sábado, janeiro 31, 2009

Outliers




Tenho andado a ler o livro de Malcolm Gladwell, Outliers. Neste livro o autor defende a tese de que as pessoas excepcionais (excepcionalmente bem sucedidas, os melhores, os mais inteligentes) são fruto de um conjunto de circunstâncias contextuais únicas. Aptidão excepcional é apenas uma das variáveis e, nem sempre a mais determinante.

Faz referência a uma coisa que achei particularmente interessante: a regra das Dez Mil Horas. Após a análise de uma serie de casos particulares de pessoas particularmente bem-sucedidas e de outras com potencial para tal, mas que se tornaram apenas medianos; conclui-o que a excelência numa actividade complexa exige o nível mínimo de 10.000 horas de prática.

Os ingredientes do sucesso, de acordo com Gladwell, são:

Paixão
Talento
Trabalho Intensivo

Dez Mil horas são aproximadamente 1250 dias de 8 horas de trabalho.

Fiz contas e conclui que atingi ou até já ultrapassei as 10.000h de pratica clínica e intuitivamente acho que ele tem razão, mas com uma ressalva. Acho que 10.000h de prática nos leva ao nosso expoente máximo nessa actividade complexa mas, infelizmente, não necessariamente à excelência.

10 comentários:

Anónimo disse...

A paixão não é amor...
AG

Anónimo disse...

Sinto
que em minhas veias arde
sangue,
chama vermelha que vai cozendo
minhas paixões no coração.

Mulheres, por favor,
derramai água:
quando tudo se queima,
só as fagulhas voam
ao vento.

Federico García Lorca, in 'Poemas Esparsos'
AG

Clara Pracana disse...

Ana,

Nao li o livro mas fiquei muito interessada. Há tanta gente com potencial e que sente que não consegue atingir, já não digo a excelencia, mas os seus objectivos!
Estou particularmente curiosa em saber o que a autor entende por paixão e talento. Incluirá aquela misteriosa qualidade que é a auto-confiança? um exemplo que todos nós podemos constatar de uma espantosa auto-confiança para além, sem dúvida, de inteligência e muito trabalho: Barak Obama.

Unknown disse...

Cara Ana,

Se às primeiras 10.000 horas you don´t succeed. Try and try again!
De qq modo, não desanime pois pode sempre estar enganada: essa tal "excelência" sempre seria hetero-apreciada. Ou o pobre alma esforçada além das 10.000 a melhorar o seu "craft" ainda tem de gastar mais umas 1000 horas de auto-crítica só pra ter mesmo a certeza que atingiu a tal "excelência"? Mas diga-se que o texto já despertou a minha curiosidade, ou não sofresse da maledetta maleita Renascentista, hoje démodée...
Mas olhe, se ainda duvida, ânimo: nas próximas 10.000 é que é!

Ana Almeida disse...

Olá AG,

sim, concordo consigo: paixão não é amor. Parece-me que na actividade profissional tanto a paixão como o amor são importante. A paixão leva-nos ao encantamento e mantém-nos interessados com intensidade e o amor talvez permita a manutenção desse investimento ao longo do tempo.
Obrigado pelo seu poema.

Ana Almeida disse...

Olá Clara,

Posso emprestar-te o livro, se quiseres. O livro não explica "técnicas" para atingir o potencial ou a excelência. O livro debruça-se sobre a analise de pessoas extremamente bem sucedidas e concluí que o sucesso depende de factores contextuais, tanto quanto de factores intrínsecos aos individuo, como a inteligência, a dedicação, etc. Mostra-nos que podemos ter um potencial enorme e isso não servir para nada porque não estávamos no "contexto adequado". Penso que ele incluí a auto-confiança, mas como variável cuja a importância se revela no contexto, quer dizer, em certos contextos a auto-confiança pode não ser assim tão importante enquanto noutros pode ser determinante.
Concordo contigo no que respeita ao Barak Obama, se o livro tivesse sido escrito agora, penso que seria uma personalidade a referir e analisar.

Ana Almeida disse...

Olá João Nuno.
Há quanto tempo não sabia de si... É bom lê-lo/ouvi-lo.
Pois, o homem do renascimento... Mais do que ficar desapontada por ainda não ter atingido a excelência nestas primeiras 10.000h (há que acrescentar quase o mesmo tempo dedicado à leitura e ao estudo, no meu caso, da psicologia, psicanálise, psicoterapia, etc e adicionar ainda 8 anos de analise pessoal a 3 x por semana) fiquei a pensar se a partir de um determinado investimento (talvez sejam as 10.000h, talvez não) não será importante e interessante começar a "dessaturar" e a olhar para os lados, alargando o campo. Tenho dado comigo cada vez mais interessada em filosofia e imagine só, hipnoterapia.

Rosa Branca disse...

Já dormi mais de 10 000 horas desde que nasci kuxi kuxi

Unknown disse...

Fiquei curioso e como cá tenho meu "bichinho" hungry-for-success dei de caras com outro livro do mesmo autor, o "The Tipping Point (A Chave do Sucesso)" que comecei a ler há dias. Pode ser que ele tenha lá outra "receita" para o sucesso. Tipo "basta juntar água"...Ou mais 10.00 horas de suor e lágrimas! Logo que o acabe, farei um micro-resumo da lição.
All the best, JN

Anónimo disse...

Olá
também já li o dito livro e acabei concluindo que essas 10 000h para alcançar o nível de excelência são horas relativas....afinal quantas horas desse total referenciado não são horas gastas em contexto em que muitas vezes, e por razões tão diversas e esparsas não "as vivemos/ trabalhamos" com paixão, talento e trabalho intensivo?!?!....

Paula Duarte
Contudo e se me dedicar a pensar o quanto gastamos em outros aspectos da nossa vida e que sem nos darmos conta, neles vamos "gastando" essas horas todas, com a dita paixão, talento e trabalho intensivo....pergunto-me... afinal o sucesso não é tão relativo...nem as horas que nele aplico e que me podem levar à excelência em determinada situação. Um livro que dá que pensar .......