sexta-feira, setembro 27, 2013

Sesta? Como e para quê


Um terço das nossas vidas é passado a dormir. Poderia pensar-se "Mas que perda de tempo! Um terço da vida é passado a não fazer nada...". Na verdade, quer pela força das circunstâncias, quer pela falta de atribuição da importância devida ao sono, estima-se que, em Portugal, mais de 50 % da população dorme 6 ou menos horas por dia. Isto sem falar na taxa também ela muito elevada de perturbações de sono, muitas delas não diagnosticadas e tratadas. 

Os resultados negativos estendem-se a diversas áreas desde a perturbação de funções cognitivas (nomeadamente, de concentração, aprendizagem e memória), ganho de peso (alterações metabólicas e hormonais), alterações de humor (instabilidade, irritabilidade, etc.), doenças cardiovasculares e doenças em geral, físicas e psicológicas (vulnerabilização do sistema imunitário).

Deste modo, estratégias como fazer uma sesta pode ser um importante modo de compensar a falta de quantidade ou qualidade de sono noturno. Como pode ser observado no quadro abaixo, retirado de um jornal americano, a sesta pode ser efetuada de diferentes formas, com diferentes resultados e objetivos:



Informação sobre os benefícios de uma sesta podem, por exemplo, ser encontrados no seguinte texto (http://www.nestle.pt/saboreiaavida/em_forma/relaxar/Pages/BeneficiosDaSesta.aspx):

1. Diminui os níveis de stress - Uma sesta rápida convida ao relaxamento. Os níveis de hormonas de stress são mais baixos nas pessoas que dormem a sesta do que naquelas que o não fazem, e inclusivamente do que nas que praticam atividades específicas de relaxamento. Descansar ajuda a reduzir as tensões provocadas pelo trabalho, contribui com renovação e concentração para o dia-a-dia. 

2. Aumenta o estado de alerta e a produtividade - Se tiver a oportunidade de dormir a sesta, especialmente após uma noite mal dormida, faça-o. A seguir, sentir-se-á com mais energia, e a eficiência no trabalho também melhorará muito. Dormir uma sesta de cerca de 20 minutos, ainda que seja oito horas após ter acordado, é mais benéfico do que continuar a dormir mais 20 minutos de manhã. 

3. Melhora a memória e a aprendizagem - A sesta não é só para os idosos. Desfrutada durante o dia, pode melhorar a capacidade de aprendizagem. Esta é a conclusão de um novo estudo realizado por estudantes universitários, que detetaram mudanças subtis numa mesma imagem no decorrer de quatro sessões experimentais realizadas num mesmo dia. Os resultados arrojados desta investigação demonstraram que uma sesta pode proteger a utilização excessiva dos circuitos neurais até que o cérebro consolide o que apreendeu num processo concreto. 

4. Beneficia o coração - De acordo com os investigadores, fazer uma sesta a meio do dia pode ainda contribui para a redução de risco de morte por doenças do coração, especialmente em homens jovens e sãos. Um estudo realizado a 23.681 pessoas residentes na Grécia, sem história clínica de doenças coronárias, vaso cerebrais ou cancro, revelou que quem dormia uma sesta de 30 minutos pelo menos três vezes por semana, apresentava menos 37% de probabilidade de morrer devido a doença do coração. 

5. Aumenta o funcionamento cognitivo -  Um estudo realizado por investigadores da NASA, demonstrou que uma sesta de 30 minutos aumenta as faculdades cognitivas em aproximadamente 40%. Testes levados a cabo em cerca de mil voluntários demonstraram que as pessoas que trabalham sem descanso obtiveram uma pontuação mais baixa em testes de inteligência. Mais importante ainda: a sua capacidade para memorizar e realizar tarefas profissionais diminuiu em comparação com aqueles indivíduos que dormiram após a refeição. De acordo com o trabalho da NASA, estudantes de Berkeley determinaram que a sesta deve ser breve, para que seja mais eficaz. Uma sesta de 45 minutos perde os efeitos benéficos. Portanto, a ideia é não passar além dos 35 minutos. Este é o tempo necessário para que o organismo descanse, permitindo aos neurónios do cérebro recuperarem. 

6. Motiva o exercício - Dormir a sesta incentiva a praticar desporto. Cerca de 28% dos adolescentes dizem que estão demasiado cansados para fazer exercício, devido à falta de sono. Um corpo descansado, por seu lado, garante mais exercícios, mais rápidos e eficientes. 

7. Estimula a criatividade - O descanso e o relaxamento não são apenas vitais para a saúde mas também podem potenciar a criatividade. Temos tendência a ter mais imaginação depois de uma noite bem dormida. Outros peritos concordam em que dormir uma sesta refresca a mente e pode fazer com que cheguem as boas ideias, ainda que mais tarde. A sesta permite que o cérebro associe as ideias que ficaram soltas e abra caminho para uma maior criatividade. 

8. Ajuda a completar os ciclos do sono - Algumas das mais recentes investigações sugerem que uma noite mal dormida pode stressar tanto o corpo como a mente. Investigadores de diversas áreas descobriram nos últimos anos que o corpo humano necessita de tantas horas de sono quantas o cérebro permita. Por outras palavras, se o cérebro está a funcionar em plena capacidade, existirá uma grande necessidade de dormir. Segundo um artigo publicado na versão online da revista norte-americana Newsweek, o cérebro necessita de descanso de quando em quando e, uma sesta de 20 ou 30 minutos, ao que parece, ajuda-o a refrescar e a continuar a funcionar. Uma breve sesta tende a eliminar a necessidade de cafeína e aumenta a produtividade no trabalho. Também garante uma reserva de energia para enfrentar melhor o final de um dia de trabalho, permitindo a realização de atividades pós-laborais. Uma ideia inspiradora. No ocidente não é frequente, mas os japoneses permitem, já há algum tempo, a possibilidade de se poder dormir a sesta no escritório. Grandes empresas como a Google, que estão na vanguarda da inovação e, que marcam tendências no que se refere ao bem-estar dos seus empregados, adicionaram uma nova iniciativa para ajudar a aliviar as 8 horas de trabalho. Com o intuito de continuar a ser a Disneylândia do trabalho, o gigante da Internet disponibiliza aos seus empregados cabinas onde se podem dormir pequenas sestas intercaladas com o horário de trabalho. As nap pods foram instaladas na sede central do Google, na Califórnia (Estados Unidos). Estas cápsulas de sono são construídas pela Metronaps, estando avaliadas em 8.000 dólares cada. O utilizador encosta-se, baixa uma esfera que escurece e isola de ruídos externos… e toca a descansar!



Sem comentários: