quinta-feira, agosto 04, 2011

"Como é que falar do passado pode ajudar no presente?!"

Esta é uma das questões mais colocadas pelas pessoas em psicoterapia, sobretudo nas abordagens de cariz psicanalítico (ou dinâmico). É realmente uma pergunta muito pertinente e central para compreender como se opera a transformação emocional e modificação do comportamento!

Uma abordagem a esta questão pode ser tentar perceber melhor o que é o "passado". Neste sentido podemos distinguir sobretudo 2 "passados": um que foi plenamente vivido e está arrumado lá atrás (no passado cronológico), e outro que não foi plenamente vivido e resolvido e que continua activo e a influenciar o presente - é o "passado-presente", chamemos-lhe assim. Este "passado-presente" não é pois verdadeiramente passado porque, na verdade continua a manifestar-se, quer conscientemente, em primeiro plano na nossa percepção, quer mais ou menos inconscientemente (activo em segundo plano como um "programa de computador a correr por trás").

Falar deste "passado-presente" é, em última análise, falar do presente, do presente condicionado pelo passado, do presente repetitivo e não actualizado. Simplesmente, este presente condicionado dificilmente se compreende e se ultrapassa se não for abordado na sua origem, ou seja, falando do passado onde as reacções e atitudes que, no presente podem não ser adequadas, outrora tiveram a sua função e pertinência...

3 comentários:

Clara Pracana disse...

Gostei mto deste teu post, João. Já agora só gostava de lembrar a quem nos lê q esse passado-presente tb pode condicionar o nosso futuro!

Anónimo disse...

A questão parece-me pertinente, visto que apesar de sabermos que somos condicionados pelo que passou,a verdade é que não se compreende o porquê, por isso mesmo, por já ter passado... Acho que é por aí!

Sofia disse...

Estas linhas fizeram todo o sentido para mim... Sinto-me completamente estagnada e vivo numa angústia permanente. Sinto que é o passado que me atormenta. E eu bem quero sair disto mas não consigo...