sábado, julho 28, 2007

A casa!





Recentemente alguém me disse “a casa não é um local para relaxar!”. Ora esta caricata frase pós-me a pensar nas funções que atribuímos a uma casa e que necessidades ela serve.
Em termos básicos uma casa serve para nos abrigar do mau tempo, para dormir, para fazer algumas refeições. Mas será que é apenas isso?
Não!

Para muitas pessoas a casa serve como refúgio da agitação, um espaço de paz onde se pode simplesmente estar, só ou acompanhado.
Por isso dizemos que nos sentimos em casa noutros sítios, porque são locais que satisfazem a necessidade de pertença, de companhia, de acolhimento e onde sentimos que temos um “espaço nosso”.
Alguns de nós têm o privilégio de sentir o local de trabalho como uma segunda casa. Um local de paz onde a nossa presença é valorizada e onde as relações humanas são isso mesmo… humanas!

Mas este ideal de casa raramente é trazido pelos clientes, que muitas vezes trazem uma representação de um campo de batalha das suas casas e apenas querem de lá sair!
Apenas espero que os que passam pelas minhas casas se sintam acolhidos, valorizados e respeitados como se estivessem na sua casa ideal.

Muito se pode escrever sobre a casa, das suas representações, do seu imaginário, e da sua simbologia… mas isso ficará para depois das férias!

4 comentários:

Eliana Vilaça disse...

Olá Pedro, achei curiosa esta parte do teu comentário:
"Alguns de nós têm o privilégio de sentir o local de trabalho como uma segunda casa. Um local de paz onde a nossa presença é valorizada e onde as relações humanas são isso mesmo… humanas!"

Depois de passares algum tempo na Ktree ficaste a pensar nisso? ;)

Beijos e boas férias!

lalage disse...

Realmente umafrase caricata: se casa não é O lugar para relaxar, onde é?

Teresa disse...

Gostei da escolha da casa que ilustra o este post.

Pela invulgaridade, e pela sua perfeita integração na paisagem!

Fiquei curiosa em saber onde fica...

Unknown disse...

Nesta altura de férias, há quem as ocupe desenfreadamente de um lado para o outro. O que acontece, algumas vezes, é que a pessoa chega mais cansada do que quando partiu. Se a casa for sentida com o conforto que referiu, é o sitio ideal para simplesmente parar e aproveitar os últimos dias de férias. Um espaço de reflexão que faz a separação entre a rotina do quotidiano e o que se absorveu durante as férias.