domingo, fevereiro 04, 2007

Mulheres que valem mais mortas do que vivas

Tenho andado com problemas na net e dificuldades de aceder ao nosso blog. Mas hoje fiquei contente por ver que, a propósito do microcrédito, se levantaram questões muito importante para nós, como indivíduos, como seja a da identidade nacional (ver os comentários que lá estão, muito interessantes).
Mas para já queria falar de uma outra coisa, que por acaso também se liga à identidade (até pensava que já tinha postado este texto, mas pelo visto não. Vejam como anda o meu computador (ou será a minha cabeça?). É o seguinte:
Li há dias no jornal Times que tinha sido descoberto pela polícia chinesa um gang que assassinava raparigas com o objectivo de vender os seus corpos para “casamentos no além”. Parece que existe na China uma superstição de que se um homem morre solteiro será infeliz na outra vida. Para acautelar essa fatalidade, os pais compram cadáveres de mulheres para enterrar juntamente com os filhos. Preço de cadáver morto para o efeito e em bom estado: £1,050, o que dá mais ou menos 1500 euros.
Sabendo nós que há mais homens que mulheres na China, como resultado da usual preferência dos pais por filhos do sexo masculino, aqui está uma forma de a mulher numa sociedade patriarcal como a China aumentar o seu “valor”.
O Dr. Freud fartou-se de escrever sobre a necessidade que a humanidade tem de alimentar superstições e ilusões, como consolo perante a morte e outros males. Continua tudo na mesma, no século XXI, e neste caso no país que se prepara para ser a maior potência económica dentro de vinte anos!

2 comentários:

Estininha disse...

esse tipo de coisas são deveras assustadores, sempre gostava de saber se inventam os chineses tanta coisa porque não inventam eles um arroz que depois de comido dará ele próprio a um chinês sexo masculino? porquê? não sabem? são burros? já sei, eu nunca daria para participar num debate público ou lá o que fosse sobre este tema tal é a irritação que me dá ao ler este tipo de coisas, por mim e como mulher comprava corpos masculinos fantasiava-os de mulheres e depois de enterrados mandava cartas aos familiares a dizer que não só os seus filhos se casaram no além como adoptaram preferências homossexuais.

ahhhhh!!!!

Rosa Silvestre disse...

Bom essas chinesices são no minímo aterradoras!
A China tem sido ao longo dos séculos um país de superstições!
A cultura chinesa ainda se alimenta muito delas...no século passado ainda às meninas vendavam-se os pés ficando estes deformados!
Era uma superstição que tinha um fundo machista, a menina mais tarde quando fosse mulher não podia andar muito e então se tentasse fugir de casa logo era apanhada!Uma superstição que fazia com que muitas meninas sofressem muito cedo o que se pode comparar a uma mutilação dos seus pés.
Por isso não me admira que essa superstição exista!
Beijinhos!