domingo, dezembro 15, 2013

Depressao (um vídeo da Org. Mundial da Saúde)

http://m.youtube.com/watch?v=XiCrniLQGYc&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3DXiCrniLQGYc


4 comentários:

O Blogue da Lú disse...

Acho que é uma maneira de dar a compreender a depressão.. mas não sei se um cão preto será uma boa imagem... em 1º lugar porque os animais têm um papel muito importante ao nível da reabilitação, seja de que tipo for... E depois, será que toda a gente compreende que um cão preto na realidade não representa "perigo"?

Clara Pracana disse...

Julgo que o cão preto é mais uma metáfora. Podia ser uma sombra, uma nuvem negra. O facto de ser um cão até dá à coisa um certo ar de familiaridade, algo que pode viver connosco mas com que temos de aprender a lidar. Acho que ninguém está a dizer mal dos cães. Muito manos eu, que adoro cães! :)

O Blogue da Lú disse...

Não foi minha intenção dizer que está a falar mal dos cães, nem a por em causa a sua estima pelos mesmos... só quis expor a minha opinião e ouvir outras diferentes, claro... pois não acho que seja uma boa metáfora, tendo em conta o estigma e crenças associado muitas vezes aos animais de cor preta e que isso possa interferir na interpretação da mensagem...
Mas pronto é só a minha opinião vale o que vale... Afinal todos também fazemos a nossa interpretação de tudo aquilo que vemos! Não sei se me faço entender...

João Ferreira disse...

Obrigado Clara por este vídeo tão elucidativo sobre o que é a depressão do ponto de vista fenomenológico.

Talvez o cão não seja a melhor escolha para esta espécie de metáfora ou alegoria, mas de resto, gostei muito de ver. Acho que está muito bem feito.