|
quarta-feira, maio 29, 2013
Dia Mundial da Esclerose Múltipla (II): programa de atividades
terça-feira, maio 28, 2013
ESCLEROSE MÚLTIPLA: A IMPORTÂNCIA DA PSICOTERAPIA INDIVIDUAL E FAMILIAR
segunda-feira, maio 27, 2013
HIPERATIVIDADE OU HIPER-DIAGNÓSTICO?
sexta-feira, maio 24, 2013
THE OVERVIEW EFFECT
quarta-feira, maio 22, 2013
Bullying (III): um ciclo que se perpetua?
quarta-feira, maio 15, 2013
DIA da FAMÍLIA
sábado, maio 11, 2013
Kenneth Robinson sobre o que é educar
Educação, aprendizagem, curiosidade. Uma TED talk de Kenneth Robinson
http://www.ted.com/talks/ken_robinson_how_to_escape_education_s_death_valley.html?utm_source=newsletter_weekly_2013-05-10&utm_campaign=newsletter_weekly&utm_medium=email&utm_content=talk_of_the_week_button
sexta-feira, maio 10, 2013
Vacina consegue bloquear acção da heroína no cérebro
Para o estudo, os cientistas administraram o fármaco em ratos viciados em heroína, privando-os durante algum tempo da substância e quando reiniciados na toma, voltam a consumi-la avidamente. A equipa verificou que a vacina alterou o comportamento dos roedores, evitando a dependência habitual.
Segundo os investigadores, a vacina bloqueia a heroína e 6-acetilmorfina na corrente sanguínea, mantendo-os fora do cérebro. A vacina não bloqueou os efeitos de metadona, buprenorfina e outras drogas opioides que são normalmente utilizadas na terapia contra a dependência de heroína.
Os cientistas esperam que, em breve, a vacina possa seguir para ensaios em seres humanos e ser usada para tratar um vício que afecta mais de dez milhões de pessoas no mundo.
quinta-feira, maio 09, 2013
A gaguez
Sempre achei a gaguez um tema interessante, tlvez por ter vários amigos com esse problema. A entrada é livre.
O CÉREBRO E A GAGUEZ Alexandre Castro Caldas
Diretor do ICS-UCP, Neurologista Gonçalo Leal Terapeuta da Fala Daniel Neves da Costa Sociólogo
(Inscrição gratuita) 24 de Maio, das 17.00h às 18.30h Universidade Católica Portuguesa | |
Efetue a sua inscrição AQUI | |
A investigação com recurso a neuroimagem tem elevado potencial para compreender as relações cérebro-comportamento, sobretudo comportamentos complexos como a fala e a linguagem. |
| |
| |
|
Se não conseguir visualizar este emailclique aqui.
terça-feira, maio 07, 2013
BULLYING (II): AGRESSIVIDADE Vs VIOLÊNCIA
sexta-feira, maio 03, 2013
quarta-feira, maio 01, 2013
PSICOTERAPIA NA INFÂNCIA: PORQUÊ?
sexta-feira, abril 26, 2013
DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA: O SURGIMENTO
As apresentações de imagens com durações longas permitem alcançar este limiar de reacção eléctrica, considerado um marcador neural da consciência. Em todos os grupos etários dos lactentes, os cientistas observaram a mesma resposta tardia como nos adultos, confirmando "a assinatura neural do estado de consciência".
Os resultados revelam que os mecanismos cerebrais que envolvem a consciência perceptiva já se encontram presentes nos bebés a partir dos cinco meses, apesar de ainda lentos e sofrerem um desenvolvimento progressivo ao longo do crescimento."
segunda-feira, abril 22, 2013
BULLYING (I): Problema ou Sintoma?
sexta-feira, abril 19, 2013
ATENÇÃO!
sábado, abril 13, 2013
Escrita expressiva
De acordo com James Pennebaker, escrever acerca das nossas emoções, ansiedades ou mesmo sonhos, é extremamente benéfico para a saúde, não só mental como física.
O Prof. James Pennebaker, da Universidade do Texas, há décadas que vem conduzindo a investigação sobre esta matéria, com inúmeras experiências realizadas, e comprovou que escrever durante 15 min durante 4 ou 5 dias, pode ter uma enorme influência não só nas capacidades cognitivas como no estado emocional e mental. Estive a ouvir uma entrevista que ele deu à BBC4 e fiquei impressioada com os resultados obtidos nas experiências com mulheres com cancro da mama.
O procedimento é muito simples. Vou citar do site do Prof. Pennebaker:
Promise yourself that you will write for a minimum of 15 minutes a day for at least 3 or 4 consecutive days.
Once you begin writing, write continuously. Don’t worry about spelling or grammar. If you run out of things to write about, just repeat what you have already written.
You can write longhand or you can type on a computer. If you are unable to write, you can also talk into a tape recorder.
You can write about the same thing on all 3-4 days of writing or you can write about something different each day. It is entirely up to you.
What to Write About
Something that you are thinking or worrying about too much
Something that you are dreaming about
Something that you feel is affecting your life in an unhealthy way
Something that you have been avoiding for days, weeks, or years.
http://homepage.psy.utexas.edu/homepage/faculty/pennebaker/home2000/WritingandHealth.html
Participação da Clara Pracana na InPACT2013
A InPACT2013 é uma conferência internacional que se vai realizar em Madrid entre 26 e 28 de Abril. Neste congresso de grande impato internacional estarão presentes investigadores provindos de diferentes Países e diferentes áreas do saber psicológico com o intuito de partilharem os seus pontos de vista.
Contará com oradores de Países tão diversos e distantes como USA, Russia, Australia, Hong-kong e Índia.Contará ainda com a participação de muitos Países Europeus.
Serão apresentados pontos de vista e abordagens de 5 grandes áreas da psicologia: (1) Psicologia Clinica; (2) Psicologia Educacional; (3) Psicologia Social; (4) Psicologia Legal e (5) Psicologia Cognitiva e Experimental.
É com orgulho que anuncio que a nossa colega, Profª Dra Clara Pracana, estará presente na presidência da InPACT2013 e como oradora.
Oradora:
Prof. Dra. Clara Pracana
Comunicação:
CRISIS OF DEPENDENCE? A PSYCHO-ANALYTICAL PERSPECTIVE OF THE CRISIS IN SOUTHERN EUROPE (CASE IN POINT: PORTUGAL)
Para mais informações sobre este evento veja: