quinta-feira, outubro 04, 2012

Formação em psicoterapia EMDR - Novembro 2012


Formação em psicoterapia EMDR - 2012
O que é?
Desenvolvida a partir de 1987 por Francine Shapiro (USA), é uma terapia inovadora que descobriu os efeitos metabolizadores, apaziguadores e criativos da Estimulação Bilateral através dos movimentos oculares.
Recorrendo à integração de diferentes modelos psicoterapêuticos, passando pela psicologia cognitiva e pela psicanálise, a criação do EMDR veio revolucionar a prática clínica. Fornece um modelo teórico completo integrando conhecimentos essenciais da psicopatologia e da saúde mental e oferece uma articulação precisa entre a teoria e a prática com os resultados psicoterapêuticos estrondosos que se destacam pela rapidez e eficácia da intervenção.
Começou por ser uma terapia vocacionada para a resolução/ desbloqueio de traumas para, pouco tempo depois, evoluir numa prática abrangente e completa, podendo resolver/trabalhar as mais variadas “experiências emocionalmente negativas” (sentido lato de trauma) e simultaneamente é uma ferramenta muito eficaz para aumentar e fortalecer recursos psicológicos que anteriormente não estavam disponíveis para lidar com situações potencialmente stressantes.
EMDR e integração em psicoterapia
No momento atual de contínuos avanços científicos das neurociências e das ciências psicológicas, o EMDR é uma psicoterapia que integra o que de melhor e útil se foi desenvolvendo no campo das psicoterapias.
Integra hipóteses arrojadas sobre os processos neurofisiológicos associados aos movimentos oculares, a importância fulcral das experiências precoces e da associação livre sublinhadas pela psicanálise; a importância determinante dos modos de aprendizagem condicionada (comportamentalismo), a inquestionável existência de distorções cognitivas mais ou menos implícitas (cognitiva), o potencial transformativo da vivência emocional profunda descoberto pelas terapias experiênciais e por ultimo o trabalho imagético essencial na hipnoterapia. O EMDR fornece um modelo coerente e harmonioso entre várias abordagens, através da conceptualização de um “meta-modelo” designado de Processamento Adaptativo de Informação. Este modelo preconiza que o nosso cérebro tem, na maioria dos casos, a capacidade de encontrar soluções adaptativas para lidar com todas as experiências emocionais negativas.
Acompanhe os avanços da ciência e continue a sua formação em psicoterapia tornando-se psicoterapeuta EMDR!
A próxima formação em Psicoterapia EMDR, para o nível 1 irá realizar-se nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, para o nível 2, irá realizar-se nos dias 11, 12 e 13 de Novembro.
Informações sobre EMDR em: http://www.psicronos.pt/emdr.htm

Sem comentários: