quarta-feira, dezembro 16, 2009

COMO NOS TORNARMOS NO NOSSO PIOR INIMIGO


 
"Qualquer pessoa pode ser infeliz, mas tornar-se infeliz é algo que tem de ser aprendido, e para esse obectivo não bastam só alguns golpes da sorte".
Este parágrafo foi tirado do livro de Paul Watzlawick intitulado "The Situation is Hopeless But Not Serious". Escrito nos anos oitenta é um grande (pequeno em tamanho) livro perfeitamente actual. Julgo que existe uma tradução em português.
Partindo do absurdo, Watzlawick analisa questões como "por que é que alguém há-de gostar de mim?" e outras ideias fixas com que nos infernizamos a vida. Muito resumidamente, este livro é sobre como tornarmos o nosso dia a dia num inferno e aumentar as pequenas contrariedades por forma a torná-las monstruosas.
Durante muito anos professor em Palo Alto, Califórnia, Watzlawick, nascido  na Áustria em1921, morreu há três anos. Era um homem de génio.
Este livro, como os outros deste autor,  consegue o milagre de ser divertido e profundo ao mesmo tempo. Boa leitura de Natal e um bom presente também.

1 comentário:

esqueci a ana (ex-ana) disse...

Não conhecia o autor mas fiquei curiosa. Procurei uma edição portuguesa, mas apenas encontrei esta versão publicada no brasil:
Watzlawick, Paul. Sempre pode piorar ou a arte de ser (in)feliz: Uma abordagem psicológica. [trad. Por. Irene Aron]. São Paulo: EPU, 1984. 100 p. (The situation is hopeless, but not serious).