sexta-feira, fevereiro 21, 2014

O segredo do Desejo numa relação a longo prazo




Nas relações prolongadas, geralmente, esperamos que a pessoa amada seja não só o melhor amigo como o parceiro erótico. Mas Esther Perel argumenta que o sexo bom e com compromisso leva a duas necessidades conflituantes: a necessidade de segurança e a necessidade de surpresa. Então, como se pode manter o desejo? Por que motivo o sexo falha entre casais que se dizem amar eternamente após o casamento?

A cumplicidade, intimidade, companheirismo e relação a dois fortalece-se com a união mas o desejo e o erotismo muitas vezes desvanecem-se com o matrimónio e/ou o aparecimento dos filhos, sendo a prática sexual prejudicada quando há crianças. 

Parece um contrassenso mas as novas gerações esquecem-se da parte afetiva/física e mostram-se menos predispostas a abdicarem da sua individualidade e da sua vida ligada ao materialismo.


* Esther Perel -  nascida e criada na Bélgica, é filha de dois sobreviventes dos campos de concentração nazi, estudou em Israel e terminou o estágio nos Estados Unidos. É membro da American Family Therapy Academy e da Society for Sex Therapy and Research. Convidada frequente enquanto comentadora nos media, Perel marcou presença no programa da Oprah Winfrey, The Today Show, CBC News, Good Day New York, CNN This Morning, entre outros.




Sem comentários: