sexta-feira, abril 26, 2013

DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA: O SURGIMENTO

Um estudo europeu apresentou dados importantes sobre a fase de vida em que um ser humano começa a ter "consciência" do mundo. Segundo os investigadores, a "assinatura neuronal" é caracterizada por 2 momentos percetivos: 

"Nos primeiros 200 a 300 milissegundos, a reacção é totalmente inconsciente e é acompanhada de uma actividade neural que aumenta de forma linear, em função dos objectos apresentados. Já numa segunda etapa, após 300 milissegundos, começa a resposta consciente, segundo indica uma assinatura eléctrica específica do cérebro.

As apresentações de imagens com durações longas permitem alcançar este limiar de reacção eléctrica, considerado um marcador neural da consciência. Em todos os grupos etários dos lactentes, os cientistas observaram a mesma resposta tardia como nos adultos, confirmando "a assinatura neural do estado de consciência".

Os resultados revelam que os mecanismos cerebrais que envolvem a consciência perceptiva já se encontram presentes nos bebés a partir dos cinco meses, apesar de ainda lentos e sofrerem um desenvolvimento progressivo ao longo do crescimento."

Sem comentários: