sábado, dezembro 19, 2009

MÚSICA



Como mesmo os mais distraídos devem ter notado, as relações das marcas com os consumidores estão a mudar, e muito. A publicidade tradicional (jornais, tvs, etc) está em queda desde há anos. Na internet, as coisas passam-se diferentemente.
As formas de promoção na net são certamente diferentes, ambora o chamado marketing viral seja, na forma, algo de semelhante. Mas o caso de que vos queria falar hoje envolve música e tem sobretudo a ver com a publicidade negativa, uma coisa de que as marcas fogem como diabo da cruz. Algumas delas (as mais espertalhonas) têm mesmo pessoas a monitorar o que se comenta delas nos sites, blogs e redes sociais, para tentar reparar eventuais danos à imagem. Cá em Portugal ainda não se faz. Eu, por exemplo, ando a protestar contra a fraca qualidade das boxes da Zon, que funcionam pessimamente, mas até agora ainda ninguém me deu ouvidos, apesar do CEO da Zon ser um ex-quadro da Microsoft e ter obrigação de estar mais atento. Enfim, neste país até a Microsoft amolece...
O caso de Dave Caroll foi diferente: líder de uma banda country, uma das suas melhores guitarras apareceu estralhaçada após uma viagem na United Airlines. O rapaz protestou, mas os serviços da empresa mandaram-no passear. Vai daí, ele compuseram uma música intitulada "United Breaks Guitars" que já foi vista no Youtube por milhares de pessoas. A música é óptima e a letra...bem, essa, vale a pena ouvir com atenção...
A empresa anda a tentar reparar os danos à imagem propondo a Dave uma indemnização, ele mandou-os passear.
Soubesse eu mais de música e talvez já conseguisse que a minha box gravasse...

Sem comentários: