunto de critérios que nos assegure estarmos perante o que é bom ou normal.

Há inúmeras perguntas em torno deste tema que inevitavelmente ficam sem resposta. Porque é que as pessoas se apaixonam? Porque é que “escolhem” esta ou aquela pessoa? Porque é que certas relações duram imenso e outras se extinguem muito rapidamente? Porque há pessoas que se apaixonam por várias ao mesmo tempo? Porque desaparece o amor? etc., etc.

A psicologia das relações amorosas é uma área de investigação ainda muito recente e cheia de contradições (diferentes correntes têm opiniões diversas e por vezes contraditórias).

Proponho que se pense numa ética das relações amorosas. Por ética das relações amorosas entendo a especulação de qual seria o comportamento (ou conjunto de comportamentos) que potencialmente facilitaria a instalação e a manutenção de uma relação amorosa “boa”. Na wikipédia lê-se: “o objectivo de uma teoria da ética é determinar o que é bom, tanto para o indivíduo como para a sociedade como um todo”. Num certo sentido a ética estipula determinados preceitos de conduta. Neste caso, seriam condutas (comportamentos ou posturas mentais) que visariam a manutenção da relação amorosa com um nível de satisfação adequado.

Convido-vos a participarem dando a vossa opinião e, entretanto, eu própria vou escrevendo as minhas ideias sobre o assunto.

4 comentários:

Ana Almeida disse...

Olá, João.
Talvez, o meu novo post ajude a clarificar um pouco aquilo que pretendo com a ideia de uma ética das relações amorosas. Fico a aguardar a tua opinião.

Laura_Diz disse...

Ana, vc está querendo o impossível, eu acho. Como controlar o incontrolável da paixão por ex?
não sei te responder...
abs laura

Ana Almeida disse...

Olá, Laura.
Talvez não tenha sido suficientemente clara na forma como me expressei. Não pretendo controlar a paixão, nem me parece que tal coisa seja possível. Queria a penas reflectir sobre como poderíamos pensar uma "ética das relações amorosas", no sentido de pensarmos se poderemos identificar alguns comportamentos ou atitudes (filosofias de vida) que pudessem estar relacionadas com relações amorosas que funcionam (parto do principio que a paixão existe, mas nem sempre é suficiente para fazer o casal sentir-se feliz).

Anónimo disse...

Essa teoria é bastante interessante... Confusa de entender..como cada relacionamento é.. Como cada paixão é.. Dificilmente saberemos ao certo oq deve ser feito ou não.. Bom o simples fato é que apaixonaremos sim inumeras vezes.. Agora amar mesmo de verdade so uma pessoa.. Amor nnca acaba ja a paixão sim.. Bom, não existe normas a seguir a não ser viver eternamente e intensamente sabendo agir com seu devido juízo.. Um dia cada um de nós encontraremos uma pessoa, ou melhor, A PESSOA IDEAL aquela qe nos completa em tudoo.. E nao te muda em nada!! Obrigada pelo espaço para expressar minha opinnião. By: Letícia