sexta-feira, outubro 19, 2012

OPP - Não há recuperação económica sem cuidar da Saúde Mental dos cidadãos!



A Ordem dos Psicólogos Portugueses tomou recentemente uma posição clara face à importância dos cuidados psicológicos na nossa sociedade, salientando os benefícios destes como indo claramente muito para além dos benefícios de saúde: a nível direto e indireto, é também a economia e o crescimento da sociedade e do país que estão em causa. Como pode ser lido na notícia apresentada no site da OPP:


"(...) A Ordem dos Psicólogos Portugueses publicou um relatório que reúne um conjunto de estudos que demonstram o contributo da Psicologia para a redução dos custos e melhoria da eficiência dos serviços de saúde.
A intervenção psicológica apresenta um custo-efectividade que possibilita não só pagar a própria intervenção como obter ganhos em saúde. Isto acontece porque a intervenção psicológica tem custos reduzidos e taxas de recuperação elevadas comparativamente aos custos elevados da incapacidade.
A evidência demonstra que a intervenção psicológica permite uma poupança de cerca de 20 a 30% nos custos directos da saúde, através da redução da utilização dos cuidados de saúdeA consulta psicológica chega mesmo a permitir uma diminuição das consultas de medicina familiar por utente. Em utentes com patologia crónica como a diabetes, a hipertensão arterial, cancro ou asma verifica-se que intervenção psicológica dirigida à depressão e ansiedade permite reduzir os custos totais com a doença em cerca de 20%. (...)"
Para ver a notícia completa, consultar: https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/noticia/542#.UIFa6m81T7M

Sem comentários: