sábado, novembro 09, 2013

Contributo para a compreensão do funcionamento obsessivo: dinâmicas de controlo e o seu efeito sobre o narcisismo.



Faz hoje uma semana que apresentei e defendi perante a comissão de ensino da AP o meu trabalho: Contributo para a compreensão do funcionamento obsessivo: dinâmicas de controlo e o seu efeito sobre o narcisismo, no âmbito da passagem a membro titular no ramo de Psicanálise.

Todos aqueles que sentirem interesse ou curiosidade poderão lê-lo AQUI

Ana Almeida
Diretora da Psicronos

5 comentários:

João Ferreira disse...

Parabéns Ana! E um muito obrigado por esta partilha tão generosa!

Clara Pracana disse...

Obrigada pela partilha de um texto que nos ajuda a perceber o funcionamento obsessivo, não tão incomum quanto se possa pensar. A mim interessou-me sobretudo o funcionamento obsessivo do tipo masoquista, com o qual já me tenho deparado muitas vezes e em que esbarro sempre numa forte reaccão terapêutica negativa, que infelizmente inviabiliza mais tarde ou mais cedo o processo terapêutico.

Ana Almeida disse...

Olá João e Clara.
Agradeço os vossos comentários :-)
Concordo inteiramente, Clara, com a ideia de que o funcionamento da linha masoquista leva muitas vezes a um impasse terapêutico por forte reacção terapêutica negativa e posterior dropout

Alexandra Barros disse...

Parabéns, pelo seu trabalho! Será leitura para breve :)

Isabel Botelho disse...

Parabéns duplos, Ana,
Pelas merecidas titularidade e trabalho. Não sabia que já tinhas defendido.