sábado, dezembro 14, 2013

EMDR com crianças - "caixa de ferramentas"

EMDR é uma poderosa ferramento no acesso ao trauma e não só, as investigações dizem-nos que,  no domínio infantil, pode ser utilizado para trabalhar questões de ansiedade, dificuldade na gestão do impulso, hiperatividade, etc... Para além de aceder ao trauma, permite-nos igualmente trabalhar as dificuldades do dia-a-dia, os eventos recentes e é isto que mais se trabalha com as crianças.
Na intervenção terapêutica com o adulto trabalhamos num setting mais rígido. No EMDR com crianças devemos possuir grande flexibilidade, pois aqui o que pretendemos é que exista um processo de desenvolvimento, tal como a fase em que a criança está, pelo que devemos ser criativos e capazes de utilizar todos os canais sensoriais da criança.
Temos que criar uma "caixa de ferramentas" e essa caixa deve conter as mais variadas formas de acesso ao imaginário, como cartoons, histórias, fábulas, contos de fadas, mímica entre outras. Por vezes as crianças utilizam as suas capacidades cognitivas como defesa e nós temos que ser capazes de introduzir as mais variadas formas de intervenção, evitando assim, que esta esconda o que está a sentir.
Devemos aumentar as suas capacidades regulatórias e de relação com os outros, mas especialmente consigo mesma.



Sem comentários: