domingo, fevereiro 18, 2007

Curso: A Relação Terapêutica - Narrativas e Personagens

Nos dias 23 e 24 de Fevereiro vai-se realizar na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa um curso ministrado por Antonino Ferro sobre A Relação Terapêutica - Narrativas e Personagens.


A Conferencia proferida por Antonino Ferro na sexta-feira às 21h, intitulada IMPLICAÇÔES TEÓRICAS DO PENSAMENTO DE BION foi já alvo de atenção no post da Ana Eduardo Ribeiro e é de Entrada Livre

Para além da conferência, no sábado Antonino Ferro irá comentar duas apresentações clínicas. A inscrição no Sábado implica o pagamento de 75€ (Até 15 de Fevereiro eram 65€).

Sobre Antonino Ferro, no folheto de divulgação lemos:
A originalidade do seu pensamento torna-o um dos mais destacados psicanalistas contemporâneos, encontrando-se a sua obra traduzida em várias línguas.
Elabora uma concepção singular das transformações que se dão no gabinete de análise e considera o campo analítico como o lugar onde todas as histórias são possíveis de serem narradas: histórias que têm o seu inicio quando os factos "não digeridos" do paciente se encontram com a capacidade transformadora do analista.

Considera a psicanálise a partir de um duplo vértice: como forma de literatura (relatos feitos pelo paciente ao analista) e de terapia (cura de sofrimentos psíquicos através da possibilidade de narrar e partilhar o que, até então, só podia ser expresso através do mal-estar e sintomas).

Tem investigado e desenvolvido as ideias de Wilfred Bion e a sua aplicabilidade na prática clínica.

Wilfred Bion (1897-1979) foi um pensador inovador e rigoroso nas suas reflexões sobre a prática analítica e a estrutura do psiquismo humano. Utilizou a sua vasta experiencia de análise de doentes psicóticos para notavelmente desenvolver uma teoria do pensamento e das modalidades do papel do "negativo" no funcionamento mental (normal e patológico).


Eu estarei lá. E vocês?

2 comentários:

spring disse...

Olá!

Se gostas de cinema vem visitar-nos em

www.paixoesedesejos.blogspot.com

todos os dias falamos de um filme diferente

Paula e Rui Lima

Clara Pracana disse...

Eu também lá estarei a ouvir o Antonino Ferro. E não se esqueçam que é de entrada livre, o que não é muito frequente!