quinta-feira, maio 09, 2013

A gaguez

Sempre achei a gaguez um tema interessante, tlvez por ter vários amigos com esse problema. A entrada é livre.



O CÉREBRO E A GAGUEZ

Alexandre Castro Caldas
Diretor do ICS-UCP, Neurologista
Gonçalo Leal
Terapeuta da Fala
Daniel Neves da Costa
Sociólogo

 

(Inscrição gratuita)

24 de Maio, das 17.00h às 18.30h

Universidade Católica Portuguesa
Sala de Exposições, 2º piso, Ed. Biblioteca João Paulo II
Palma de Cima | 1649-023 Lisboa


Efetue a sua inscrição AQUI

A investigação com recurso a neuroimagem tem elevado potencial para compreender as relações cérebro-comportamento, sobretudo comportamentos complexos como a fala e a linguagem.
Nos últimos anos, multiplicaram-se o número de pesquisas que nos permitem, cada vez mais, conhecer a natureza complexa da Gaguez e fornecem informações preciosas para o desenvolvimento de intervenções terapêuticas específicas.
A palestra “O Cérebro e a Gaguez” pretende promover uma reflexão suportada nos artigos recentes sobre as bases neurobiológicas da gaguez, a forma como este conhecimento se traduz na Prática Clínica do Terapeuta da Fala e o diferencial que se poderá realizar na qualidade de vida de quem gagueja.


Saiba mais...

Esta Conferência realiza-se no âmbito do Ciclo de Conferências iniciado em 2009 visando a partilha do conhecimento com acomunidade académica da UCP ea sociedade em geral.

Nestas conferências sãoabordados temas de interesse geral.

Para mais informações, consultewww.ics.lisboa.ucp.pt

Se não conseguir visualizar este emailclique aqui.

terça-feira, maio 07, 2013

BULLYING (II): AGRESSIVIDADE Vs VIOLÊNCIA


Para falar de bullying é imperativo abordar os conceitos de agressividade e violência.

A agressividade existe em todos os seres humanos, é natural e necessária. Importa perceber o que é que diferencia a agressividade saudável da agressividade patológica. É saudável e construtiva no sentido em que nos mobiliza para a ação, que está relacionada com a nossa capacidade de nos defendermos, de lutarmos pelos nossos objetivos, de tolerarmos a rivalidade e competitividade. Permite-nos criar roturas, construir separações, afirmar a diferença, dizer “NÃO”, lutar por um objetivo, reivindicar, fazer frente, assumir uma posição, vencer o medo e retaliar quando as circunstâncias nos são prejudiciais.

Podemos, então, pensar na agressividade como estando ao serviço da concretização pessoal e da formação da identidade, bem como da coesão grupal e da cooperação.

O grau de agressividade está dependente de fatores bioquímicos, da predisposição da personalidade, da maturidade emocional e do contexto familiar e ambiental. Com o amadurecimento e a socialização, os impulsos agressivos vão sendo refinados e, saudavelmente, geridos no sentido construtivo. Crianças e adolescentes com menor propensão agressiva, não têm de se esforçar muito para domar os seus impulsos, mas podem ficar mais sujeitos a maus-tratos por não terem a agressividade suficiente para se defender ou impor perante os pares.

De acordo com a OMS, a violência define-se pelo “Uso de força física ou poder, real ou em ameaça, contra si próprio, outra pessoa ou contra um grupo ou comunidade, que resulte ou possa resultar em sofrimento, morte, dano psicológico, deficiência do desenvolvimento ou privação”
Entre várias definições e tipos de violência, encontramos a Violência Instrumental: forma premeditada de alcançar os objetivos e propósitos do agressor, acionada de forma gratuita e cruel, pretendendo causar danos. É aqui que se enquadra o Bullying.

O Bullying é um abuso de poder sistemático, sem resposta a um estímulo, e caracteriza-se por elevada intensidade, persistência, repetição, intencionalidade e destrutividade. Pode assumir diferentes formas: Agressão Física, Agressão Verbal, Agressão Psicológica, Intimidação, Rejeição e, associado às novas tecnologias, o Cyberbullying.

O Bullying não é uma brincadeira, nem uma divergência entre colegas. Consiste num importunar contínuo, numa relação de claro desequilíbrio, em que a vítima é incapaz de se defender. É um sinal de perturbação ou fragilidade emocional, tanto do agressor (Bully) como da vítima.

Para aprofundar este tema, que continuará a ser desenvolvido nas próximas publicações, sugerimos a leitura dos artigos da Dra Ana Almeida e da Dra Tânia Paias no Portal Bullying:

quarta-feira, maio 01, 2013

PSICOTERAPIA NA INFÂNCIA: PORQUÊ?


Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento sócio-afetivo da criança e para a formação da sua personalidade enquanto adulto. É nesta fase precoce que vai sentir o meio como seguro ou inseguro, gratificante ou frustrante, que vai conhecer os seus limites e os do outro, com base nas respostas que recebe do pai e da mãe e na interação que estes estabelecem consigo. Alterações na resposta às necessidades físicas ou emocionais do bebé ou da criança podem ter um impacto muito negativo na sua saúde mental, que poderá ficar assente em vivências de desamparo.

A criança não tem a mesma capacidade que o adulto para se expressar verbalmente. Agressividade, birras, medos, xixi na cama, dificuldades em dormir ou comer, choro fácil, apatia, são muitas vezes a forma de manifestar que algo se passa e lhe está a causar sofrimento. No entanto, existe uma certa tendência a desvalorizar os sinais que a criança vai dando e a apostar na “esperoterapia” (esperar para ver), muitas vezes recomendada pelos médicos.

A criança está em crescimento, pelo que é necessário discriminar se as alterações ou dificuldades que apresenta são um problema do seu desenvolvimento ou uma etapa normal do seu processo evolutivo.
Uma avaliação e intervenção atempadas podem minimizar o risco de agravamento e instalação de quadros psicopatológicos complexos. Quanto mais tarde se inicia esta intervenção, maior o impacto das experiências desorganizadoras e, consequentemente do seu sofrimento, e maior a dificuldade de alteração de dinâmicas relacionais perturbadoras.

O processo de avaliação e psicoterapia na infância tem início com uma recolha detalhada de informação junto dos pais, com vista à averiguação das suas preocupações e da história pessoal e familiar. A criança é um elemento integral e fundamental na família, pelo que o contexto familiar assume um papel preponderante no seu desenvolvimento e, consequentemente, na compreensão da problemática e na psicoterapia.

Na psicoterapia infantil, é necessária uma abordagem especializada, que vá de encontro às fragilidades e capacidades da criança, através do seu meio privilegiado de comunicação: o brincar. Através do desenho, do jogo simbólico, das histórias, da dramatização, o psicoterapeuta ajuda a criança a descobrir as suas emoções, necessidades e potencialidades, e a expressá-las de forma mais ajustada, facilitando a contenção emocional e promovendo a transformação adaptativa.

Grande parte dos quadros psicopatológicos no adulto tem origem em vivências precoces. Como tal, a psicoterapia infantil é essencial para a construção de um adulto com melhores recursos emocionais e maior capacidade de gerir a relação consigo próprio e com os outros.

sexta-feira, abril 26, 2013

DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA: O SURGIMENTO

Um estudo europeu apresentou dados importantes sobre a fase de vida em que um ser humano começa a ter "consciência" do mundo. Segundo os investigadores, a "assinatura neuronal" é caracterizada por 2 momentos percetivos: 

"Nos primeiros 200 a 300 milissegundos, a reacção é totalmente inconsciente e é acompanhada de uma actividade neural que aumenta de forma linear, em função dos objectos apresentados. Já numa segunda etapa, após 300 milissegundos, começa a resposta consciente, segundo indica uma assinatura eléctrica específica do cérebro.

As apresentações de imagens com durações longas permitem alcançar este limiar de reacção eléctrica, considerado um marcador neural da consciência. Em todos os grupos etários dos lactentes, os cientistas observaram a mesma resposta tardia como nos adultos, confirmando "a assinatura neural do estado de consciência".

Os resultados revelam que os mecanismos cerebrais que envolvem a consciência perceptiva já se encontram presentes nos bebés a partir dos cinco meses, apesar de ainda lentos e sofrerem um desenvolvimento progressivo ao longo do crescimento."

segunda-feira, abril 22, 2013

BULLYING (I): Problema ou Sintoma?


No passado dia 17 de Abril, decorreu o Seminário “Violência e Maus Tratos nas Crianças e nos Jovens: o Desafio da Proteção”, organizado pela CPCJ da Amadora e inserido numa série de ações desenvolvidas a propósito do Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância.

Participei neste seminário, em representação da nossa colega Tânia Paias e do Portal Bullying, com o tema “Bullying: Violência/Agressividade Vs Cooperação”, a propósito do qual partilho algumas reflexões. Sempre houve bullying, embora se registe um aumento que não parece ser devido apenas a um maior mediatismo da problemática.

Importa refletir se o bullying é um problema ou um sintoma. Um sintoma de uma sociedade mais violenta e marcada pela impulsividade, dirigida mais para o agir e pouco para o pensar e para o sentir. O menor acompanhamento familiar é cada vez mais evidente e os estilos parentais tendem a características muito antagónicas nas nossas crianças: de um lado temos crianças omnipotentes e sem limites, do outro temos crianças sobreprotegidas, com pouca autonomia emocional e reduzida capacidade para se defenderem. Existe ainda uma iliteracia emocional, associada a uma menor comunicação e partilha afetiva, bem como a valores sociais mais frágeis e a um maior individualismo, que tendem a conduzir a uma menor empatia. É talvez por estes motivos que vamos verificando também uma psicopatologia infantil mais grave e mais instalada.

Atrevo-me, portanto, a dizer que o Bullying é um sintoma, traduzido por alterações emocionais tanto no agressor, como na vítima.

Tendo em conta que foi para mim uma surpresa o facto de alguns participantes terem ficado surpreendidos com o facto de se reconhecerem algumas fragilidades emocionais prévias na maior parte das vítimas, que de certa forma as deixa mais vulneráveis ao Bullying, este será um tema a desenvolver nas próximas semanas.

sexta-feira, abril 19, 2013

ATENÇÃO!



Até que ponto estamos atentos ao que se passa connosco e à nossa volta? 

Este vídeo ajuda-nos a perceber melhor e experiencialmente algumas facetas da nossa atenção. Vivemos normalmente num mundo de sobrestimulação de informação, tentando dar atenção a tudo o que podemos, muitas vezes sobrecarregando o nosso sistema para não perdermos algo que possa vir a ser útil ou que seja importante. 

Sem valores sólidos, a nossa atenção dispersa-se ao sabor do que a nossa sociedade dos media e da publicidade nos incita a dar atenção e a dar relevância. Puxam-nos de todos os lados e com isso, descentram-nos: de nós, do importante, dos nossos valores. Sobre valores e uma perspetiva refrescante e extraordinariamente coerente e íntegra (em conexão estreita com a ação-sentimento), aconselho este outro vídeo de uma entrevista a um senhor muito invulgar:


sábado, abril 13, 2013

Escrita expressiva

 

De acordo com James Pennebaker, escrever acerca das nossas emoções, ansiedades ou mesmo sonhos, é extremamente benéfico para a saúde, não só mental como física.

O Prof. James Pennebaker, da Universidade do Texas, há décadas que vem conduzindo a investigação sobre esta matéria, com inúmeras experiências realizadas, e comprovou que escrever durante 15 min durante 4 ou 5 dias, pode ter uma enorme influência não só nas capacidades cognitivas como no estado emocional e mental. Estive a ouvir uma entrevista que ele deu à BBC4 e fiquei impressioada com os resultados obtidos nas experiências com mulheres com cancro da mama.

O procedimento é muito simples. Vou citar do site do Prof. Pennebaker:

Promise yourself that you will write for a minimum of 15 minutes a day for at least 3 or 4 consecutive days.

Once you begin writing, write continuously. Don’t worry about spelling or grammar. If you run out of things to write about, just repeat what you have already written.

You can write longhand or you can type on a computer. If you are unable to write, you can also talk into a tape recorder.

You can write about the same thing on all 3-4 days of writing or you can write about something different each day. It is entirely up to you.

What to Write About

Something that you are thinking or worrying about too much
Something that you are dreaming about
Something that you feel is affecting your life in an unhealthy way
Something that you have been avoiding for days, weeks, or years.



http://homepage.psy.utexas.edu/homepage/faculty/pennebaker/home2000/WritingandHealth.html

 

Participação da Clara Pracana na InPACT2013


A InPACT2013 é uma conferência internacional que se vai realizar em Madrid entre 26 e 28 de Abril. Neste congresso de grande impato internacional estarão presentes investigadores provindos de diferentes Países e diferentes áreas do saber psicológico com o intuito de partilharem os seus pontos de vista.

Contará com oradores de Países tão diversos e distantes como USA, Russia, Australia, Hong-kong e  Índia.Contará ainda com a participação de muitos Países Europeus.

Serão apresentados pontos de vista e abordagens de 5 grandes áreas da psicologia: (1) Psicologia Clinica; (2) Psicologia Educacional; (3) Psicologia Social; (4) Psicologia Legal e (5) Psicologia Cognitiva e Experimental.

É com orgulho que anuncio que a nossa colega, Profª Dra Clara Pracana, estará presente na presidência da InPACT2013 e como oradora. 


Oradora: 
Prof. Dra. Clara Pracana

Comunicação: 
CRISIS OF DEPENDENCE? A PSYCHO-ANALYTICAL PERSPECTIVE OF THE CRISIS IN SOUTHERN EUROPE (CASE IN POINT: PORTUGAL)

Excerto do Abstrat:
Drawing on the theories of S. Freud, W. Bion, E. Eriksson and D. Meltzer, I will analyse specifically the Portuguese case among those Southern European countries and propose a psycho-analytical interpretation of the situation, based on the concept of dependence. I shall argue that the dependence on the state mirrors a deeper psychological dependence on the maternal figure, typical of matriarchal societies. 






Para mais informações sobre este evento veja:




 

quinta-feira, abril 11, 2013

Seja simpático para com uma mulher Grávida!

Um artigo apresentado no British Neuroscience Association Festival of Neuroscience referiu a descoberta de uma enzima que joga um papel importante no "processo de programação fetal"

Portanto, promovam cidadãos saudáveis desde cedo  

 

Fetal Exposure to Excessive Stress Hormones in the Womb Linked to Adult Mood Disorders

http://www.sciencedaily.com/releases/2013/04/130407090835.htm

 

quarta-feira, abril 10, 2013

RESILIÊNCIA: COMO AGUENTAR O BARCO?


A crise e o desemprego têm servido de mote a algumas das nossas publicações nos últimos tempos. Numa altura em que o país atravessa uma tempestade que parece não ter fim e em que os portugueses pouca esperança têm e apenas torcem para que a maré não piore, vale a pena pensar sobre como se aguenta o barco em condições tão adversas.

A resiliência consiste, em termos gerais, na capacidade de enfrentar as adversidades de forma adaptativa, com vista à transformação e à superação das dificuldades. Esta capacidade assenta na interação entre as experiências precoces, as relações que se estabelecem ao longo da vida, o ambiente, a neurobiologia e a genética.

A crise coloca-nos à prova; o risco ou a realidade do desemprego e as dificuldades financeiras colocam-nos numa situação de extrema ansiedade, que afetam não só o bem-estar pessoal, como o relacionamento com os outros (família, amigos, colegas, vizinhos e até desconhecidos). A tendência é a do negativismo, da depressão coletiva, da falta de esperança, que fazem com que o barco se afunde cada vez mais. Mas algumas pessoas têm uma maior capacidade para se manter à tona e nadar com todas as forças para terra firme; são pessoas mais resilientes.

A gestão das emoções e a tolerância à frustração, o controlo dos impulsos e a flexibilidade mental, o otimismo, a análise do contexto, a empatia, auto-eficácia e a competência social são algumas das características das pessoas mais resilientes. Podemos ainda acrescentar a criatividade, a capacidade para assumir riscos e para criar oportunidades. A propósito de alguns destes conceitos, sugerimos a leitura deste artigo: http://expresso.sapo.pt/os-sete-habitos-da-pessoa-resiliente=f667766

Segundo Robert Wick, autor do livro “Bounce: Living the Resilient Life”, para o desenvolvimento da resiliência importa estar alerta a situações potencialmente prejudiciais, criar objetivos para cuidar de si próprio e evitar a exaustão, rodear-se de amigos que contribuam para o equilíbrio, reconhecer competências e pontos fortes e concentrar-se nos mesmos, analisar-se a si próprio e aceitar-se, e meditar.

“Ser capaz de me equilibrar depois de levar uma rasteira. Acordar com esperança depois de uma série de frustrações. Ver além das circunstâncias da vida de modo a disfrutar o momento”, é assim que Robert Wick resume o resultado da resiliência. E para este resultado é importante também dar um sentido à nossa existência, para que tenhamos motivação e força para nadar contra a corrente e para que o objetivo seja viver e não apenas sobreviver.

segunda-feira, abril 08, 2013

Como elabora o seu perfil de competências?



Quando elabora um currículo ou se posiciona perante uma entrevista de emprego, é frequente pensar: 
"Quais são as minhas competências”?

As competências vão muito para além do que se pode conhecer num currículo (que se foca na experiência profissional e na formação) e dizem respeito a aptidões adquiridas em várias áreas da sua vida.
Para elaborar o perfil de competências deve lista-las em 5 áreas:  

-Competências adquiridas pela EXPERIÊNCIA
É tudo aquilo que aprendeu a fazer no decurso da sua experiência pessoal e profissional e vai para além das funções inerentes ao cargo.
Por exemplo, uma técnica administrativa, a trabalhar numa determinada empresa, para além de exercer funções de secretariado e atendimento ao público, pode adquirir competências comerciais e noutra empresa pode adquirir competências de recursos humanos. Estas particularidades devem ser referenciadas no currículo.

-Competências reconhecidas por CERTIFICAÇÃO
Aquilo para o qual está Certificado é menos abrangente do que aquilo que tem experiência para fazer. É uma qualificação atribuída por uma entidade externa. Importa que esta entidade seja credível e que a qualificação seja pertinente para a função a que se candidata.
Existem no entanto certificações que são importantes para candidaturas em quase todas as áreas: ter uma licenciatura, mestrado ou doutoramento; cursos de línguas; cursos de informática; curso de formação de formadores, etc.

-Competências que conferem ESPECIALIDADE  
O que confere especialidade relaciona-se com aquilo o distingue das pessoas que têm a mesma formação/certificação/experiência.
As áreas nas quais aprofundou os seus conhecimentos, quer pela experiência, formação ou interesse. São as competências que o distinguem em relação aos seus “concorrentes” numa candidatura a um emprego.
Por exemplo, Técnico em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos pode ser especialista em empresas de telecomunicações e outro pode ser especialista na área industrial.

-Competências reconhecidas pelos OUTROS
Aquilo que os outros lhe reconhecem aptidão para fazer – tem a ver com a forma como os outros o vêm, aquilo que sobressai no seu comportamento e que está a comunicar para o exterior.
São habilidades que são relativamente estáveis no comportamento observável e normalmente são reconhecidas nos diferentes ambientes; pelos colegas, familiares, amigos, etc. 

-Competências reconhecidas pelo PRÓPRIO
As aptidões que reconhece em si mesmo – aquelas em que reconhece valor, são as mais genuínas e estão menos dependentes da aprovação ou ressonância externa. São normalmente as aptidões desempenhadas com prazer e interesse.

Para além de reconhecer as suas competências deve também reconhecer as variáveis que melhoram o DESEMPENHO destas competências, como por exemplo “trabalhar em equipa estimula a minha criatividade”; “sou mais produtivo quando estou a trabalhar num ambiente estável, com regras bem definidas”.

Numa candidatura a um emprego o perfil de competências deve ser adequado às funções e à empresa a que se candidata para que possa apresentar uma proposta única de valorAs minhas competências, como e onde as adquiri, em que ambientes e circunstâncias elas se potenciam/desenvolvem e qual é a mais-valia que eu, com as minhas competências, trago para esta empresa.”


Por Eliana Vilaça 
www.ktree.com.pt


sexta-feira, abril 05, 2013

SONHO E PSICOSSOMÁTICA



Allan Hobson, conjuntamente com McCarley, descobrem, em experiência laboratorial com animais (1975), que os sistemas neuronais do tronco cerebral/sistemas amigérgicos, essenciais para o funcionamento cerebral em vigília e para a memória, estão desligados durante o sono-REM do sonho (Ciência Básica do Sono e do modelo AIM). Nasce a conceção de que o ciclo sonho/vigília é constituído por dois estados de consciência, controlados por diferentes funcionamentos cerebrais, incluindo diferentes zonas cativadas e diferentes neuromoduladores.
O investigador inventou um aparelho que, sem necessidade de laboratório, permitiu registar os ciclos REM e NREM do sono, em casa das pessoas e acordá-las durante o sono, tendo obtido 1800 relatórios de sonhos em 10 dias com 10 voluntários.
Diversas hipóteses se destacam da sua obra:
  • o valor devido à teoria dos sonhos de Freud, como modelo para perceber a mente.
  • o sonho REM oferece pistas para a compreensão da manutenção e reconstrução do funcionamento do cérebro.
  • o sonho como estado subjetivo é informador do que acontece no cérebro durante o sono REM(hipótese ativação-síntese do sonho).
  • a amnésia do sonho não corresponde a um processo de repressão/recalcamento, relacionado com os desejos infantis.
  • os sonhos têm significados claros e diretos, não necessitando de interpretação.
  • o cérebro muda o estatuto da sua informação quando dorme.
  • a experiência emocional do sonho é dominada pela ansiedade, euforia e agressividade, com vista à adaptação.
  • a neuromodulação entre a consciência primária (sonho)e a consciência secundária (vigília) permite concluir que o sonho é um processo auto-criativo de um modelo de realidade virtual, destinado a antecipar a vigília.
  • como execução de programas de treino em realidade virtual, o sonho não necessita de ser rememorado.
  • a protoconsciência , criada pelo sonho, tem a função de manutenção e desenvolvimento da consciência vigil e de outras funções cerebrais dependentes da ativação do cérebro durante o sono REM.
  • desta visão global, não reduzida à ciência neurocognitiva, resulta que a ciência deve incluir a subjetividade e perceber a subjetividade e a consciência.

quarta-feira, abril 03, 2013

Dias para Alertar

Ontem comemorou-se o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo
 

Aqui fica um vídeo acerca do Autismo

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=mv4p-yApL2U


segunda-feira, abril 01, 2013

O seu filho está preparado para começar a escola?

Quando inicia a escolaridade, a criança deve ter um conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a uma aprendizagem bem-sucedida.
Iniciar o 1º ano sem ter ainda desenvolvido estas competências pode comprometer de forma significativa o percurso académico da criança. Assim sendo, recomenda-se uma avaliação especializada e aprofundada do desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança quando ainda está no nível pré-escolar.

São frequentes maiores dificuldades ao nível da atenção e mais queixas de agitação psicomotora em crianças que iniciam a escolaridade antes de completarem 6 anos e 6 meses, o que se confunde muitas vezes com uma Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Na verdade, o que acontece é que a criança ainda não desenvolveu a capacidade para estar sossegada e atenta durante períodos longos. Por outro lado, existe também uma maior incidência de dificuldades na aquisição da leitura e da escrita uma vez que a criança ainda não adquiriu as competências fonológicas necessárias. Estas dificuldades iniciais colocam a criança numa situação de frustração e insegurança que tende a agravar a sua capacidade de aprendizagem e, por vezes, a comprometer continuadamente o sucesso escolar. São situações em que, apesar de haver um desenvolvimento normal, a aprendizagem pode ser comprometida pelo facto de a criança ainda não ter tido tempo para desenvolver as pré-competências académicas. Importa, por isso, esclarecer previamente se a criança dispõe já deste “equipamento mental”. Esta avaliação é particularmente importante nas situações de Entrada Condicional, ou seja, quando a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 31 de Dezembro.

Por outro lado existem crianças que apresentam capacidades excecionais (acima da média), em que possa justificar-se a antecipação da entrada no 1º ano. São crianças que só completam 6 anos após 31 de Dezembro, em que é exigida uma avaliação que comprove a existência de capacidades para o início da escolaridade antes da idade prevista. É importante que a criança disponha, para além de um nível de inteligência superior, bons recursos emocionais. Frequentemente observa-se que estas crianças possuem competências cognitivas acima do esperado, mas emocionalmente ainda não têm capacidade para lidar com a frustração ou com o insucesso, o que também pode trazer consequências negativas ao seu percurso escolar.

Há ainda as situações em que a criança está em idade de iniciar a escolaridade, mas revela atraso em algumas áreas do desenvolvimento ou problemáticas emocionais, que podem justificar a permanência no Jardim de Infância durante mais um ano. São os casos em que a criança poderá beneficiar de adiamento escolar, para que possam ser potenciadas as competências que se encontram alteradas e que iriam prejudicar bastante o processo de aprendizagem.

Saiba mais sobre esta avaliação em:

 http://www.ktree.com.pt/avaliacaomaturidadeescolar.shtml



domingo, março 31, 2013

Fotografia de Jean-François Rauzier


Espantoso trabalho fotográfico e digital deste artista francês. Que imaginário!

Ver mais em:

http://www.yatzer.com/jean-francois-rauzier

 

O drama do desemprego. Parte V


Num país onde a taxa de desemprego está quase em 20% (há pior, como a Espanha e a Grécia), a questão da idade para quem está à procura de emprego põe-se de forma particularmente aguda. Mesmo a nível dos empregos em part-time, estes são raros em Portugal e as pessoas com mais de quarenta e muitos, cinquenta anos, têm dificuldade em encontrá-los.

Há cerca de dez anos, a Alemanha viu-se a braços com um défice muito superior ao desejado. Já ninguém se lembra, mas foi assim. A absorção da Alemanha Oriental, na sequência da queda do Muro de Berlim em 1989, foi complicada. Os alemães ocidentais tiveram de acomodar uma redução de salários, concertada com os sindicatos. É provável que o esforço que fizeram na altura contribua para serem agora tão intolerantes para com os países do Sul.

Uma das saídas para o problema do emprego foi, além da redução dos salários, a criação de empregos em part-time. Mal pagos, mas que vieram reduzir os números do desemprego.

Na situação em que Portugal se encontra, esta poderia ser uma saída. É doloroso aceitar isto, mas seja qual for a saída, o empobrecimento geral espera-nos. Já está a acontecer. É nisso que se traduz a queda no PIB. Cada vez teremos menos dinheiro. Cada vez teremos de ser mais selectivos nos gastos. Cada vez será mais importante saber gastar no que realmente é importante para a nossa qualidade de vida.

O nosso país sofre de distorções bizarras. Sabiam que a percentagem de casa própria é superior à da Alemanha? Parece uma coisa boa, mas não sei se é, no fundo. Reduz a mobilidade das pessoas, porque as amarra a uma hipoteca e a uma localização.

Voltando à questão da idade, não há idade para se exercer uma profissão (excepto, claro, as que exijam uma forma física própria de um jovem). Numa época em que a esperança de vida ultrapassa os 80 anos, podem ter-se várias profissões ao longo da vida. O que nos deveria preocupar ainda mais, talvez, é o que iremos fazer a partir do momento em que já não possamos trabalhar e tenhamos despesas crescentes de saúde. Mas voltarei a esse assunto.

terça-feira, março 26, 2013

27 de Março: Dia Mundial do Teatro

Amanhã é Dia Mundial do Teatro.

Fica a sugestão do Teatro S. Luiz, com visitas guiadas aos bastidores, entrega de prémios da Associação Portuguesa Críticos de Teatro, e ainda a encenação de "A Visita da Velha Senhora", com entrada livre.

Horários e mais informações em : http://www.teatrosaoluiz.pt/noticias/detalhes.php?id=113

(Intro to the Yiddish Theatre- Chagall)

"Temos a obrigação de inventar outro mundo porque sabemos que outro mundo é possível. Mas cabe a nós construí-lo com nossas mãos entrando em cena, no palco e na vida. Atores somos todos nós" (Augusto Boal)

sexta-feira, março 22, 2013

A Patologia Social...



(Imagem: Calvin Armitage)


"Insanidade: um ajustamento perfeitamente racional a um mundo insano". 
(R. D. Laing)