quinta-feira, novembro 14, 2013

Serão os homofóbicos homossexuais?





Pequeno trecho do documentário

Middle Sexes Redefining He and She

Neste pequeno vídeo podemos ver um lado menos conhecido da homofobia...

Apesar de não podermos afirmar que os homofóbicos são gays, alguns estudos apontam para alguma veracidade nesta afirmação. Baseado numa pesquisa realizada nos anos 90, o documentário Middle Sexes Redefining He and She, exibido pela HBO, procurou analizar esta questão. 

Na Universidade de Georgia, foi realizado um estudo que envolveu 64 universitários que foram divididos em dois grupos: o primeiro com rapazes que mostravam algum grau de homofobia e o segundo grupo com rapazes indiferentes à orientação sexual alheia. Em seguida, ambos os grupos assistiram a um filme gay pornográfico. Todos os rapazes foram ligados a um pletismosgrafo (aparelho que mede o nível de excitação sexual). O resultado foi, no mínimo, curioso: apesar do grupo dos homofóbicos referir que não sentiu qualquer tipo de excitação sexual, com as imagens homoeróticas, foi o que teve maiores níveis de excitação através do aparelho.

GAYS HOMOFÓBICOS

Nesta perspectiva, os gays homofóbicos "atacariam" os homossexuais para se precaverem de comportamentos sociais discriminativos. Estes comportamentos podem ser desde piadas preconceituosas a comportamentos de agressão/violência física ou à ligação a organizações políticas, grupos reacionários ou religiosos que perseguem os homossexuais.  

Apesar desta forma de agir poder limitar os comportamentos sexuais com pessoas do mesmo sexo, não consegue eliminar a sua orientação sexual.

6 comentários:

João Ferreira disse...

Muito interessante, Fernando. Um excelente exemplo de verificação experimental (ousada) do que a psicanálise chama de mecanismos de defesa inconscientes, nomeadamente o da negação e projeção. É sempre impressionante testemunhar (cientifica ou pessoalmente) estes mecanismos de auto-engano ou de auto-ilusão de uma forma tão clara, uma vez que são mecanismos inconscientes (e por isso difíceis de captar)

Anónimo disse...

homofobia

medo de homens?

palavra ridicula.

Dr. Fernando Mesquita disse...

Olá Joao,

Obrigado pelo comentário. Sem duvida é testar o que já muitos sabiam...

Dr. Fernando Mesquita disse...

Caro anônimo,

Julgo que terá feito alguma confusão nos conceitos:

Homofobia (homo, pseudoprefixo de homossexual1 , fobia do grego φόβος "medo", "aversão irreprimível"2 ) é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. (Fonte: Wikipédia)

Androfobia - medo de homens (Fonte Wikipédia)

Obrigado

Ana Almeida disse...

Concordo com o João, apesar de não ser surpreendente, o video e a experiência é muito interessante e reveladora que na homofobia existe um desejo (ou pelo menos curiosidade) recalcada. Obrigado, Fernando.

Dr. Fernando Mesquita disse...

Olá Ana Almeida,

sem duvida que o João conseguiu transpor de forma brilhante o objetivo do estudo.

Obrigado