terça-feira, março 18, 2014

Comunicação com animais. Será possível?

Neste video vemos um ser humano a comunicar (supostamente) com um leopardo e é espantoso.
Penso que vale a pena ver e reflectir sobre este assunto.
Se existe comunicação telepática entre os animais e os seres humanos, porque não entre seres humanos.

Será que a comunicação via identificação projectiva tão falada pela Psicanálise é uma forma de comunicação telepática?


domingo, março 16, 2014

Citação

 

De novo, a criatividade

Para quem costuma ler os meus posts, a criatividade parece ser uma obsessão minha. De facto, não sendo eu artista, no sentido tradicional da palavra, fui percebendo ao longo da vida que é essencial manter esta faceta tão especificamente humana. Somos a espécie animal que inventou a arte. Porque terá sido?

A mim parece-me que os nossos cérebros são naturalmente criativos, mas que, para muitos de nós, a vida se encarrega de a ir matando. É preciso estar atento e não nos deixarmos acomodar em rotinas que desgastam a energia e reduzem a criatividade. É que energia e criatividade andam de mãos dadas.

Este pequeno artigo do site Big Think (site que é de seguir) dá uma série de pistas. Podem não ser necessariamente essas, cada um de nós tem de encontrar aquilo que lhe aumenta a energia e a criatividade. Eu acrescentaria que viajar, pior exemplo, traz sempre ideias e perspectivas novas. O cinema também provoca muitas vezes o mesmo efeito. Conhecer pessoas novas é outra forma. A internet, que tem muitas vezes demasiada informação, dá também pistas interessantíssimas. Ontem vi um site de um artista que desenha com o dedo em janelas embaciadas e fotografa. Tem coisas muito bonitas. É simples e exequível. Exige "só" criatividade.

http://bigthink.com/think-tank/10-steps-to-creativity-and-boosting-intuitive-awareness

 

quinta-feira, março 13, 2014

PRAXES: uma perspetiva psicológica


Depois de algum tempo decorrido sobre o debate público sobre as praxes (suscitada sobretudo pelas mortes de estudantes alegadamente em contexto de praxe), gostava de escrever algo sobre o assunto. Poderá já ser algo tardio mas tem a vantagem de poder ser escrito e lido de forma mais ponderada e menos reativa. 

Um dos debates públicos a que assisti sobre o tema e que me chocou foi o debate feito no programa da RTP1, os "Prós e Contras" (http://www.rtp.pt/play/p1099/e142806/pros-e-contras). Começou como costuma começar o programa, com uma video-reportagem a fazer o apanhado da situação, neste caso das praxes. Este vídeo mostrava trechos de praxes de norte a sul do país onde estavam presentes algumas das faculdades representadas por estudantes no programa. Como estudante que fui da Universidade de Lisboa e tendo assistido a muitas praxes em redor da mesma (durante e pós curso), as atividades que vi retratadas na video-reportagem correspondiam ao tipo de atividades que eu já conhecia. 


Qual não foi o meu espanto quando vejo todo um programa de excelência de debate e reflexão pública a ser quase completamente sabotado por fenómenos grupais de denegação e ataque. Não me refiro apenas à manifestação exaltada, ao estilo de um claque de futebol, da plateia, mas sobretudo a uma posição altamente defensiva dos discursos dos principais intervenientes e representantes da posição pró-praxe. O fenómeno foi tão intenso, a meu ver, que acho merecedor de uma análise per se

Muito simplesmente, todos os representantes de Associações de estudantes das diversas Universidades, a par do Professor de Direito, Eduardo Vera Cruz, foram unânimes e peremptórios em afirmar, não só que a video-reportagem não representava a prática comum e a essência das praxes, como até se sugeriu ter havido, consciente ou inconscientemente, uma seleção enviesada dos piores trechos por forma a passar uma imagem distorcida e desfavorável das praxes. Desta forma, consegui-se chegar ao fim de um programa relativamente longo, sem que a quase totalidade dos estudantes admitisse que as praxes são atividades semelhantes às filmadas publicamente, nem tão pouco se definisse mais concretamente o que são então as praxes na perspetiva dos defensores das mesmas (houve sobretudo pseudo-argumentos que desviavam a atenção exultando as práticas grupais ligadas à Tunas, às serenatas, etc. que muito pouco têm a ver com as praxes propriamente ditas). 

Ou seja, não foi possível haver consenso sobre a primeira questão mais básica: o que são as praxes? Afinal de contas o problema todo residirá na observação, descrição e interpretação "objetiva" da realidade do que se passa nestas atividades grupais. E é esta questão que não pôde ser aprofundada neste grande debate, quer por ter sido desvirtuada pela maioria, quer por não ter havido tempo ou outros níveis de análise mais penetrantes. Gostaria de explorar então um pouco desta questão, relacionando-a com o fenómeno acontecido neste debate.

Sem me querer alongar muito, a praxe corresponde, a meu ver, a um ritual grupal de iniciação/integração num grupo. Mas definir a praxe apenas por esta definição parece não captar a especificidade da maior parte da natureza destas práticas, envolvendo atitudes de domínio e comando, hierarquia, submissão e mesmo humilhação, mais ou menos, coercivas e violentas, principalmente psicologicamente mas também fisicamente (penso não ser assim tão raro). E sobre isto destaco dois pontos:

1- O principal argumento pró praxe parece ser o de que é um importante meio de integração, conhecimento uns dos outros e aprofundar dos laços de formas divertidas. A questão que fica é: será que para haver integração e interação entre colegas recém-chegados e colegas mais velhos, tem de se recorrer a práticas de supremacia e dominação (ainda que, como disse, com diversos níveis de brincadeira, afetividade, coerção ou pressão)?

2- O segundo ponto é talvez o busílis de toda a questão: desde quando é que as brincadeiras que se fazem nas praxes podem ser qualificadas na sua maioria por adjetivos tão pesados como "violentas", "humilhantes", "dominadores", " de submissão", "coercivas"? É aqui que penso haver uma grande dificuldade, não só ao nível dos defensores das praxes, como ao nível mais abrangente da sociedade. Penso que esta é uma das questões que merecia ser debatida e pensada a um nível mais geral e profundo. Tem que ver com o que penso ser ainda, uma transição de valores culturais. Antigamente, por exemplo, a escravidão não era uma violência era normal e natural; antigamemte o voto exclusivamente masculino não era discriminatório, era realista e normal; antigamente a violência doméstica não o era, era simplesmente banal e nada de mais; antigamente as crianças eram posse dos progenitores e desprovidas de direitos, hoje em dia cada vez mais são consideradas como sujeitos com uma dignidade e direitos próprios. Ou seja, a sociedade tem caminhado cada vez mais no sentido de uma maior sensibilidade e proteção dos mais fracos, valorizando a igualdade e liberdade de todos em cada vez mais situações. 

No entanto, estamos longe de ser capazes de discernir com a clareza e indignação suficientes, muitas formas de violência que hoje ainda passam muitas vezes por normais e abaixo do limiar da preocupação/consciência. Não são bem "violências", são manifestações mais ou menos ajustadas ou dentro do socialmente aceitável e que não se justifica serem "dramatizadas". Um destes exemplos é o uso da violência física na educação dos nossos filhos. Dá muito trabalho educar sem bater: exige uma auto-regulação constante, um grande trabalho a montante que envolve muita disponibilidade, paciência e intervenção firme, calma e atempada. É quando algo de entre isto tudo falha que surge a necessidade de coerção ou punição física como descarga da tensão do pai e controlo desesperado da conduta do filho. Esta questão é atualmente controversa por levantar muitas questões de natureza prática e que não terei oportunidade de desenvolver aqui mas que poderá ser aprofundada de forma muito prática e elucidativa no livro "Educar sem bater", de Luís Maia.

Mas isto tudo para voltar à questão, que penso colocar-se neste momento na mente de muitos estudantes defensores da praxe: desde quando é que as brincadeiras que se fazem nas praxes podem ser qualificadas na sua maioria por adjetivos tão pesados como "violentas", "humilhantes", "dominadores", " de submissão", "coercivas"? Esta questão pode também ser acompanhada de outras semelhantes mas respeitantes a outras áreas: desde quando é que dar uma palmada no meu filho é "crime", ou reprovável ou negativo? Desde quando é que insultar veementemente um árbitro é excessivo e não simplesmente normal e natural?

Ou seja, a questão de fundo prende-se com o que foi exemplarmente aprofundado no livro "A loucura da normalidade", de Arno Gruen. É que a responsabilidade daqueles que possuem uma maior experiência e conhecimento (ou seja, os nossos pais, patrões, os decisores e todos os que, como os alunos veteranos, estão numa posição privilegiada (de maior poder) face aos outros) é ainda frequentemente exercida e acompanhada da contrapartida da submissão, controlo e dominação. Em vez de ser um ato de cuidar generoso, é uma troca: eu dou-te coisas e protejo-te e tu prestas-me serventia, reverência ou submissão. Claro que esta troca, mais ou menos "generosa", não é, na maior parte dos casos consciente. No entanto, esta dinâmica de dominação, obediência e conformismo está ainda muito enraizada culturalmente.
Veja-se um trecho do livro de Arno Gruen, exemplificador deste fenómeno na educação:

"«Torno-me no que tu queres para tu tratares de mim. A minha sujeição é, a partir de agora, o meu poder sobre ti, com o qual te obrigo a dedicares-te a mim.» Assim, o ato de se fazer dependente converte-se na vingança pela sujeição. Este ato tem várias facetas. Primeiro, a criança adota o critério dos pais. O que dá pelo nome de interiorização. É, portanto, um processo de colaboração pela subjugação. Segundo, isso significa que a criança começa a odiar em si tudo o que possa fazê-la entrar em conflito com as expetativas dos pais. E, terceiro, este ódio de si próprio acarreta a predisposição a subjugar-se cada vez mais."

Este fenómeno, eminentemente, inconsciente (porque intolerável à consciência humana!) funda a violência humana, no ataque que faz à autenticidade e autonomia da criança. Ela aprende desde que nasce que se fizer certas coisas é má e que os pais ficam contentes com ela se for como eles "querem". E assim, nasce a troca social fundadora da dominação, obediência e conformismo: troco a minha liberdade, autonomia e (auto-)empatia, bem como, a minha responsabilidade, pela segurança e conforto do conformismo fomentador da pertença e aceitação. O "conformista" típico poderia então ser definido como "um homem sem grande ambição, mas capaz de arranjar uma explicação do mundo que lhe permita viver sem ambiguidade" (Naipul, cit. por Gruen, 1995).

Este fenómeno pode ser visto com grande clareza nos casos extremos que são os cultos e seitas, ou os contextos de guerra (o holocausto, em particular) onde a obediência é claramente mais valorizada do que a liberdade e responsabilidade pessoais. Ou ainda no chamado "síndrome de Estocolmo", em que os subjugados são de tal forma coagidos que "aprendem" mesmo a aliar-se aos agressores como forma inconsciente de se aliarem à vida (evitando assim o medo de morrer associado naquele contexto à desobediência e à liberdade). 

Retomando o exemplo das praxes, podemos ver como parece ser um fenómeno, quase a meio termo entre cultura e culto: possui um código próprio, uma organização social e hierárquica bem definida e rituais grupais. A amostra do comportamento das comissões de praxe e outros estudantes presentes no programa Prós e Contras agiram como um grupo muito coeso e uniforme (nas ideias e nos "uniformes") numa lógica de in group, out group, ou seja, defendendo instintivamente os seus e reagindo agressiva e instintivamente aos de fora, aliás, numa lógica semelhante às interações entre "veteranos" e "caloiros". Os valores do grupo foram tão manifestamente presentes que surpreendentemente se sobrepuseram à própria realidade do que são as praxes, numa atitude de denegação defensiva da realidade com o objetivo de proteger o clã. 

Outra questão diz respeito aos processos inter-geracionais e culturais que levam à continuidade e manutenção do sistema. Sabe-se que a aprendizagem social se faz sobretudo por identificação aos modelos sociais. Numa sociedade de hierarquia e poder, quem foi subjugado quererá depois redimir-se e subjugar alguém assumindo ele próprio o poder do seu modelo de relação.

A verdade é que o contexto de praxe fomenta dinâmicas relacionais de sadismo e masoquismo que, por melhor que se possam desenrolar e tolerar na maior parte dos casos, são um terreno muito propício a abusos daqueles que mais abusados foram nas suas vidas e por isso mais rédea solta dêem aos seus impulsos sádicos. O que fazer? Não sei. Antes de mais pensar e sensibilizar para o assunto.  

Para terminar o artigo que já vai longo, chamar à atenção para os traumas que resultam destas dinâmicas sociais de certos graus de violência, sobretudo psicológica. Hoje, felizmente, já não é só a violência física que é fonte de preocupação e cada vez mais se atenta a esta, muitas vezes pior, forma de violência. Neste sentido, a psicoterapia EMDR revela-se como particularmente útil pela sua vocação e eficácia de realce em problemáticas de cariz traumático.

Sobre EMDR: http://www.psicronos.pt/consultas/emdr_12.html  

quarta-feira, março 12, 2014

YOGA E RELAÇÕES AMOROSAS: QUE LIGAÇÃO?




Li um artigo num dos blogues que sigo que faz um paralelismo interessante entre os princípios básicos do Yoga e as relações amorosas:





-Vínculo/Ligação: As posturas do yoga desenvolvem-se a partir de uma ligação a uma base estável, que permite que respiração flua livremente e explorar a prática, da mesma forma que é necessário criar uma ligação com o/a parceiro/a, assente em bases sólidas de confiança e afeto, que permitem expressar-se livremente e explorar a relação.

-Regularidade: a prática regular do yoga é muito mais recompensadora ao longo do tempo, do que workshops ou retiros pontuais, que são importantes para complementar e fazer novas aprendizagens, mas não sustentam a prática. Do mesmo modo, o contacto e a comunicação regulares numa relação são essenciais para aprofundar o vínculo permitindo depois desfrutar melhor e aprender mais sobre o outro em férias ou fins-de-semana mais excitantes.

-Passo a Passo: Querer avançar demasiado rápido para posturas avançadas aumenta o risco de lesões, enquanto que respeitar o ritmo permite perceber de que modo o corpo responde, dando tempo e experiência para que nos possamos adaptar à experiência. Ter tempo para conhecer alguém dá-nos tempo para ensaiar respostas e experiências com o outro, pelo que procurar acelerar a relação ou fazer planos demasiado cedo, aumenta a possibilidade de desilusão.

-Persistência: Manter uma postura durante algum tempo permite aprofundar a sensação que produz, sentir a respiração e a resposta do corpo, da mente e das emoções, do mesmo modo que dar tempo à relação permite que esta se desenvolva, investindo naquilo que podem criar juntos.

-Quietude: A prática de yoga inclui períodos de quietude, seja em que postura for, dá-se tempo à tranquilidade e a consciência de si próprio, do mesmo modo que numa relação é importante que se consiga continuar a estar consigo próprio e aprofundar os sentimentos.

O Yoga é uma prática e uma filosofia assente no bem-estar e na ligação ao próprio. Estes princípios e paralelismos poderão ser encontrados noutro tipo de práticas que visam a consciência de si próprio e o bem-estar. Porque, na verdade, para estabelecer relações amorosas saudáveis, é necessário que a relação com o próprio seja saudável, o que muitas vezes também requer aprendizagem: aprender a respeitar-se e aceitar-se, a ter tempo e a dar-se tempo a si próprio, a persistir e a tranquilizar-se.



segunda-feira, março 10, 2014

O Elefante Acorrentado



Esta história, aparentemente simples, trás consigo uma metáfora...a de que mesmo quando já somos fortes e crescidos, e podemos tomar as nossas próprias decisões, ficamos aprisionados nas cordas do passado, que nos diziam que não éramos capazes...

Retire alguns minutos do seu tempo para ler esta história ao seu filho, sobrinho, primo...a um pequeno ou a um jovem e aproveite também para a saborear, pensar, discutir...ver o que os pequenos leitores entendem dela (provavelmente muito diferente do adulto mas igualmente interessante!).

Além da história, este livro tem também um grafismo interessante, e pode bem ser uma sugestão para um final de dia em família...

Boa Leitura!

Carla Ricardo
Psicronos Setúbal
Departamento da Infância

quarta-feira, março 05, 2014

SEXUALIDADE INFANTIL (II): VAMOS BRINCAR AOS MÉDICOS?

Como vimos na publicação anterior, a masturbação começa bastante cedo através da exploração natural que a criança faz do próprio corpo. Trata-se de uma gratificação meramente sensorial, que conduz a sensações prazerosas e ao alívio de tensões, não tendo nesta altura qualquer caráter sexual, em situações normais. No entanto, a erotização que os pais fazem deste comportamento tende a gerar desconforto, apreensão e repreensão. Esta atitude negativa leva muitas vezes ao aumento da tensão e da curiosidade, reforçando a masturbação.

Por volta dos três anos, a criança já vai percebendo que existem diferenças entre meninas e meninos, o que conduz a perguntas embaraçosas, mas também à exploração do corpo do outro. “Porque é que a mana não tem pilinha?”, “A minha pilinha também vai cair como a da mamã?” são perguntas frequentes colocadas pelos rapazes. Já as raparigas tendem a ficar intrigadas a observar aquele órgão pendurado no corpo do irmão ou do pai, procurando tocar e perguntando se também vão ter um igual. A estas perguntas que pai e mãe procuram empurrar de um para o outro, há que responder de forma aberta, tranquila, mas resumida ao essencial. As crianças satisfazem-se com explicações simples. Se sentirem que há atalhos ocultos no meio do nervosismo, vão querer continuar a exploração. Se não obtiverem resposta às suas questões ou receberem uma atitude negativa, poderão procurá-la noutros contextos, sem que os pais tenham controlo do que se passa.

Entre os 4 e os 6 anos começam também a surgir as brincadeiras de médicos, em que as crianças se examinam mutuamente. Mais uma vez, este comportamento é de descoberta, sem conotação sexual, devendo os pais preocupar-se apenas se estiverem envolvidos adultos ou crianças mais velhas. Surgem outros embaraços para os adultos, principalmente nos meninos, que começam a testar o alcance da sua arma, sobretudo quando urinam. Tendem a ter outras brincadeiras no Jardim de Infância, baixando as calças com frequência e espreitando os pénis dos colegas. Também os educadores têm um papel fundamental na gestão destes comportamentos, evitando ridicularizar ou castigar as crianças.

A partir dos 4 anos já conseguem aprender que a exploração deve ser feita em privado, pelo que os pais devem conduzir a criança ao seu quarto ou à casa de banho, sem repreensão, dizendo “eu sei que te sabe bem quando mexes aí e não faz mal, mas deves fazê-lo quando estás sozinho/a”. É também a altura de ensinar de forma clara que mais ninguém pode tocar-lhe nos genitais, exceto os pais ou outro adulto de confiança nas rotinas de higiene. E que se alguém o fizer, deve contar aos pais. Se os pais percebem que a criança recorre a objetos, enquadrados ou não na brincadeira dos médicos, devem igualmente explicar-lhe que não deve fazê-lo, para que não se magoe.

Qualquer que seja a idade, a ansiedade e a proibição por parte dos pais tendem apenas a reforçar o fascínio e a curiosidade. Se a criança se sente envergonhada ou culpada, irá reprimir as suas questões, comprometendo um diálogo saudável e preventivo. Por outro lado, quanto menos os pais chamarem a atenção para o comportamento masturbatório, menos focada estará a criança nos seus genitais e nos dos outros.

Comentários como “isso é feio”, “não mexas aí porque é sujo”, “és um/a menino/a muito feio/a quando fazes isso”, “isso é porcaria e não se faz”, “vais ficar de castigo” estão proibidos!

Continuaremos a desenvolver o tema, nomeadamente no que respeita à hiperexcitação e a sinais de alerta ligados à masturbação.

Alexandra Barros
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
Diretora do Departamento da Infância

Saiba mais sobre a consulta de Psicologia Infantil AQUI

terça-feira, março 04, 2014

Uma história que ajuda a explicar a morte às crianças.

http://www.paisefilhos.pt/index.php/opiniao/eunice-guerreiro/6025-historias-que-ajudam-quando-o-dinky-morreu




Susana Morão
Psicóloga clínica e Psicoterapeuta
Departamento da infância (Almada)

http://www.psicronos.pt/consultas/psicologia-e-psicoterapia-infantil_5.html

segunda-feira, março 03, 2014

Como Sobreviver á Ansiedade...??? Será que EMDR funcionaria neste caso?

Como Sobreviver á Ansiedade!
Análise de um testemunho.

Ao trabalhar com bastante frequência com pessoas que sofrem de ansiedade, muitas vezes cruzam-se referências de artigos científicos e publicações em jornais e revistas. Numa destas trocas de informação com um paciente, ele enviou-me o seguinte link, http://www.publico.pt/sociedade/noticia/sobreviver-a-ansiedade-1621701  acerca de um artigo que ele tinha encontrado sobre ansiedade.
Este artigo do público é um pouco extenso, mas vale a pena ler até ao fim pela clareza da exposição e pela maneira como consegue dar uma noção na primeira pessoa do que é sofrer de ansiedade.
Uma das coisas que mais impressionou neste artigo foi a dificuldade de obter resultados positivos por parte de SCOTT STOSSEL.
Este homem, segundo ele, passou por várias terapias Eis o que já experimentei: psicoterapia individual (três décadas disso), terapia familiar, terapia em grupo, terapia cognitivo-comportamental, terapia racional emotiva e comportamental, terapia de aceitação e compromisso, hipnose, meditação, desempenho de papéis, terapia de exposição interoceptiva; terapia de exposição in vivo, livros de auto-ajuda, massagens terapêuticas, orações, ioga, filosofia do estoicismo e cassetes áudio encomendadas em anúncios infocomerciais de televisão fora de horas.” Cit.
Nesta lista faltam algumas terapias. Uma delas é o EMDR, seria possível que esta terapia tivesse sucesso onde as outras não tiveram? Na minha opinião sim! Eu vou explicar o motivo pelo qual eu acho que vale a pena experimentar efetuar EMDR quando outras terapias não produzem resultados significativos.
O EMDR trabalha em vários níveis simultaneamente. Quando trabalhos determinado evento da vida, procuramos sempre apreender quatro dimensões. As imagens, as emoções, os pensamentos e as sensações. Estes quatro elementos compõem as nossas memórias. E é a partir delas que a nossa perceção do presente se forma.
Dando um exemplo do SCOTT STOSSEL, ele vive em função de evitar uma série de sensações fisiológicas associadas ao sistema digestivo. Ele tentou um método, entre vários, bastante intenso e radical a exposição ao vivo. Este método é bastante eficaz para algumas pessoas… mas lamentavelmente não para todas. Nesta preocupação em particular a terapia EMDR  pode ter uma abordagem um pouco diferente, ao trabalhar os pensamentos de uma forma similar aos eventos traumáticos. Ou seja, trazer simplesmente os pensamentos e as imagens associadas para a memória e efetuar um protocolo básico de EMDR.
O que acontece na maioria dos casos, em que isto é feito, é uma diminuição progressiva das emoções associadas aos pensamentos recorrentes. Mais tarde, com a continuação das sessões em EMDR, o paciente habitualmente reporta uma diminuição drástica dos pensamentos que o preocupavam.
Neste caso do SCOTT STOSSEL, os sintomas são bastante extensos e complexos, o que faz com uma terapia de EMDR tivesse uma duração bastante mais longa que o habitual, mas valerá sempre a pena tentar esta abordagem de psicoterapia quando todas as outras não resultaram.
                Afinal o EMDR é a terapia que mexe com o “hardware”  e com o “software” ao mesmo tempo, isto segundo os estudos comparativos de imagens de funcionamento do cérebro antes e depois da terapia. (como já foi demonstrado em post´s anteriores aqui no Salpicos)


Em breve escreverei mais acerca deste artigo, uma vez que é um testemunho tão completo do sofrimento que muitas pessoas passam no seu dia-a-dia.

sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Mathieu Ricard, conferencia pública-Auditório da Aula Magna da Universitária Lisboa - 4 MAIO 2014



A Fundação Kangyur Rinpoche e a Songtsen - Casa da Cultura do Tibete têm o prazer de anunciar que Matthieu Ricard, o conhecido monge budista, escritor, membro do Mind and Life Institute e colaborador em diversas universidades na investigação do efeito do treino da mente sobre o cérebro, estará em Lisboa para uma Conferência Pública, no dia 4 de Maio de 2014.
A conferência terá o título "Felicidade e Altruísmo” e terá lugar na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.


Matthieu Ricard é um monge budista francês, fotógrafo e autor. Vive e trabalha no mosteiro Shechen Tennyi Dargyeling no Nepal, Himalaias, há quarenta anos.
Nascido em França em 1946, filho do conhecido filósofo francês Jean-François Revel, cresceu no seio das ideias e personalidades dos círculos intelectuais franceses. Viajou para a Índia em 1967.
Doutorado em genética molecular no Instituto Pasteur de Paris em 1972, decidiu abandonar a sua carreira científica e concentrar-se na prática do budismo tibetano. Estudou com Kangyur Rinpoche e alguns outros grandes mestres dessa tradição e tornou-se estudante próximo e auxiliar de Dilgo Khyentse Rinpoche, até ao seu falecimento em 1991. Desde então, tem dedicado a sua actividade à realização da visão de Dilgo Khyentse Rinpoche.
As fotografias de Matthieu Ricard de mestres espirituais, das paisagens e das pessoas dos Himalaias têm aparecido em inúmeros livros e revistas. Henri Cartier-Bresson disse do seu trabalho, "a vida espiritual de Matthieu e a sua câmera são um só, donde brotam estas imagens, fugazes e eternas".
Ele é o autor e fotógrafo de “Tibet, An Inner Journey” e “Monk Dancers of Tibet” e, em colaboração, os fotolivros “Buddhist Himalayas”, “Journey to Enlightenment” e recentemente “Motionless Journey: From a Hermitage in the Himalayas”. Matthieu Ricard é o tradutor de diversos textos budistas, incluindo “The Life of Shabkar”.
O diálogo com seu pai, Jean-François Revel, em “O Monge e o Filósofo”, foi um best-seller na Europa e foi traduzido para 21 idiomas, e “The Quantum and the Lotus” (em co-autoria com Trinh Xuan Thuan) refletem o seu interesse de longa data pela Ciência e o Budismo.
No seu livro de 2003 “Plaidoyer pour le Bonheur” (publicado em Inglês em 2006, como “Happiness: A Guide to Developing Life’s Most Important Skill”) explora o significado e plenitude da felicidade e foi um grande best-seller em França.
Matthieu Ricard foi apelidado de “a pessoa mais feliz do mundo” pelos media depois de ser voluntário para um estudo realizado na Universidade de Wisconsin-Madison sobre a felicidade, posicionando-se significativamente acima da média obtida após os testes de centenas de outros voluntários.
Membro do conselho do “Mind and Life Institute”, que é dedicado a encontros e pesquisa em colaboração entre cientistas e estudiosos budistas e praticantes de meditação, as suas contribuições foram publicadas em “Destructive Emotions” (editado por Daniel Goleman) e noutros livros de ensaios. Matthieu Ricard está também profundamente envolvido na investigação sobre o efeito do treino da mente sobre o cérebro, nas Universidades de Wisconsin-Madison, Princeton e Berkeley.
Matthieu Ricard foi condecorado com título de Cavaleiro da “Ordre National du Mérite” pelo presidente francês François Mitterrand pelos seus projetos humanitários e pelos seus esforços para preservar o património cultural dos Himalaias.
Em 2013 publicou o livro "Plaidoyer pour l'altruisme", onde explora o poder de transformação positiva que uma verdadeira atitude altruísta pode ter nas nossa vidas.
Nos últimos anos tem dedicado os seus esforços e doa todos os proventos do seu trabalho, em favor de trinta projetos humanitários na Ásia, que incluem a manutenção e construção de clínicas, escolas e orfanatos na região: www.karuna-shechen.org.
Desde 1989, actua como intérprete de Francês para S. S. o Dalai Lama.

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Fundação Kangyur Rinpoche
Actividades:
Rua Padre Luís Aparício, nº9 - 6º E
1150 - 248 Lisboa
Telefone: 21 388 75 21
Correspondência:
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1500 - 197 Lisboa
www.krfportugal.org

sábado, fevereiro 22, 2014

Medo Bom vs Medo Mau

Lancei recentemente (este mês) um livro com um título sonante

Este livro aborda a temática do bullying, mas também a infância, a adolescência, a parentalidade, a educação, a convivência, as amizades e a cidadania. É necessário revisitar e revisar alguns conceitos para que consigamos compreender certo tipo de comportamentos.
Ora, com um título a evocar o medo, é fácil perceber que existe um denominador comum entre todas estas temáticas, apesar de assumir conotações e idades distintas (infancia, adolescência e idade adulta). Aliás, o medo é algo inerente à condição humana, e protetor, mas sabemos também que se torna nefasto, corrosivo e dilacerante se experimentado em proporções aumentadas e constantes. Não são raros os casos em que encontramos pessoas com medo de tudo, até medo de ter medo.
Será então necessário diferenciar o Medo Bom do Medo Mau, como uma vez uma pré-adolescente me disse.  Aquele medo que nos alerta para os perigos é efetivamente o medo bom, mas aquele que nos aterroriza, nos deixa temerosos, inseguros, constantemente em estado de alerta, sentido potenciais perigos em tudo quanto é lugar, é mau, muito mau. Imagine o que acontece a uma criança/adolescente que vive diariamente nestas condições... a formação da sua personalidade fica comprometida, evidentemente.

Tânia Paias
Psicóloga e Psicoterapeuta na Psicronos
Departamento da Infância (Faro e Portimão)
Responsável pelo Portal Bullying

http://www.psicronos.pt/consultas/psicologia-e-psicoterapia-infantil_5.html
http://www.portalbullying.com.pt/

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

O segredo do Desejo numa relação a longo prazo




Nas relações prolongadas, geralmente, esperamos que a pessoa amada seja não só o melhor amigo como o parceiro erótico. Mas Esther Perel argumenta que o sexo bom e com compromisso leva a duas necessidades conflituantes: a necessidade de segurança e a necessidade de surpresa. Então, como se pode manter o desejo? Por que motivo o sexo falha entre casais que se dizem amar eternamente após o casamento?

A cumplicidade, intimidade, companheirismo e relação a dois fortalece-se com a união mas o desejo e o erotismo muitas vezes desvanecem-se com o matrimónio e/ou o aparecimento dos filhos, sendo a prática sexual prejudicada quando há crianças. 

Parece um contrassenso mas as novas gerações esquecem-se da parte afetiva/física e mostram-se menos predispostas a abdicarem da sua individualidade e da sua vida ligada ao materialismo.


* Esther Perel -  nascida e criada na Bélgica, é filha de dois sobreviventes dos campos de concentração nazi, estudou em Israel e terminou o estágio nos Estados Unidos. É membro da American Family Therapy Academy e da Society for Sex Therapy and Research. Convidada frequente enquanto comentadora nos media, Perel marcou presença no programa da Oprah Winfrey, The Today Show, CBC News, Good Day New York, CNN This Morning, entre outros.




quinta-feira, fevereiro 20, 2014

DESENVOLVER a C R I A T I V I D A D E com EMDR (Eye Mouvement Desensitization and Reprocessing)


Quero escrever o presente post, e sinto-me com dificuldade de arranque.   

Como é que o EMDR poderá estar ao serviço da instalação de recursos para o desenvolvimento da criatividade? Impasse...                                                                                                                    
Resolvo ‘beber do próprio veneno’, isto é, aplicar o próprio método à produção deste texto e seguir a via da experiência.  Socorro-me de um colega especializado também em EMDR, para realizar comigo o processamento bilateral,  e desbloquear o meu impasse de escrita. O que descrevo seguidamente é tão simplesmente o que se passou comigo, ao nível consciente dos pensamentos, imagens, sensações e emoções,  durante os  breves 15 minutos de processamento que fizémos e que ilustra o processo em si, e os efeitos que poderá provocar em matéria da percepção e das associações.

I. Sendo questionada sobre que imagem me ocorre que possa representar a criatividade, à medida que decorre o primeiro set de estimulação bilateral, surge-me  a imagem de uma torneira cromada absolutamente vulgar.

II.“Regista isso e continua a partir daí” ouço o meu colega dizer-me; da minha parte,  sinto-me tranquila e mantenho presente a imagem dessa torneira. A única coisa que me ocorre nessa etapa do processamento é que a criatividade,  tal como a torneira pode estar fechada ou aberta, mais fechada ou mais aberta. E se estiver fechada a criatividade também é estancada.

III.Prossigo, de olhos fechados –com novo set de estimulação-, e surge-me que o caudal da água, e da criatividade, serem mais abundantes de acordo com a potência do abastecimento (a quantidade do recurso na rede) e com a ação, deliberada ou não,  exercida sobre a torneira...condições externas e internas. Reparo, ou penso, que tal como o corpo para funcionar eficazmente precisa da necessária hidratação também a mente, e a pessoa no seu todo, precisam dessa outra hidratação gerada pelo fluxo de criatividade ou energia criativa, para as fazer sentir plenas e vivas; e que qualquer corte ou bloqueio da criatividade ameaça esse funcionamento podendo provocar impasses, quase sempre acompanhados dalgum sofrimento psíquico, e chegar a comprometer satisfação, prazer, auto-estima, e resultados.

IV. Continua a estimulação, e ocorre-me que o fechar da torneira, e neste caso o bloquear da criatividade, são intencionalmente, ou não, accionados (ou agidos) pela pessoa...Pergunto-me sobre o que levará alguém a querer travar a sua criatividade e impedir-se de sentir o gozo do seu fluxo e o resultado da sua ação? Visualizo uma imagem completamente branca (a criatividade) que começa a partir do canto superior direito a ser vigorosamente inundada de espessa tinta preta que toma conta, esconde, devora ou asfixia o espaço branco - como se no espaço tridimensional de um tanque de água, ou do mar,  a transparência da água desaparecesse com o ataque de tinta preta libertada por um polvo... 
Na imagem bidimensional original o branco desaparece muito rapidamente , aniquilado pelo poder invasor da tinta preta e fica uma pequena ilha branca a resistir no canto inferior esquerdo da página dominada pela fúria do negro. Sinto-me transtornada fisicamente à medida que esta imagem aparece: inquieta e com uma sensação desagrável no abdomen, uma sensação de murro no estômago. Como num cartoon, imagino essa pequena mancha branca espartilhada, e encostada às margens, a ganhar vida e a começar a mexer-se,  começando a escavar por entre a tinta preta,a riscá-la de branco, e vejo-a a aumentar a sua margem e a reconquistar o seu espaço...


















Terminámos por aqui, o que não sucederia numa sessão de EMDR, em geral com uma duração bastante mais longa (60-90 minutos). O que fica registado é a descrição objetiva desta experiência pessoal e do que subjetivamente sucedeu durante a micro-sessão.

O EMDR pode ser utilizado por terapeutas especializados não somente para alteração de padrões repetitivos entrelaçados com memórias traumáticas e ultrapassar situações perturbadoras, mas para produzir material associativo e para desenvolvimento e instalação de recursos como, neste caso, da criatividade. 
Esta intervenção é particularmente útil  quando pensamos em pessoas que dependem fundamentalmente deste recurso para o desempenho da sua performance artística ou criativa, e para quem estes impasses  e 'nós' podem acarretar custos pessoais e profissionais elevados.


Isabel Botelho
Psicóloga - Psicoterapeuta - Executive Coach



SEXUALIDADE INFANTIL (I): SOCORRO, O MEU FILHO MASTURBA-SE!

A descoberta da masturbação infantil é, para a maior parte dos pais, tanto ou mais chocante que a descoberta que os filhos fazem a propósito da sexualidade dos pais!

A maioria dos pais ficará ainda mais chocada ao perceber que essa masturbação começou muito antes do que pensam. Este é um tema delicado, aliás como quase todos os temas que envolvem a sexualidade, esse eterno tabu, que tende a desencadear muitas questões, angústias e preocupações nos pais. 

É normal? Aceitável? Faz mal à saúde? O que significa? O que fazer?

As crianças descobrem os seus genitais da mesma forma que vão descobrindo as restantes partes do corpo. O facto de estarem cobertos pelas fraldas parece suscitar maior curiosidade e a exploração vai acontecendo, essencialmente a partir do segundo ano de vida, a cada muda de fralda e, mais ainda, quando se inicia o controlo dos esfíncteres. Os genitais são uma área bastante sensível e inervada desde muito cedo, pelo que as crianças têm sensações agradáveis quando se tocam numa exploração inicialmente não intencional. Ao perceberem estas sensações prazerosas, tendem a repeti-las. O menino de dois anos pode ter uma ereção e a menina procura introduzir objetos naquele misterioso orifício. Podem estimular-se com os dedos, esfregar-se numa almofada ou num boneco, o que tende a alarmar os pais e a conduzir à desaprovação que aumenta a curiosidade e a excitação em torno desta experiência.

Nesta fase inicial, a busca do prazer sexual prende-se essencialmente com a necessidade de descarregar tensões e de se acalmar, servindo o mesmo propósito que o chuchar no dedo ou o balancear-se. A frequência e a intensidade da masturbação infantil é que poderão ser sinais de alarme, embora a atitude dos pais desempenhe um papel preponderante na forma como evolui o comportamento sexual da criança.

Continuaremos a desenvolver este tema nas próximas semanas. Acompanhe-nos e relaxe!

Alexandra Barros
Psicóloga e Psicoterapeuta
Diretora do Departamento da Infância da Psicronos

http://www.psicronos.pt/fasesdavida/bebe_1.html

http://www.psicronos.pt/fasesdavida/crianca_2.html

terça-feira, fevereiro 18, 2014

Net-Psi dos portugueses emigrantes



Foi lançada recentemente uma página do Facebook destinada a apoiar os emigrantes portugueses espalhados pelo mundo. O objetivo é apoiar esta nova vaga de emigração disponibilizando serviços de apoio psicológico profissional. A página procura também agregar experiências, partilhas e informações/notícias sobre a emigração, assim como, sensibilizar para a importância do desenvolvimento pessoal e emocional, sobretudo em situações de crise.

A emigração, propiciando uma nova perspetiva de vida, em princípio para melhor, é também uma experiência de uma grande transição que pode colocar os seus problemas. Muitas vezes o emigrante pode ver-se numa situação de algum desamparo, quer do ponto de vista económico-laboral, quer do ponto de vista relacional-emocional.

O atendimento à distância surge nestes casos como um meio privilegiado de apoio, concretizado através da video-conferência (ex. Skype), telefone, conversação por chat ou por mail.

Visite-nos em: https://www.facebook.com/net.dos.emigrantes.portugueses

http://www.psicronos.pt/consultas/atendimento-a-distancia-onlinetelefone_7.html

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Perturbações do Sono nas Crianças

São vários os aspectos que podem perturbar o sono das crianças. Em determinadas situações podem contribuir negativamente para o desenvolvimento da criança e afetar certas atividades como, por exemplo, a escola nas suas várias dimensões. Normalmente não são graves e passam com a idade, no entanto dar-lhes a atenção adequada pode ajudar a criança a ultrapassar estas fases com mais facilidade.

Insónias
Uma insónia caracteriza-se essencialmente pela falta de sono ou pela dificuldade prolongada em adormecer. Geralmente estão associadas a momentos críticos do desenvolvimento ou a uma mudança brusca na vida da criança com, por exemplo, uma mudança de escola, de quarto, separação entre os pais, morte de um amigo ou familiar, doenças, nascimento de um irmão, entre outras.

Agitação Noturna
A agitação nocturna caracteriza-se por uma perturbação rítmica do sono em que a criança pode bater com a cabeça, virar a cabeça de um lado para o outro continuamente, simular convulsões, gemer, grunhir, rosnar e/ou dar gritos. Na maioria dos casos é uma situação normal.

Terrores Noturnos
Os terrores nocturnos não devem ser confundidos com pesadelos. A idade em que normalmente ocorrem os primeiros é mais precoce. No terror nocturno, a criança grita - muitas vezes um autêntico grito de terror - e apresenta grande agitação corporal. Este é um fenómeno que se instala normalmente na segunda metade da noite e que transporta a criança para um estágio em que nem está acordada nem está a dormir. Desta forma, não lhe é permitido fazer a distinção entre sonho e realidade, pelo que não está apta a dar pela presença dos pais podendo até, na influência deste estado, lutar para os afastar.
Os episódios de terror noturno podem despertar um enorme sentimento de desespero e de impotência nos pais, uma vez que tentar acalmar a criança não resulta podendo até, no caso de forçar o acordar, que a criança confunda os pais com as sensações que está a ter e isso aumentar ainda mais a confusão. O  melhor será contar uma história em tom de voz calmo, repondo a criança numa posição confortável na cama para que volte a dormir tranquilamente.

Pesadelos
Os sonhos ocorrem várias vezes em fases de sono REM (“Rapid Eye Movement”), normalmente 4 a 5 vezes por noite e dependem da criança, da idade e dos acontecimentos do dia-a-dia. Os pesadelos caracterizam-se como sendo um sonho desagradável. Não se sabe o que os provoca, mas sabe-se que determinados incómodos físicos ou acontecimentos os podem desencadear, tais como dormir numa cama pequena, dormir sobre um braço ou uma perna que estão a ser magoados, ter a bexiga cheia, ter frio, mudança de escola, nascimento de um irmão, morte de um familiar, mudança de quarto, assistir a um filme de terror ou ouvir uma história em que existam vilões, animais ferozes ou ocorrências negativas, entre outros. Os pesadelos começam geralmente por volta dos 3 anos, uma vez que é nessa idade que a fantasia começa a povoar o mundo das crianças. Os pesadelos são acontecimentos normais, excepto se se acentuarem e se tornarem rotina.
Em caso de pesadelos, a criança pode mesmo acordar e muitas vezes até se consegue lembrar do sonho. É importante a presença dos pais para testemunhar que «tudo não passou de um pesadelo». E isso tem que ser dito mas, sobretudo, mostrado afectivamente com abraços e colinho. Só assim, através do mimo, a criança consegue libertar-se do medo. A voz tranquila da mãe ou do pai ajudam muito, mas para isso não podem estar a pensar em si, na noite interrompida, no trabalho do dia seguinte ou que já não vão dormir essa noite. Às vezes é preciso fazer uma vistoria ao quarto, para ajudar a entender que não está nenhum monstro escondido. Finalmente, dizer taxativamente: «tiveste um sonho mau, mas foi só um sonho» e pegar em algo que a criança diga, servindo-se também do objecto transicional (fralda/boneco preferido, etc.) ou de uma história que possa repor a calma e a confiança de que tudo vai ficar bem.
A análise do sonho poderá ficar para o dia seguinte num ambiente de brincadeira. Convém perceber – quando os pesadelos se repetem ou quando são sempre sobre o mesmo tema – se há algum factor na vida da criança que lhe possa estar a provocar stresse. Se não ocorrerem melhoras, será bom falar com alguém especializado, pois em algumas situações são um sinal de que algo não está bem com a criança.

Sonambulismo
Define-se sonambulismo como o «semi-acordar e andar». Quando se está a dormir o corpo fica relativamente imóvel. No entanto, no caso do sonambulismo, os mecanismos de paralisação do sono não actuam de forma eficaz e a criança deambula pela casa, com uma relativa percepção do espaço. Para reduzir o risco de acidente, é bom ter uma luz de presença nos corredores. Se a criança dorme em beliche deverá fazê-lo sempre na cama de baixo. Proteger escadas e fechar as portas exteriores (ou da casa de banho e da cozinha) à chave é fundamental. Quando dá conta que o seu filho anda pela casa, reencaminhe-o suavemente para a cama, orientando o percurso, sem falar ou dizendo um mínimo de palavras com voz suave e carinhosa.
O sonambulismo pode corresponder a fases de transição de ritmo de sono e a sonhos e normalmente acontece cerca de duas horas após o deitar, embora varie de criança para criança. O sonambulismo tende a passar com a idade.

Bruxismo
O bruxismo é o nome médico do vulgar ranger dos dentes durante o sono. Pode resultar de um controlo ainda imperfeito dos movimentos maxilares, do desalinhamento dentário normal da idade, de parasitas intestinais, entre outros. Tirando as excepções mais graves em que um dentista deve ser consultado, o bruxismo tende a desaparecer, embora se possa prolongar até à adolescência. Os pais podem ajudar, sobretudo quando há stresse envolvido, mantendo-se calmos e fazendo da hora do adormecer um momento tranquilo.

Algumas Sugestões Para Ajudar a Criança a 
Ultrapassar as Diversas Perturbações do Sono

1. Abraçar e confortar a criança, falando tranquilamente.
2. Ouvir os seus receios com atenção e respeitá-los (pode inclusive explicar-lhe que quando era criança também lhe aconteceu o mesmo);
3. Fazer com que a criança entenda que você está ali e que não permitirá que algo aconteça;
4. Aceitar as sugestões da criança ou indicar-lhe soluções (pegar numa vassoura e varrer os medos, deixar um peluche num lugar especial que a irá proteger, espalhar uns pós mágicos, abrir os armários e espreitar debaixo da cama para ver que não existe nada de mal, etc.)
5. Oferecer à criança um objecto de conforto, como por exemplo o seu peluche preferido ou deixar uma luz de presença acesa;
6. Durante o dia, sempre que for possível, abordar o assunto de forma natural e tentar não super-proteger exageradamente.
7. Decorar o quarto da criança de forma harmoniosa e de tornar agradável o momento de dormir, colocando uma música calma, uma luz serena, contar ou assistir a uma história (caso a mesma tenha acontecimentos ou personagens negativa explicar que no final o "bem" acabará por vencer ou, nos casos mais graves, alterar a história), etc. Acima de tudo, tranquilize-se e transmita calma ao seu filhote.

Se os sintomas persistirem procure a ajuda de um Psicólogo ou de um Pedopsiquiatra. O profissional ajudá-lo-á a compreender o que se passa com o seu filho e juntos poderão resolver o problema.


António Neves
Psicólogo Clínico e Psicoterapeuta
Departamento da Infância (Delegação da Maia)

http://www.psicronos.pt/consultas/psicologia-e-psicoterapia-infantil_5.html

Uma Imagem Vale Mil Emoções: O Corpo e o Trabalho de Imagens em Psicodrama. - workshop

Convite


As Direções da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo (SPPPG)  e da

Sociedade Portuguesa de Psicossomática (SPP) têm o prazer de o/a convidar a participar:


"Uma Imagem Vale Mil Emoções:

O Corpo e o Trabalho de Imagens em Psicodrama."


João Paulo Ribeiro*
João Domingues**
Maria Bibas Pereira***


Livraria Ler Devagar - LISBOA - 18 de Fevereiro (Terça-feira), 21h30


Contamos com a sua presença!

Luísa Branco Vicente
(Presidente da SPPPG)


 *João Paulo Ribeiro – Psicólogo Clínico, Psicodramatista, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo
**João Domingues – Psicólogo Clínico, Psicodramatista, Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo (Secretário Executivo)
***Maria Bibas Pereira – Psicóloga Clínica, Psicodramatista, Membro da Direção da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo (Vogal)

quinta-feira, fevereiro 13, 2014

A Loucura e o Amor




"A Loucura resolveu convidar os amigos para tomarem um café em sua casa. Após o café, a loucura propôs:

- Vamos brincar às escondidas?

- O que é isso? -  perguntou a Curiosidade.

- É uma brincadeira. Eu conto até cem enquanto vocês se escondem. Quando eu terminar, vou à vossa procura... 

Todos aceitaram, menos o Medo e a Preguiça. E a loucura começou a contar:

-1,2,3,... 

A Pressa escondeu-se primeiro, no primeiro lugar que viu.
A Timidez, tímida como sempre, escondeu-se na copa de uma árvore.
A Alegria correu para o meio do jardim.
A Tristeza começou a chorar, pois não encontrava um lugar apropriado para se esconder.
A Inveja acompanhou o Triunfo e  escondeu-se perto dele debaixo de uma pedra.
A Loucura continuava a contar e os seus amigos iam-se escondendo.
O Desespero ficou desesperado ao ver que a Loucura já estava nos noventa e nove.

- CEM!  - (Gritou a Loucura) - Vou começar a procurar...

A primeira a aparecer foi a Curiosidade, já que não aguentava mais, pois queria saber quem seria o próximo a contar.

Ao olhar para o lado, a Loucura viu a Dúvida em cima de uma cerca sem saber em qual dos lados ficar para se esconder. E assim foram aparecendo a Alegria, a Tristeza, a Timidez…

Quando estavam todos reunidos, a Curiosidade perguntou:

- Onde está o Amor?

Ninguém o tinha visto.

A Loucura começou a procurá-lo. Procurou em cima da montanha, nos rios, debaixo das pedras e nada do Amor aparecer. Procurando por todos os lados, a Loucura viu uma roseira, pegou num pauzinho e começou a procurar entre os galhos, quando de repente ouviu um grito.

Era o Amor, gritava por ter furado o olho com um espinho. A Loucura não sabia o que fazer. Pediu desculpas, implorou pelo perdão do Amor e até prometeu segui-lo para sempre. O Amor aceitou as desculpas."



HOJE, O AMOR É CEGO E A LOUCURA ACOMPANHA-O SEMPRE!
A VIDA É MUITO CURTA PARA NOS ARREPENDERMOS.




O CÉREBRO DOS ADOLESCENTES

Neste TED a neurocientista Sarah-Jayne Blakemore troca o funcionamento do cérebro por miúdos e ajuda a explicar alguns comportamentos típicos da adolescência com base no desenvolvimento do cérebro.

Fala-nos da influência do córtex pré-frontal na tomada de decisões, no planeamento, na inibição dos impulsos e na consciência de si e dos outros. Aborda ainda o desenvolvimento do "cérebro social" e na forma como o contexto propicia respostas automáticas instintivas, a capacidade de ler as emoções dos outros e de avaliar o seu ponto de vista.

Por que razão os adolescentes se colocam mais em risco, porque é que têm dificuldade em colocar-se no lugar do outro (principalmente dos pais!), porque procuram a recompensa e têm dificuldade em adiá-la?

Termina com uma reflexão sobre a importãncia do conhecimento do cérebro na educação (parental e escolar) e no tratamento dos adolescentes. Lança ainda a questão: Porque não aproveitar o lado aparentemente mais negativo da adolescência para potenciar a aprendizagem e a criatividade?

Vale a pena ver:

http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/sarah_jayne_blakemore_the_mysterious_workings_of_the_adolescent_brain.html

Alexandra Barros
Psicóloga e Psicoterapeuta

http://www.psicronos.pt/consultas/neuropsicologia_17.html