sexta-feira, outubro 26, 2012
"A Fita Branca" - filme sobre a forma como as crianças podem ser sujeitas a violências diversas
"A FITA BRANCA" (2009)
"É um filme forte, sem concessões, que avança a cada minuto na narrativa dos dramas de uma pequena aldeia alemã — que funciona como um universo em
miniatura daquela Europa aristocrática que se iria desmoronar na Primeira Guerra Mundial.
Li em vários lugares que A Fita Branca ajuda a entender a geração que iria sustentar o nazismo de Adolf Hitler, quinze anos depois. É um argumento indevido e desnecessário, pois o filme é bom por si. Fala de um mundo anterior ao nazismo, mas também anterior ao comunismo e à própria democracia. Michael Haeneke fez uma obra clássica, em preto e branco.
O filme trata de vários tipo de violência, inclusive no trabalho, e que envolve adultos, mas o assunto principal são agressões contra crianças — desde castigos físicos até tortura. A Fita Branca mostra ainda um caso de abuso incestuoso, empregando um realismo que o cinema poucas vezes mostrou em situações desse tipo. No começo do filme, o espectador pode até ficar com a impressão de que vai
assistir a uma grande crónica policial, e que, no final, os crimes vão se esclarecer e os culpados serão identificados. Não. Haeneke não está interessado numa história policial, mas em fazer uma dolorosa cronica social de um mundo sufocante.
O seu assunto é a sordidez e a crueldade, a falta de perspectivas, o desrespeito pelas pessoas e o cinismo. Acima de tudo, A Fita Branca descreve um universo alimentado por uma brutalidade irracional e contagiante, que atinge e envolve suas próprias vítimas."
Texto retirado de: http://colunas.revistaepoca.globo.com/paulomoreiraleite/2010/02/15/a-fita-branca-e-um-grande-filme/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Baixar o Filme - A Fita Branca - http://mcaf.ee/4lsy3
Enviar um comentário