sexta-feira, agosto 07, 2009

ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL E PSICOTERAPIA - APOIO NA CRISE


A crise e a ameaça do desemprego obrigam a novos desafios, tanto psicológicos e pessoais como sociais e do próprio país.

O quadro de ansiedade, os especialistas são unânimes, tem vindo a acentuar-se, assim como a sintomatologia a ele associada: angústia, depressão, falta de expectativas futuras, inibição na procura de saídas, sentimento de inutilidade, isolamento, etc. O problema da velhice, e da dificuldade em encontrar soluções sociais para atender a este sector da população, tem vindo a agravar a situação das famílias, já de si expostas a pressões de toda a ordem.

Na sequência dos post colocados pela Profª Clara Pracana e dado o interesse crescente pelo tema e a necessidade premente da sociedade, a PSICRONOS, sente que tem obrigações éticas para com a comunidade. Esta é uma altura em os problemas têm que ser enfrentados com coragem e com apoio especializado. As soluções não são mágicas mas sentimos que temos de contribuir para a melhoria da vida psíquica e da saúde mental, dos nossos concidadãos, numa fase em que os graves problemas económicos e sociais aparecem agora agravados por expectativas de pandemia, situação sempre desestabilizante psicologicamente e que atinge particularmente as famílias.

Assim, a equipa clínica e de aconselhamento da Psicronos, propõe-se a uma acção junto da comunidade, a iniciar no mês de Agosto, para a dispensa de tratamentos psicoterapêuticos, apoio psicológico e aconselhamento profissional e pessoal, a preços acessíveis e de carácter social. Desta acção fará parte um apoio visando a elaboração de curricula e análise do comportamento em entrevistas para novo emprego, ou, nos casos aplicáveis, visando a melhoria das relações profissionais existentes.
Os horários disponíveis abrangerão sábados e domingos, para que as pessoas (sobretudo mulheres) com menos disponibilidade de horário durante a semana não deixem de ter apoio.

Veja as condições do Apoio na Crise em http://psicronos.pt/apoionacrise.htm

Sem comentários: