domingo, setembro 24, 2006

Aniversário da morte de Freud

Freud morreu a 23 de Setembro de 1939

Apesar de já ter morrido há 67 anos Freud continua a ser o único nome que a maioria das pessoas associa à Psicanálise.

Freud construiu as fundações de uma forma especial de olhar, intervir e pensar a vida mental. A Psicanálise deve a Freud a sua existência, assim como todos devemos a Edison a lâmpada eléctrica. No entanto, prendermo-nos demasiado a Freud pode induzir-nos no erro de pensarmos que a Psicanálise se reduz há vasta obra que Freud produziu.

Nos últimos 60 anos a Psicanálise sofreu modificações profundas, tendo inclusivamente gerado um número muito significativo de escolas que se desenvolveram em ramos específicos de intervenção, nomeadamente na psicologia dos bebés e dos recém-nascidos.

A Psicanálise é uma corrente viva e aberta à integração dos avanços que a sociedade vai adquirindo, e não um saber estático e cristalizado no princípio do século passado. Independentemente da influência e actualidade que as ideias de Freud inegavelmente tenham, é importante reconhecer a Psicanálise como corrente em constante evolução.

Abundam os preconceitos e as ideias feitas sobre a Psicanálise. Um dos objectivos deste blog é oferecer um espaço para que esses preconceitos possam ser desfeitos e contribuir para a divulgação da Psicanálise actual, sem no entanto esquecer as suas origens e influências.

2 comentários:

Igor Lobão disse...

Não estarei bem de acordo com vocês. Freud continua a ser a base estrutural de todo o pensamento psicanalítico.
Corremos é o risco, se nos prendermos em demasia a pós-freudianos como o André Green, a Melanie Klein, a Anna Freud, Meltzer, ou mesmo o Carlos Amaral Dias, etc, (sem contestar aqui a importância do trabalho teórico deles) de desvirtuarmos a actualidade da obra freudiana.

Penso que uma referência exemplar e incontornável do que é a releitura de Freud será o trabalho de Jacques Lacan.

Ana Almeida disse...

Olá Vítor Igor Lobão,
Lamento ter demorado tanto tempo a comentar o seu comentário, mas a clínica deixa-me pouco tempo para o blog.
Estive a ver o seu blog A Psicanálise no Divã e incluí-o no nosso como se calhar já reparou. Não tenho um conhecimento muito aprofundado da obra de Lacan e por isso não me atrevo a duvidar de si, mas tinha a ideia de que Lacan tinha transformado muito Freud, criando inclusivamente princípios teórico-técnicos completamente diferentes dos propostos inicialmente por Freud.