sexta-feira, janeiro 25, 2013

HIPERSEXUALIDADE: uma nova patologia?


Investigadores americanos estão a tentar definir critérios para o isolamento, caracterização e diagnóstico para uma nova patologia: hiper-sexualidade. A problemática em si não é nova, antes pelo contrário. Na prática, é mais uma perturbação da dependência – neste caso tendo por objeto a atividade sexual – que estes cientistas pretendem operacionalizar de forma mais sistemática. Para tal propõem uma lista de sintomas “típicos” que se baseiam em 3 principais eixos:

1.      Durante um periodo de pelo menos 6 meses, experieciar fantasias sexuais recorrentes e intensas, de pulsões e de comportamentos sexuais em associação com, pelo menos 4 a 5 dos seguintes critérios:

a.       Demasiado tempo consagrado a estas fantasias e toda uma organização e planificação de comportamentos sexuais,
b.      Um envolvimento repetitivo nestas fantasias sexuais como resposta a perturbações do humor como ansiedade, depressão, aborrecimento e irritabilidade, ou em resposta a situações stressantes da vida,
c.       Esforços repetidos mas infrutuosos para controlar ou reduzir de maneira significativa estas fantasias, pulsões e comportamentos sexuais,
d.      Um envolvimento netses comportamentos sexuais sem ter em conta o risco das consequências físicas ou afetivas para si mesmo e para os outros.

2.      Um diagnóstico clínico de perturbação significativa do funcionamento pessoal, social ou profissional associado a estas fantasias, pulsões e comportamentos sexuais.
3.      Estas fantasias, pulsões e comportamentos não estão associados a efeitos fisiológicos diretos de substâncias externas.

Sem comentários: