sexta-feira, dezembro 20, 2013

O OFÍCIO DA CRIANÇA: BRINCAR

Num estudo feito em 2009 pela investigadora Maria José Araújo, do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto, em que se procurou analisar o tempo livre das crianças, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos de idade, concluiu-se que as mesmas chegam a "trabalhar" cerca de oito a nove horas por dia (entre a escola e o ATL) e que muitas vezes ainda levam trabalhos para casa. Fica assim manifesto que para a criança e o adolescente o trabalho escolar representa o exacto equivalente à vida profissional do adulto. Esta organização das actividades escolares e a necessidade de tempo que as mesmas exigem levam a que as crianças nunca saiam do mesmo tipo de ambiente que é marcado por pressupostos educativos que tendem a negligenciar ou secundarizar  os aspectos vitais e lúdicos delas. Esquece-se que a criança precisa de decansar e de se dedicar ao seu ofício natural que é o brincar.

Sabemos através de numerosos estudos e da prática clínica que o brincar tem um papel absolutamente fundamental no desenvolvimento e na estruturação mental da criança. È com o brincar que a criança faz uma conexão entre o seu mundo real e o imaginário e é fundamental para que a criança aprenda a lidar com as suas frustações, com a família e os amigos.

Neste periodo de férias de Natal desejo que as crianças estejam muito ocupadas com o seu "ofício" natural.


PS: Aproveito para lembrar o post de 19 de Novembro da colega Madalena Motta Veiga sobre o Slow Parenting que é uma filosofia que, nos dias de hoje, me faz muito sentido e que penso estar também relacionado com o que escrevi acima. Às vezes menos é mais.

Nuno Mota
Psicólogo e Psicoterapeuta


1 comentário:

João Ferreira disse...

Obrigado Nuno por este post tão necessário nos dias de hoje em que o brincar e a criatividade são tão pouco valorizados pela nossa sociedade em geral!
Abraço