quarta-feira, junho 17, 2015

Como Equilibrar a sua Autoestíma ao Longo da Vida

 
Uma nova investigação demonstra que pertencer a múltiplos grupos que são importantes para nós
aumentam a nossa autoestima muito mais que o grupo de amizades pessoais. Os investigadores compararam o ser-se membro de grupos com o número de amizades pessoais, revelando que ter uma larga rede de amizades não era um aspeto preditivo de autoestima. Por outro a pertença a vários grupos relaciona-se concretamente com a autoestima.

Os autores advogam que os grupos conferem benefícios que os vínculos interpessoais não oferecem, sobretudo significado, ligação, apoio e um sentido de controlo sobre as nossas vidas. 


Acrescentaríamos a este estudo que os benefícios que o sentimento de pertença a grupos nos oferecem em termos de autoestima são complementares às relações de amizade e o que estas nos podem oferecer.

A psicologia do self é um ramo da psicanálise que se debruça sobre a área do narcisismo, onde a autoestima está implica e mais que isso o sentido subjetivo de coesão, vitalidade, força e harmonia do "Eu" da pessoa.

Enquanto adultos temos necessidade de pertença a grupos, de podermos sentir que pertencemos a um grupo de pessoas que são semelhantes a nós (que partilham dos nossos interesses). Muitas vezes nem temos consciência dessa necessidade, mas podemos observá-la nos seus primórdios quando o menino imita o pai quando este se barbeia, ou quando a menina imita avó a amassar pão na cozinha. Está lá quando regressamos de uma viagem longa e sentimos aquele conforto de regressar ao nosso pais, à nossa cultura e à proximidade com um grupo de pessoas que nos é familiar e fala a nossa língua. Enquanto adultos, a experiência de podermos pertencer a grupos diferenciados, mais ligados aos nossos interesses, aos nossos talentos e habilidades é muito importante para a nossa autoestima.

Precisamos também de relações com pessoas que sentimos que nos confirmam e aprovam, que são capazes de empatia genuína connosco e de nos fazerem sentir compreendidos. Facto é que nem todas as nossas amizades são capazes disso, mas idealmente cabe-nos a nós, e é importante, procurarmos amizades desta qualidade. As nossas ambições, criatividade e autoexpressão na vida estão muito ligadas e são alimentadas com a qualidade de relações de compreensão e aprovação que temos nas nossas vidas.

Por fim a nossa autoestima também beneficia e alimenta-se da tranquilização e auto-organização que advém da admiração de lideres, ideias e valores e diversidade cultural.

Ao longo de toda a vida é fundamental que saibamos procurar e manter estas relações na nossa vida.

Sem comentários: