segunda-feira, abril 09, 2007

Os medos das Crianças

Este fim-de-semana estive a ler um livro que me pareceu interessante e por isso recomendo-o a todas as pessoas que sentem curiosidade e interesse em saber mais sobre os medos e as fobias na infância e na adolescência.

O livro (Os medos das crianças - medos, angústias, fobias na criança e no adolescente) foi escrito por Béatrice Copper-Royer, psicanalista francesa com um amplo trabalho clínico em psicoterapia psicodinâmica. O livro é de leitura bastante fácil, se bem que nem sempre seja muito esclarecedor (do meu ponto de vista, claro). Apresenta uma compreensão dos medos e das fobias enquadrado numa visão psicanalítica dando um destaque particular às questões relacionadas com o complexo de Édipo, mas autora é suficientemente aberta para, no último capitulo, fazer referência às terapias cognitivo-comportamentais e defender a utilização de ambos os tipos de abordagens em certas situações, como abordagens complementar.

A progressão do livro torna um pouco mais clara a fronteira sempre difusa, nestas situações, entre o normal e o patológico. Destaca a enorme importância de os pais aprenderem a lidar com os seus próprios medos como forma preferencial de prevenir o desenvolvimento de medos, terrores e fobias nas crianças.

8 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante, gosto muito de a ler.

Margot disse...

Fiquei mt interessada neste livro. Aproveito a "boleia" e peço-lhe que sugira outro livros de psicanálise da infância. Seria mt útil uma vez que conheço poucos ainda.

Tania Paias disse...

Olá margot, espreitei por aqui e vi o seu pedido, pelo que, sugiro-lhe um livro do muito aqui falado Antonino Ferro - A técnica na psicanálise infantil.
Gosto particularmente da sua exposição.

Jorge disse...

O DSM-IV também ilustra um pouco sobre os medos patológicos da criança. Fica a sugestão também de autores como Barlow e Wells.

Unknown disse...

E não esquecer a Obra do dr Eduardo Sá!

Margot disse...

Obrigada pelas vossas sugestões!

Victor H Moita (administrador do blog) disse...

A propósito do tema deste livro sugiro a consulta do blog "Era uma vez... O MEDO!" (http://eraumavezomedo.blogspot.com/)

Férias e voos baratos disse...

Já que estamos a falar do medo das crianças, gostaria de fazer uma certa "publicidade" a um artigo que fiz no meu blog. É dirigido a pais,espero que gostem: À Conversa com Pais
http://www.aconversacompais.blogspot.com/