quinta-feira, janeiro 16, 2014

BULLYING: A palavra é "Prevenção", agora passemos à ação

Nos últimos dias temos recebido inúmeros contactos de jornalistas, a propósito dos trágicos acontecimentos recentes relacionados com o Bullying. 

Infelizmente, não há muito mais a dizer-se sobre o Bullying. O que falta, sim, é fazer. E fazer desde cedo. Em casa, na escola, na comunidade. Fazer e refazer. Educação para a cidadania e para os afetos. Promoção de competências sociais e emocionais. Atenção, deteção e intervenção imediatas. Ações concertadas na escola e na comunidade, com a participação da família.

Enquanto se continuar fingir que não acontece, que é uma brincadeira ou uma divergência de colegas e enquanto se continuar a remediar e a dizer às vítimas que têm de se defender, tragédias destas e outros casos menos mediáticos ou extremos, continuarão a acontecer todos os dias.


Assim, hoje não tenho muito mais a dizer. E partilho apenas esta animação, excluindo a campanha política no final. Seria bom que estes projetos saíssem do formato “animação” e passassem à ação em Portugal.


Alexandra Barros
Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta
Diretora do Departamento da Infância


1 comentário:

Tania Paias disse...

Sem dúvida, na qualidade de diretora do Portal Bullying, sou muitas vezes chamada a falar sobre estes assuntos, mas efetivamente urge passar à acção e capacitar todos os agentes educativos para lidar com esta realidade.

Escrevi um livro relacionado com esta temática, que irá sair para o mês que vem, onde abordo a convivência, a prevenção, as amizades, a adolescência, o papel das famílias e da comunidade.