Andamos a meio gás aqui no Salpicos!
Já cheira a férias e enquanto aguardo as minhas, gostava de partilhar algo
sobre as férias dos pequenotes.
Imagine que depois de nove meses
de intenso trabalho e avaliação regular de desempenho, o seu chefe lhe exigia
que, durante as suas férias, dispensasse uma hora por dia para ligar a
clientes, fazer programação, avaliar créditos, fazer limpezas, analisar
processos, servir almoços, corrigir testes… Ficaria furioso? Aborrecido?
Desmotivado? Muitos adultos selecionam as chamadas que atendem e deixam no
e-mail uma resposta automática que avisa os mais distraídos que estão de
férias. Então por que razão se insiste em obrigar as crianças a fazer trabalhos
da escola?
Férias são férias! Servem para
descansar, brincar, partilhar, socializar. Os trabalhos nesta altura pouco
acrescentam às competências e aquisições da criança, contribuindo apenas para o
cansaço, a desmotivação e o aborrecimento. Estes tendem a estender-se ao novo
ano letivo, comprometendo o entusiasmo e a expetativa uma vez que as baterias
não são devidamente carregadas.
Inscreva-a em atividades como as
Férias Desportivas ou a Ciência Viva. Muitas Juntas de Freguesia dispõem de
programas de férias diversificados e relativamente acessíveis. Algumas
instituições de apoio à deficiência apresentam também alternativas de forte
valor social, promovendo o contacto e a aceitação da diferença. Existem ainda
as Quintas Pedagógicas e muitas outras opções. Mas não tem obrigatoriamente de
recorrer a atividades externas ou que impliquem investimento financeiro. Há
muitas outras formas de estimular a curiosidade e as competências intelectuais e
emocionais da criança: passeie, converse, brinque e explore com a criança.
Responda às suas questões com outra pergunta. Brinquem ao teatro, à cabra-cega,
às estátuas.
Se pretende atividades mais
estruturadas, sugiro alguns jogos da velha-guarda, cada vez menos utilizados,
mas que muito estimulam a mente:
- Diferenças: Atenção Visual
- Labirintos: Planeamento e Organização Espacial
- Puzzles: Planeamento, estruturação espacial, coordenação óculo-motora
- Tangram: Planeamento, estruturação espacial, coordenação óculo-motora
- Palavras-Cruzadas: Vocabulário, Raciocínio Abstrato
- Jogo “Nomes, Países, Frutos, Objetos, etc”: Vocabulário, Categorização, Raciocínio Abstrato, Velocidade do Raciocínio
- Pares de Memória: Atenção Visual e Memória Visual
- Bom Dia, Senhorita: Atenção Sustentada, Atenção Seletiva, Memória, Controlo dos Impulsos
- Soletrar Palavras: Consciência Fonológica, Atenção, Planeamento, Memória de Trabalho
- Adivinhas: Raciocínio Lógico-Abstrato
- Quem é Quem?: Atenção, Planeamento, Categorização
- Jogo da Glória: Cálculo, Tolerância à Frustração
Há muitas outras opções, mas aqui
terá já várias ideias e poderá dar largas à sua imaginação. O mais importante é
que a criança se divirta com a família e os amigos.
Apesar de férias serem férias, nem
tudo pode ser boa vida! Atenção às rotinas, pois as crianças precisam de
coerência e consistência. Os padrões de sono, alimentação, higiene, regras
podem ser aliviados, mas apenas ligeiramente pois uma semana de rédea solta pode
implicar três de reorganização, com muitas birras e frustração à mistura.
Boas férias e aproveite para
partilhar aqui algumas sugestões de atividades com crianças!
2 comentários:
Olá Alexandra. Gostei imenso do seu post :-), obg, mas não sei como funciona um dos jogos que refere, o
Bom Dia, Senhorita. Será que me pode explicar. beijinhos
Obrigada! Aqui vão as instruções do "Bom dia, Senhorita":
Distribuem-se as cartas pelos jogadores. À vez, os jogadores vão deitando uma das suas cartas. Quando sai um rei devem fazer continência; quando sai o valete diz-se "bom dia, senhor"; quando sai a dama diz-se "bom dia senhorita"; quando sai um Às, tem de se bater com a mão em cima das cartas que já saíram; quem ficar com a mão por cima ou se tiver enganado num dos cumprimentos anteriores fica com as cartas que estão na mesa!
Na verdade utilizo adaptações de muitos destes jogos no âmbito da intervenção neuropsicológica (treino de atenção, memória, planeamento, controlo dos impulsos)
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