terça-feira, novembro 05, 2013

EMDR - Sabe o que é?


Nem sempre os acontecimentos negativos são "ultrapassados" e, muitas vezes, instalam-se como memórias intrusivas que podem limitar o dia-a-dia das pessoas durante anos, ou toda a vida. A Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares (EMDR – Eye Movement Desensitization and Retroprocessing) é um processo breve, situado entre a neurologia e a psicologia, e é especialmente indicada para combater traumas psicológicos.
Esta terapia, com mais de 20 anos, foi descoberta casualmente por Francine Shapiro, uma psicóloga californiana, que terá notado que os seus pensamentos sombrios desapareciam, de forma espontânea, quando movia os olhos  na diagonal, para a esquerda e para a direita direita, e de cima para baixo.

O EMDR tornou-se um modelo clínico usado em todo o Mundo não só para tratar os veteranos de guerra ou refugiados em campos palestinianos, mas também para crises de ansiedade e imagens emocionais que provoquem sobressaltos inapropriados. 
Atualmente, a Associação Americana de Psicologia recomenda o EMDR como um dos principais métodos para o tratamento de situações traumáticas. Além disso, o EMDR tem provado eficácia nas mais variadas perturbações psicológicas. 

Adapatado do original de Ciência Hoje

Sem comentários: