domingo, janeiro 27, 2013

Aprender e viver

Em tempos incertos como os que vivemos, mais importante se torna investirmos em nós próprios. Em nós próprios como pessoas e profissionais.

Longe vão os tempos em que se tirava um curso para o resto da vida. Agora, tem de se trabalhar constantemente aspectos da personalidade, por um lado, e competências profissionais, por outro. As fronteiras são cada vez mais ténues. É o caso das línguas, de cuja aprendizagem qualquer profissão beneficia. E o que não é imediatamente utilizado pode servir mais tarde.

Polivalência, flexibilidade, capacidade de adaptação, facilidade de comunicação, são as palavras-chave, tanto no mercado de trabalho como na vida. Como é que se aprendem? Com treino e formação. A psicoterapia é, neste aspecto, uma ferramenta essencial. Muitas pessoas têm ainda a ideia de que a psicoterapia é para "quem tem problemas". Certamente que é, mas vai muito para além disso. É um poderoso instrumento de conhecimento de nós próprios e dos outros, cujo valor ao longo da vida é inestimável.

Muitas pessoas não sabem que é na relação entre cliente e terapeuta que se vão adquirindo e melhorando essas tais capacidades que irão ser essenciais no dia a dia. Comunicação, empatia, resiliência, tolerância à frustração, auto-motivação, são noções que parecem vagas mas que têm a ver com TUDO. Na vida e na profissão.

Sem comentários: